Gouge / formão / cizel
cinzel é uma ferramenta com uma aresta de corte de formato característico (de tal forma que cinzéis de madeira emprestaram parte de seu nome a uma determinada lâmina em sua extremidade, para cortar ou desgastar um material duro como madeira , pedra ou metal à mão , golpeado com um martelo ou força mecânica.O cabo e a lâmina de alguns tipos de cinzel são feitos de metal ou de madeira com uma borda afiada.
O uso de cinzelamento envolve forçar a lâmina em algum material para cortá-la. A força motriz pode ser aplicada empurrando à mão ou usando um martelo ou maço . Em uso industrial, um martelo hidráulico ou peso decrescente
Cinzel vem do antigo cisel francês , ciseau moderno , latim cisellum , uma ferramenta de corte, de caedere , para cortar.
História
Formões são comuns no registro arqueológico. Materiais cortados com cinzel também foram encontrados.
Os cinzéis de marcenaria variam de pequenas ferramentas manuais para detalhes minúsculos, a formões grandes usados para remover grandes seções de madeira, em 'desbaste' a forma de um padrão ou desenho. Normalmente, na escultura em madeira , inicia-se com uma ferramenta maior e gradualmente progride para ferramentas menores para concluir os detalhes. Um dos maiores tipos de cinzel é o liso , usado na construção de estruturas de madeira e na construção naval de madeira. Existem muitos tipos de formões de madeira utilizados para fins específicos, tais como:
Formão mais firme: tem uma lâmina com uma seção transversal retangular espessa, tornando-os mais fortes para uso em trabalhos mais duros e pesados.
Formão de borda chanfrada: pode entrar em ângulos agudos com suas bordas chanfradas.
Formão malhete: tem lâmina rígida e espessa com aresta de corte reta e laterais profundas e levemente afuniladas para fazer encaixes e juntas semelhantes.
Formão aparador: tem uma lâmina longa ideal para limpar ranhuras e acessar espaços apertados.
Formão enviesado: tem um ângulo de corte de 60 graus e é usado para aparar e acabamento em todo o grão.
Formão de cauda de andorinha: feito especificamente para o corte de juntas de cauda de andorinha . A diferença é a espessura do corpo do cinzel, bem como o ângulo das bordas, permitindo um acesso mais fácil à articulação.
Formão bunda: cinzel curto com laterais chanfradas e borda reta para criar juntas.
cinzéis de esculpir: usado para desenhos intrincados e esculpir; arestas de corte são muitas; como goiva, inclinação, divisão, retas, pareamento e ranhura em V.
Formão "V": assemelha-se a um punção e tem uma aresta de corte em forma de L. Limpa buracos quadrados, encaixes e cantos com ângulos de 90 graus.
Formão de pavimentação: corta e levanta materiais de revestimento para remoção e reparo; ideal para piso de língua e ranhura.
Formão de enquadramento: geralmente usado com malho; semelhante a um cinzel, exceto que ele tem uma lâmina mais longa e ligeiramente flexível.
Liso: um formão muito grande, acionado por pressão manual, nunca bateu.
O uso de cinzelamento envolve forçar a lâmina em algum material para cortá-la. A força motriz pode ser aplicada empurrando à mão ou usando um martelo ou maço . Em uso industrial, um martelo hidráulico ou peso decrescente (' martelo de disparo ') pode ser usado para conduzir um cinzel para o material.
Um gouge (um tipo de cinzel) serve para esculpir pequenos pedaços do material, particularmente em madeira , madeira e escultura . Gouges produzem mais frequentemente superfícies côncavas. Uma goivagem geralmente tem uma seção transversal em forma de 'U'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário