Algumas peças incluem trabalhos de arte, esculturas, peças esculpidas, dando formas ornamentais e embelezando o móvel, já que será a peça mais importante do mesmo.
Esta técnica não utiliza o torno para arredondar os pés que será feito todo a mão e numero minimo de ferramentas é necessário para a elaboração do mesmo, como:
Serra de fita;
Spokeshave;
Grosa redonda, chata e meia cana;
Lima meia cana;
Formões variados
Raspadeira de aço
Lixas de varias granas
Primeiro é necessário definir o formato que se quer executar, elaborar um desenho do mesmo em escala 1:1 (tamanho real) e passa-lo para uma chapa fina de compensado ou eucatex confecionando o molde que será utilizado.
A madeira utilizada deve ser maciça de boa qualidade, resistente e isenta de nós, sinais de vermes, etc.
Sugere-se que até ter pratica na confecção, se use madeira barata na primeira execução e partir para a final após adquirir alguma pratica. A madeira deve ter as dimensões adequadas para um pé rígido e forte para suportar o peso do móvel.
Para se passar o desenho firme-o sobre a peça e com um furador de ponta bem fina, demarque o contorno com pontos que depois serão riscados passando o desenho para a peça, pode eventualmente utilizar um carbono entre o molde e a peça e após, contornar com lápis preto demarcando bem. Esse desenho dever estar em duas faces da madeira, (como se vê acima e abaixo). Risque forte para que não se perca o contorno pois nele que ira correr com a serra de fita.
Escolha uma das faces da madeira que esteja com o desenho gravado e incie o corte na serra de fita, primeiro as partes retas, que pode ser iniciado em uma serra circular, mas pode ser todo feito na serra de fita tomando-se todo o cuidado para que cortes retos mantenham o esquadro. Inicie o mais próximo do risco, (os excesso será retirado no acabamento), procure nesse primeiro momento tirar o máximo de peças inteiras e reservar essas peças. Após o corte dessa primeira parte, os recortes separados devem ser juntados a peça novamente para que retorne os riscos do outro lado, prender firme ou com cola quente ou com fita adesiva de boa qualidade. Após reconstituída a peça e todo o riscado inicie o corte nesse lado.
Próxima etapa tirar o excesso com as ferramentas de corte e desbaste tirando as estrias marcadas pela serras, todas as imperfeições que houverem, com a peça bem presa na prensa ou em um grampo grande.
Marque uma linha na peça utilizando o dedo como guia próximo a todos os cantos, (8 riscos) contornado toda a lateral da peça marcando o excesso que será retirado para ir se arredondando a peça.
Va trabalhando a peça com o spokeshave, com as grosas, limas dando o acabamento a peça.
Para a confecção do pé e da sola, corte um gabarito redondo, marque a peça e corte:
Agora o pé já esta todo delineado com as curvas, as retas, os pés, etc.
Continue trabalhando a peça com as ferramentas de corte e despaste até se chegar a um acabamento perfeito.
Cole um pedaço da mesma madeira para o reforço, contorne na serra de fita e de acabamento junto com os pés
Dar o acabamento desejado para o móvel todo.
Neste link um video com informações que ajudam muito.
A uma série de videos, na realidade 5 videos da revista FineWoodworking com passo a passo dado pelo professor: Philip C. Lowe, porem é somente para assinantes. A assinatura para ter direito a videos e projetos sem ter que assinar a revista, custa mensalmente US$ 4,99 - hoje pouco mais de R$ 10,00, vale a pena pela qualidade dos artigos fornecidos por Email. Necessário cartão de credito internacional.
Ao clicar no link, vai aparecer uma oferta de 14 dias grátis (sê vc não quiser mais é só cancelar), faça a inscrição e o primeiro pagamento e terá disponível todos os videos e outros artigos
http://www.finewoodworking.com/item/56996/how-to-carve-and-turn-a-cabriole-leg
Nenhum comentário:
Postar um comentário