Marceneiro
O trabalho de marceneiro é, acima de tudo, uma arte. Por isso, exige um verdadeiro gosto pelo trabalho com a madeira, além de ser necessário ter talento para essa função.
Apesar de se poder aprender a profissão, com cursos profissionais e que são, sobretudo, práticos, quem quer trabalhar nesta área precisa de ter características pessoais específicas.
Especial cuidado com os detalhes e gosto e jeito por trabalhos manuais são essenciais. Os marceneiros também precisam de ser bastante pacientes para executarem um bom trabalho final.
Para lá disso das características pessoais, um bom marceneiro também precisa de ter um conhecimento amplo sobre os diversos tipos de madeiras, bem como sobre técnicas de trabalho.
Quanto ganha um marceneiro
O salário que um marceneiro pode ganhar depende muito de vários fatores, a começar pela área onde ele trabalha e pela dimensão da empresa que o emprega.
Os marceneiros também podem trabalhar por conta própria, pelo que, nesse caso, os seus rendimentos podem depender muito de mês para mês ou de época para época.
Mas no Brasil, o salário médio de um marceneiro ronda os 1.898 reais. Contudo, os profissionais mais experientes e qualificados podem ganhar valores mais elevados.
Em Portugal, o salário médio de um marceneiro ronda os 1.100 euros. Todavia, os valores pagos variam muito conforme as qualificações e experiência do candidato e a dimensão da empresa onde trabalha.
Se continua interessado, prossiga a leitura para ficar por dentro de como é a profissão de marceneiro…
O que faz um marceneiro
O marceneiro tem como principais funções o trabalho com a madeira, nomeadamente na construção e reparação de móveis, de peças de decoração e ou de utilidade.
Tem de saber utilizar instrumentos e ferramentas de marcenaria, designadamente equipamentos ou máquinas de corte, de perfuração, de entalho e de raspagem.
Também precisa de saber interpretar projetos de pelas, bem como de fazer marcações e traçados em desenhos ou esboços para definir os tipos de corte necessários.
Os seus conhecimentos devem passar por saber de técnicas avançadas nas áreas de revestimentos e acabamentos, bem como na montagem de móveis e na afiação de ferramentas de corte.
Além de ter de dominar os diferentes tipos de madeira existentes, precisa de estar ao corrente das normas de segurança no trabalho, especialmente quanto às máquinas e instrumentos de marcenaria.
Precisa igualmente de ter bons domínios de comunicação interpessoal, já que tem de contactar com o cliente para perceber o que ele quer e para lhe apresentar um bom trabalho.
Qual a diferença entre um marceneiro e um carpinteiro
O carpinteiro é um profissional que trabalha a madeira de forma menos técnica e mais “bruta”, por assim dizer. Esta profissão não requer tanto cuidado com os detalhes.
No caso do marceneiro, é mais detalhista e é um trabalho mais de artesão do que de operário, como é o caso do carpinteiro.
O marceneiro executa tarefas mais finas, mais técnicas, relacionadas com a madeira e, nomeadamente, com a construção de móveis. Já o carpinteiro efetua trabalhos mais de construção, nomeadamente para finalizar coberturas, soalhos e forros, entre outros.
Confirme no vídeo que se segue quais são as principais diferenças entre um carpinteiro e um marceneiro….
Agora que já distinguimos carpinteiros e marceneiros, fique a saber mais sobre as funções dos segundos…
Quais as suas funções
As funções do marceneiro passam por executar trabalhos em madeira, nomeadamente para a execução de móveis. E podem atuar no âmbito da construção civil ou na área da indústria, no fabrico de móveis.
No domínio do mobiliária, podem fazer, montar ou transformar móveis, bem como outras peças de mobiliário, designadamente para decoração.
O seu trabalho passa por saber interpretar e ler projetos de construção civil e esquemas de montagem de móveis, bem como outros planos e desenhos de mobiliário.
Um marceneiro também é responsável pela escolha das madeiras e demais matéria-prima a utilizar, precisando assim de ter um ótimo conhecimento nesta área.
A profissão requer ainda apetência para efetuar acabamentos e revestimentos.
Uma habilidade fundamental de um marceneiro é a capacidade de desenhar. Isso pode abrir-lhe mais caminhos e permitir-lhe desempenhar melhor o seu trabalho.
Saber desenhar é bastante importante porque os marceneiros precisam também de fazer marcações e traçados nos esboços e projetos que lhes entregam. Indicações essas que são fundamentais para executarem o seu trabalho sem falhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário