sábado, 19 de março de 2016

19 de março DIA DO MARCENEIRO

Dia 19 de Março é o Dia do Carpinteiro e do Marceneiro e também

Dia do seu padroeiro São José

Eles fazem parte dos profissionais mais antigos e indispensáveis da humanidade, que resistem até hoje, transformando a madeira bruta em peças úteis e belas, tornando os ambientes muito mais agradáveis.
O Carpinteiro existiu antes do Marceneiro. Eles são verdadeiros artesãos que com sua criatividade e sensibilidade artística trabalham em suas oficinas – a carpintaria e a marcenaria – construindo objetos que são uma expressão genuína e autentica dos usos e costumes e da cultura do povo.
O Carpinteiro e o Marceneiro com sua visão artística são pessoas criativas, ágeis, dinâmicas, atenciosas, observadoras, caprichosas, responsáveis e muito organizadas… Sabem como satisfazer um cliente.
O Carpinteiro e o Marceneiro são profissionais que trabalham a madeira com o capricho das suas habilidades manuais produzindo ou restaurando verdadeiras obras-primas. Utilizam ferramentas específicas para cada fase do seu trabalho, desde pequenos instrumentos manuais até máquinas especiais automáticas.
Mas, qual é a diferença entre os dois?
O Carpinteiro é o profissional indispensável e insubstituível na construção civil, na construção naval e nas indústrias ligadas a elas, onde trabalham com a madeira no seu estado natural, construindo telhados, portas, guarnições, janelas, venezianas, assoalhos, deques, escadas, esquadrias e até casas de madeira. O seu trabalho profissional exige dele ótimo conhecimento de geometria e do manejo da madeira maciça com a utilização de ferramentas específicas como… Serra circular, serrote, formão, trena, prumo, nível, furadeira com brocas, grampos, martelo, alicate, chave ajustável, giz de linha, esquadro,… Alem disso exige também dele, um bom preparo físico para o trabalho pesado e que também possa realizar ao ar livre.
O Marceneiro é o profissional dedicado ao trabalho artístico e artesanal. Ele transforma a madeira, com muita criatividade, construindo ou restaurando objetos úteis ou decorativos e até mesmo obras de arte, sempre com acabamento mais fino. Utiliza várias ferramentas manuais e máquinas especiais para medir, cortar, perfurar, entalhar, raspar, lixar, ajustar, fixar objetos… Ele também pode trabalhar com os mais variados tipos de laminados e folhas de madeira na produção de móveis e se denominar “moveleiro”.
Acredite. Não há Carpinteiro ou Marceneiro desempregado. Há trabalho para quem precisar. O mercado de trabalho é enorme, em contínua expansão e está extremamente necessitado desses profissionais. Há uma enorme procura deles principalmente dos que são bem qualificados. São os profissionais cada vez mais valorizados pela sua técnica, habilidade e talento em tratar e transformar qualquer tipo de madeira.
Para a formação e a qualificação profissional existem inúmeros cursos para Carpinteiros e Marceneiros espalhados pelo Brasil. Cursos pagos e gratuitos, on-line e presenciais, que oferecem ótima formação para quem deseja seguir a profissão, com bons conhecimentos sobre… Geometria, Desenho de projetos, Medidas e Escalas, Tipos de madeira, Técnicas de manejo da madeira, organização de oficina, ferramentas e máquinas técnicas de utilização e manutenção, Segurança do trabalho…

copilado de:blog/pedagogia-empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário