sábado, 31 de agosto de 2019

Artigo do Vandel:Fixing bar clamps that slip

Grampos de barra de fixação que deslizam

Se alguém estiver disposto a renunciar à qualidade, os grampos de barra podem ser comprados por um valor incrivelmente pequeno.
Infelizmente, alguns desses grampos de barra frequentemente acabam escorregando se uma quantidade significativa de pressão é aplicada a eles, o que realmente os torna piores que inúteis.
Tendo um número de grampos tão baratos, experimentei o que poderia ser feito para impedir o escorregamento. A melhor abordagem que encontrei é usar uma serra e amolecer um pouco a parte de trás da barra.
Isso é feito não muito, cortando pequenos rasgos nas costas, mas arrastando a lâmina da serra através das costas, com a serra mantida em ângulo, ambas inclinadas para o lado e também se movendo não na direção da lâmina. Isso resulta em muitos cortes muito pequenos na parte traseira do grampo e evita que ele escorregue. 

Popular Woodworker: The One-weekend Bookcase

PDF que pode ser traduzido:   Felizmente, com um pouco de planejamento e algumas modificações nos planos de quase todos os gabinetes, você pode torná-lo embutido. Depois de tentar sistemas diferentes para criar built-ins, esse é o que eu prefiro. É simples, sólido e quase infalível. Armários em uma casa torta Se você já pendurou um armário ou construiu algumas prateleiras, provavelmente já deve ter percebido que seus aposentos não são todos quadrados e suas paredes não são de prumo. Geralmente, este é o resultado da instalação da sua casa. Também é possível que seus autores de molduras ou drywallers tenham sido desleixados.
O artigo foi publicado aqui:   https://www.popularwoodworking.com/projects/the_one-weekend_bookcase/ 




https://s26462.pcdn.co/wp-content/uploads/Built-in-Basics.pdf

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

é bom saber: Como ser bem sucedido em um projeto de marcenaria





Como ser bem sucedido em um projeto de marcenaria


Se você está pensando em usar a marcenaria como hobby, deixe-me dizer que você desfrutará por muitos anos. Marcenaria é um dos Hobbies que você nunca entenderá tudo. Você descobrirá madeiras e mais madeiras, ferramentas e mais ferramentas que com certeza, se apaixonara, conhecerá técnicas durante toda a sua vida, fará facilitadores para construir, gabaritos, modelos, enfim é uma arte sem fim...
Ao selecionar o projetos de marcenaria, é necessário considerar sua compreensão das ferramentas que você utilizará. Segurança é fundamental. Você deve ter certeza de que todas as proteções e guardas
estão no local e no funcionamento correto. Se você nunca usou uma ferramenta anteriormente a qual será necessária neste projeto, procure  ler ou desfrutar de vídeos, (no youtube tem muitos),  sobre maneira correta de uso, não se arrisque, procure ter um domínio minimo da ferramenta e na internet você encontrará uma infinidade gente querendo ajudar, pesquise em blogs, grupos de marceneiros, foros, enfim qualquer ajuda deve ser bem vinda.
Também tem valor a madeira com a qual você estará trabalhando. Você precisa entender alguns recursos para não destruir seu projeto. Todo tipo de madeira tem suas próprias qualidades especiais. Alguns são duras  e outros são suaves. Alguns são simples de cortar no grão e outros se quebram. É um ótimo conceito estudar o tipo de madeira que seus projetos exigem. Isso economizará muito tempo e dinheiro. Você não quer estar com o projeto quase pronto e tirar um apoio de um lado e ver o painel inteiro entortar, isso destruirá seu animo.
Outra chave que não é mencionada o suficiente é ter  dominado o projeto  que você venha a escolher. Seu projeto de marcenaria você tem que dar uma olhada na maneira de construir, estude os desenhos, simule peças, etc. Um ótimo projeto de marcenaria consistirá em muitos detalhes. Por exemplo,
quanta madeira será usado, quais tipos, quais dimensões, quais ferramentas serão necessárias e o número de grampos mde fixação das peças . Deve especificar e ser simples de entender com várias visualizações. Não há absolutamente nada pior do que ficar quase terminando um projeto e sna fazem da colagem descobir que você não tenha os grampos adequados.
Meu próximo conselho pode parecer bobagem, mas faz uma distinção. Ao escolher o que fazer, verifique se o seu nível de habilidade está à altura da dificuldade. Além disso, tente selecionar algo que você realmente deseja criar. Às vezes, quando as coisas ficam difíceis, se você não estiver entusiasmados com o projeto, poderá evitá-lo ou fazê-lo de forma inadequada. Quando você realmente deseja que a peça seja exibida para seus amigos e familiares, você fará um esforço extra para corrigi-la e, ao fazer isso, aumentará seu nível de compreensão e habilidade. Não evite algo que você acredita que possa ser muito desafiador. Se você tomar o seu tempo e planejar, ficará surpreso com o que pode realizar.
Esse dado é algo tão crucial que não pode ser esgotado o suficiente. Eu discuti isso anteriormente, porém isso é mais detalhes. A qualidade dos seus projetos de marcenaria precisam ser específicos e abrangente. Não basta pegar uma revista e esperar obter todas as informações necessárias. Até os livros podem ter poucas visualizações ou atalhos. Ter imagens e vídeos do projeto torna tudo tão simples que você nunca estragará tudo.
Meu segredo final é que isso vai levar tempo. Não há pressa em trabalhar a madeira. Você não pode pressionar a madeira além de seus próprios atributos, como aço ou plástico. Ela irá entortar, quebrar ou rachar, se você o fizer. Muitos projetos exigem colagem durante a noite ou até imersão durante a noite. O tempo é algo que você precisa descobrir para lidar, pois pertence ao passatempo da madeira. A outra coisa é que muitos projetos de madeira terminam com envernização ou pintura. Então você lixará e fará  retoques para torná-lo ideal. Simplesmente isso leva algum tempo e é uma fase principal do projeto.
Eu acho que cobri os principais componentes principais para se colocar em uma posição de sucesso. Lembre-se de estudar seus projetos de marcenaria, comprar madeira suficiente e talvez um pouco a  mais e ter todas as ferramentas corretas necessárias às fases construtivas. Não consigo pensar em um passatempo mais agradável do que trabalhar madeira e acho que você vai concordar comigo com o tempo.  

woodSmith tips: Two Quick Shop Projects

dicas traduzidas do inglês para o português:

Aqui estão alguns "projetos" rápidos que ajudarão sua loja a ficar um pouco mais organizada. Além disso, você pode fazê-los em cerca de cinco minutos.


Clipe de Pegboard

Cortando de uma lista de peças? Anotando as coisas para pegar na loja de ferragens? O clipe de pegboard simples (mostrado à esquerda) impedirá que a lista seja enterrada. Para fazer isso, basta fazer um furo em um prendedor de roupa e colar em um comprimento curto de passador de 1/4 ".

 



Suporte de ferramentas afiado

Por muito tempo, guardei minhas pequenas ferramentas de escrita, marcação e corte em uma gaveta. Mas eu cansei de ter que procurar por eles. Além disso, com as ferramentas deslizando cada vez que a gaveta era aberta e fechada, era difícil manter as lâminas afiadas por muito tempo. 

Para resolver esse problema, construí uma pequena caixa de madeira, veja a foto à esquerda. Nada chique. Os cantos são juntados com coelhos, e o fundo é um pedaço de cartão de 1/4 de polegada.
O truque para manter as ferramentas à mão (e as lâminas afiadas) é um pequeno pedaço de isolamento de espuma densa (quadro azul). É cortado para caber dentro da caixa e permite que as ferramentas fiquem em pé. E quando a espuma fica "mastigada" demais, apenas a viro ou a recoloco.

Original publicado aqui:
http://woodworkingtips.com/etips/etip011201ws.html

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Canadianhomeworksho: our-top-10-woodworking-plans

reunido em uma só postagem, Nós compilamos nossos 10 planos mais populares para você construir, click na imagem para ir ao passo a passo em ingês que podem ser traduzidos para o português ou outro idioma desejado, (utilizei o Translate do Google)


https://canadianhomeworkshop.com/3928/project-plans/small-projects/our-top-10-woodworking-plans

Dica Técnica: Wenn’s mit dem Frästisch zu lange dauert

Se demorar muito com a mesa de fresagem  (com maquina ou manual/)

A fresagem de pastilhas na mesa de fresagem funciona bem,(o uso de uma tupia invertida para fresagem). Mas, além dos aspectos de segurança (risco de ferimento), também deseja definir a profundidade do corte e o ponto de suspensão, talvez outro roteador deva estar na mesa ...
Foto: Andreas Duhme
Tudo isso pode levar tanto tempo que o trabalho manual é significativamente mais rápido para peças individuais, se não for uma ranhura ou dobra. Marque com precisão o entalhe necessário na borda da placa e corte cada centímetro e meio até quase a profundidade do corte. Em seguida, stub os cubos de madeira paralelos à fibra com um aço largo. Isso é rápido e incrivelmente divertido! Com um raspador e um bloco de lixa, a parte inferior do recesso é fácil de alisar. Experimente!

fica a dica: Madeira verde (Greem Wood)




A madeira verde é madeira que foi cortada recentemente e serrada do tronco, portanto, não teve a oportunidade de temperar, (secar) por evaporação da umidade interna . A madeira verde, não tratada pode conter até mais de 50%  de umidade que a madeira temperada, que foi secada através do tempo ou por secagem forçada em fornos ou estufas . Considera-se que a madeira verde tem 100% de teor de umidade em relação à madeira seca ao ar ou temperada, considerada 20%. Os gráficos de densidade de energia da madeira tendem a usar a madeira seca ao ar como referência, portanto, a secagem em estufa ou 0% de umidade de conteúdo. Algumas espécies de madeira são melhor
montadas verde porque a madeira se divide menos quando é pregada verde. Outras espécies encolhem excessivamente, deixando vazios entre as peças individuais quando deixadas secar. Muitas vezes a madeira a ser usada para produtos finos, como móveis  é seca em estufa para estabilizá-la e minimizar o encolhimento do produto acabado.  Antes de considerar a secagem da madeira por si mesmo, é uma boa idéia considerar o seu uso final, já que isso ditaria o quão seco você deseja que sua madeira seja.  A redução da água é importante e não deve ser negligenciada, mas em média esses são os parâmetros utilizados:




  • 16% para madeira de construção
  • 12% para tábuas de assoalho ou similares
  • 5 - 10% para móveis

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Video Steam curved bench



Um belo aprendizado com madeira curvada.

Uma vez vi um marceneiro que fez uma engenhoca para fazer vapor para vergar madeira, usando uma panela de pressão, um mangueirinha saindo de onde vai a válvula na tampa da panela e levou a outra ponta a um tubo de PVC branco, tampou uma lateral para deixar fixa e na outra extremidade com um furo para a mangueirinha um tampo que colocava após colocar as madeiras para vergar e um fogareiro para fazer o vapor com a panela de pressão cheia de água.



segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Técnica - Carpintaria: Construção de formas para pilares

PDF em Portugues de técnias de construção de formas para pilares de concreto, fala sobre as maquinas e ferramentas normalmente utilizados pelo carpinteiro:






https://drive.google.com/file/d/12R2cKrygKfc73_sb2yDD_RLJvI0gtGHV/view

fique por dentro: Gate Hooks


Artigo traduzível:  "Em um boletim anterior, detalhamos um ponto de parada como parte de um artigo sobre portões. Recentemente, um cliente enviou uma foto de um gancho de porta que ele tinha feito padronizado após um antigo feito de ferro forjado e ferro fundido. Parecia muito com o esboço à direita."









http://www.leevalley.com/us/shopping/TechInfo.aspx?p=46095&print=true

Projeto Festool: festool_bauplan_hundehuette.pdf

PDF com projeto traduzivel do alemão, neste caso traduzi para o Portugues:  "Todo animal precisa do seu habitat
seu território, sua caverna, sua casa. por
um refúgio do tipo moderno
ele vai no nosso canil blueprint dog.
É para a vida do seu cão
importante que ele tenha um santuário,
um lugar que só pertence a ele, onde ele está   

beliche seus ossos, seus brinquedos
loja ou apenas sair em paz
pode esticar. Para tal lugar também
nós temos uma casinha de cachorro
projetado pelo double-walled
Construção com isolamento também em
Dias frios fornecem proteção e calor.
As dimensões da cabana estão em um cachorro
sintonizado no tamanho do Labrador, menor"





https://www.festool.de/-/media/tts/festool/festool/downloads/wissen/bauplaene/tierhaeuser/festool_bauplan_hundehuette.pdf

domingo, 25 de agosto de 2019

Woodsmith tips: gabarito de flutuação para decorar

um gabarito para se frizar um trabalho com a tupia, traduzível: "Uma estante de livros que eu fiz recentemente tem flautas uniformemente espaçadas na face de cada uma das faces
stiles de quadro. Um bit de caixa central em um roteador é a maneira mais rápida de formar essas flautas. eu considerei
usando um guia de borda anexado ao meu roteador, "



http://www.woodsmithtips.com/2019/07/11/fluting-jig/?

Wood Central: Table Saw Out feed Tabelas


Artigo traduzível : "Aqui estão algumas fotos do que eu criei há um ano atrás. Eu queria máxima versatilidade e rápido colapso para tirá-los do caminho quando não fosse necessário. As duas mesas estão montadas em corrediças de gaveta que são montadas no trilho traseiro. Se eu tiver que rasgar uma prancha longa eu levanto apenas uma mesa e deslizo por trás da lâmina…


… Se eu precisar cortar uma folha grande, posso deslizá-los onde preciso que eles suportem ambos os cortes."



sábado, 24 de agosto de 2019

Artigo do Vandel: Flush cutting a dowel


Artigo em inglês, pode ser traduzido:  " exigem que as cavilhas sejam cortadas com a superfície, e sugeri usar um cinzel. Um leitor me mandou um e-mail dizendo que ele tinha dificuldade com isso, então imaginei que esse poderia ser um tópico que merece mais discussão.

Uma boa maneira de obter uma cavilha com a superfície é usar uma serra de corte nivelado. Uma serra de corte nivelado fará um bom trabalho ao cortar a cavilha plana, embora, dependendo da sua serra, você possa acabar raspando um pouco a superfície ao redor da cavilha. O corte resultante também não será tão suave quanto poderia ser"






Popular Woodworking: SharpeningPlaneIronsandChisels

Artigo em PDF inglês que pode ser traduzido, abaixo trecho que utilizei o Translate da Google: " prestaram mais atenção à palestra de afiação.
Logo havia apenas dois formões afiados na loja para uma turma de 10 alunos, e brigamos por
eles. Cortar as espigas com o equivalente a uma faca de manteiga não era divertido.
Então eu fiz questão de aprender a aguçar bem.
E eu tenho a sorte de poder usar uma variedade de métodos, incluindo: pedras oleosas, pedras de diamante,"



https://www.popularwoodworking.com/wp-content/uploads/SharpeningPlaneIronsandChisels.pdf

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Book - PDF - Dôssie das plainas manuais de marcenaria

para leitura no computador é melhor ampliar um pouco a imagem para maior nitidez. Iria publica-lo por capítulos  como demoraria  muito, resolvi fazer este PDF, sugiro a leitura por capítulos para não cansar alem de que poderá escolher o que mais interessar pelo índice.





https://drive.google.com/file/d/1tGl0zZvOJRSBTE-4tlutIRfnQmeHvT2I/view

Plainas de antigamente. Este é um video do Roy Underhill sobre plainas, faz uma demonstração de tudo que era usado em plainas moldureiras ou plainas combinadas , recomendo assistirem, apesar de inglês:
https://www.pbs.org/video/combination-planes-37th-season-vp5ie6/

WoodSmith tips:Knock-Down Work Support

Artigo traduzível: "cortar peças de chapas ou montar um grande projeto, uma superfície de trabalho extra certamente será útil.Mas eu não tenho espaço na minha loja para um "acessório" permanente."




http://woodworkingtips.com/etips/etip010501sn.html

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Canadian home workshop: Design a Mission coffee table

passo a passo traduzível:   "Comece espalhando sua madeira. Marque cada parte com giz. Se a sua madeira de quartersawn é áspera (e a maioria vem assim), você precisará fazer um passe de luz com uma plaina de espessura ou um plano de mão para obter uma boa noção do grão em cada prancha. Agora, retire apenas o suficiente da madeira da superfície para expor o grão. Você fará o aplainamento final mais tarde. Enquanto você trabalha, mantenha suas melhores pranchas para a mesa, já que esta será a parte mais visível do projeto. Ao dispor as frentes de gaveta para cada nível, use a mesma tábua, mantendo a orientação original da esquerda para a direita. Usando esta técnica, o grão fluirá continuamente de gaveta para gaveta."




https://canadianhomeworkshop.com/3970/project-plans/design-a-mission-coffee-table#instruction5

LeeValley: Routing: Climb Cut vs. Conventional Cut

Artigo traduzível: 
"Quando roteamento, existem dois métodos de execução do bit ao longo da peça de trabalho (ou a peça de trabalho através do bit ao usar uma tabela de roteador).Você pode usar o corte convencional ou o corte de subida. Estes termos referem-se ao movimento relativo entre a direção da alimentação e a rotação do bit. Ambos os métodos têm vantagens e desvantagens.Corte Convencional
O corte convencional é de longe o método mais comum usado e também é chamado de corte normal. Neste tipo de corte, a peça de trabalho é alimentada contra a rotação do bit, conforme mostrado na Figura 1."
http://www.leevalley.com/us/shopping/TechInfo.aspx?p=56809

fica a dica: Gouge, (Cizel ou formão)


Gouge / formão / cizel


Resultado de imagem para formão fazendo um encaixe rabo de andorinha


 cinzel é uma ferramenta com uma aresta de corte de formato característico (de tal forma que cinzéis de madeira emprestaram parte de seu nome a uma determinada   lâmina em sua extremidade, para cortar ou desgastar um material duro como madeira , pedra ou metal à   mão , golpeado com um martelo ou força  mecânica.O cabo e a lâmina de alguns tipos de cinzel são feitos de metal ou de madeira com uma borda afiada.
O uso de cinzelamento envolve forçar a lâmina em algum material para cortá-la. A força motriz pode ser aplicada empurrando à mão ou usando um martelo ou maço . Em uso industrial, um martelo hidráulico ou peso decrescente             
Resultado de imagem para gougeUm gouge (um tipo de cinzel) serve para esculpir pequenos pedaços do material, particularmente em madeira , madeira e escultura . Gouges produzem mais frequentemente superfícies côncavas. Uma goivagem geralmente tem uma seção transversal em forma de 'U'. 
Cinzel vem do antigo cisel francês , ciseau moderno , latim cisellum , uma ferramenta de corte, de caedere , para cortar.
História 
Formões são comuns no registro arqueológico. Materiais cortados com cinzel também foram encontrados.
Resultado de imagem para cinzel fazendo um encaixe rabo de andorinhaNa marcenaria, um cinzel para  madeira afiado em combinação com uma broca de madeira forstner é usado para formar este encaixe para uma junta de meia volta, rabo de andorinha,  em uma estrutura de madeira..
Os cinzéis de marcenaria variam de pequenas ferramentas manuais para detalhes minúsculos, a formões grandes usados ​​para remover grandes seções de madeira, em 'desbaste' a forma de um padrão ou desenho. Normalmente, na escultura em madeira , inicia-se com uma ferramenta maior e gradualmente progride para ferramentas menores para concluir os detalhes. Um dos maiores tipos de cinzel é o liso , usado na construção de estruturas de madeira e na construção naval de madeira. Existem muitos tipos de formões de madeira utilizados para fins específicos, tais como:
Formão mais firme: tem uma lâmina com uma seção transversal retangular espessa, tornando-os mais fortes para uso em trabalhos mais duros e pesados.
Formão de borda chanfrada:  pode entrar em ângulos agudos com suas bordas chanfradas.
Formão malhete: tem   lâmina rígida e espessa com aresta de corte reta e laterais profundas e levemente afuniladas para fazer encaixes e juntas semelhantes.
Formão aparador:  tem uma lâmina longa ideal para limpar ranhuras e acessar espaços apertados.
Formão enviesado:  tem um ângulo de corte de 60 graus e é usado para aparar e acabamento em todo o grão.
Formão de cauda de andorinha: feito especificamente para o corte de juntas de cauda de andorinha . A diferença é a espessura do corpo do cinzel, bem como o ângulo das bordas, permitindo um acesso mais fácil à articulação.
Formão bunda:  cinzel curto com laterais chanfradas e borda reta para criar juntas.
 cinzéis de esculpir:  usado para desenhos intrincados e esculpir; arestas de corte são muitas; como goiva, inclinação, divisão, retas, pareamento e ranhura em V.
Formão "V": assemelha-se a um punção e tem uma aresta de corte em forma de L. Limpa buracos quadrados, encaixes e cantos com ângulos de 90 graus.
Formão de pavimentação:  corta e levanta materiais de revestimento para remoção e reparo; ideal para piso de língua e ranhura.
Formão de enquadramento:  geralmente usado com malho; semelhante a um cinzel, exceto que ele tem uma lâmina mais longa e ligeiramente flexível.
Liso:  um formão muito grande, acionado por pressão manual, nunca bateu.
Resultado de imagem para formão usado em um tornoFerramentas de torno: Uma ferramenta de torno é um cinzel para madeira projetado para cortar madeira quando girada em um torno . Essas ferramentas possuem alças mais longas para maior alavancagem, necessárias para contrabalançar a tendência da ferramenta de reagir à força descendente da madeira em fiação sendo cortada ou esculpida. Além disso, o ângulo e o método de afiação são diferentes; um chanfro secundário adequado na ferramenta. lâmina em sua extremidade, para cortar  um material duro como madeira , pedra ou metal à mão , . O cabo e a lâmina de alguns tipos de cinzel são feitos de metal ou de madeira com uma borda afiada.
O uso de cinzelamento envolve forçar a lâmina em algum material para cortá-la. A força motriz pode ser aplicada empurrando à mão ou usando um martelo ou maço . Em uso industrial, um martelo hidráulico ou peso decrescente (' martelo de disparo ') pode ser usado para conduzir um cinzel para o material.
Um gouge (um tipo de cinzel) serve para esculpir pequenos pedaços do material, particularmente em madeira , madeira e escultura . Gouges produzem mais frequentemente superfícies côncavas. Uma goivagem geralmente tem uma seção transversal em forma de 'U'.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Video: How To Inlay A Table Top (Coffee Table Part 4) - SE Woodwork



machetaria, excelente exemplo, vídeo legendado em inglês que pode ser traduzido






segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Passo a passo: 3d-wooden-jigsaw-puzzle

Passo a passo traduzivel:   "Um quebra-cabeça de madeira não exige muito do ferramental e muitas vezes pode ser feito de aparas de madeira. Os pequenos podem ser concluídos em menos de meia hora, enquanto ainda fornecem um bom desafio para qualquer pessoa de qualquer idade. 
 
Uma serra de rolagem é a ferramenta ideal para o corte de quebra-cabeças. Fretadeiras e serras manuais também são opções viáveis ​​e talvez ofereçam um pouco mais de controle, mas à custa da velocidade, e algumas habilidades são necessárias para manter essas serras em um ângulo consistente. Uma serra de fita, equipada com uma lâmina fina, também funcionaria para peças de quebra-cabeças maiores."





https://www.canadianwoodworking.com/plansprojects/make-3d-wooden-jigsaw-puzzle?

fique por dentro: Making a hook driver

Artigo traduzivel :   " Se você tiver muitos ganchos para instalar, torcer todos eles pode ser difícil no pulso. Você pode fazer um simples gancho, inserindo um pedaço de madeira na espessura necessária do gancho, perfurando um buraco no centro da outra extremidade e fixando e colando, com epóxi, um parafuso de retração nele. Cortar o final do parafuso de retardo e você tem um excelente driver para usar com uma broca de mão. "  



domingo, 18 de agosto de 2019

Book: Complete Woodworker



   Criado como um guia para ferramentas manuais simples e métodos de carpintaria   testados pelo tempo, este livro eterno detalha as formas tradicionais de trabalhar com madeira. Mais de 1.000 ilustrações e fotos.  (esta em ingles, infelizmente não tem como traduzir) 




https://drive.google.com/file/d/1iaylZhLeYiA3BNEqk6Or_zSnRAHez122/view