domingo, 5 de maio de 2019

tecnica: MASTERING THE HAND PLANE

dicas de como se usar a plaina:
aqui o artigo traduzivel: "Quando comecei a trabalhar em madeira, quase meio século atrás, considerava minhas máquinas como os reis de ferro fundido de minha oficina e minha coleção de ferramentas manuais como relíquias pitorescas de nosso passado. No entanto, quando descobri como um avião adequadamente afiado podia oferecer velocidade e precisão que não consegui reproduzir usando ferramentas elétricas ou abrasivos, houve uma revolução na oficina. A serra de mesa e a jointer não entregaram nenhum território, mas minha coleção de antiguidades desceu da prateleira e ocupou um lugar regular no meu banco. A parceria com os antigos aviões com máquinas de força foi um passo gigantesco na minha progressão, de amadores esperançosos a excelentes carpinteiros." 
 aqui:    https://www.woodcraft.com/blog_entries/mastering-the-hand-plane?tag=Tips+%26+Tricks






https://www.woodcraft.com/media/W1siZiIsIjIwMTgvMDUvMDMvMTAvNTcvMDkvMjc5L0hhbmRQbGFuZU1hc3RlcnkucGRmIl1d/HandPlaneMastery.pdf?sha=b4d036d53c08b7b7

Nenhum comentário:

Postar um comentário