Instrumentos de marcação: para que serve cada um na marcenaria?
Em qualquer trabalho de marcenaria, marcar e riscar as linhas de corte constituem etapas básicas, visando um bom resultado. Para essa finalidade, existem inúmeros instrumentos.
Para marcar e riscar as linhas de corte sobre madeira, compensado e outros materiais, a maioria das pessoas dispõe apenas de alguns instrumentos, estritamente necessários, entre os quais lápis, riscador de metal, caneta esferográfica de ponta fina, metro, régua, estilete ou faca. No entanto, para a perfeição de determinados serviços, são igualmente indispensáveis outros instrumentos, muito mais precisos, como compassos, graminho e cinteis.
Se as linhas forem marcadas e riscadas com imprecisão, é pouco provável que você possa levar a bom termo os seus projetos. E isto não é apenas frustrante. mas representa também desperdício de tempo e dinheiro.
Instrumentos básicos, como o lápis e o estilete, não devem ser usados indistintamente. O estilete, por exemplo, é muito mais apropriado quando a exatidão for necessária, como na marcação de peças para móveis. O lápis, por sua vez, é útil nos serviços gerais e onde a precisão não é fundamental, por exemplo, na identificação de faces, bordas e sobras da madeira que será recortada.
https://chaledemadeira.com/marcenaria/instrumentos-de-marcacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário