Pequeno Oficina de Carpintaria layout
Traçado
Em uma loja ideal, há sempre espaço para mais uma ferramenta. E nada fica no caminho. Mas em todas as lojas que eu configurei, o espaço (ou a falta dela) é muitas vezes um fator. Com todas as ferramentas e materiais necessários para um projeto, uma pequena loja pode em breve ficar lotada e apertado. Mesmo assim, não há razão para uma pequena oficina não pode trabalhar de forma harmoniosa e eficiente. Só é preciso um pouco de planejamento.
Fluxo de Trabalho
A chave para esse planejamento é pensar sobre como um típico projeto "fluxos", através da loja. Em seguida, criar um espaço para cada parte do processo. Por exemplo, quando eu trouxer madeira na loja, é útil ter uma área separada para dividi-la em partes gerenciáveis, veja o desenho abaixo. (Isso pode ser tão simples como um par de cavaletes e uma serra circular.) E, se possível, ferramentas de posição que eu usei para preparação de massa (como a plaina, serra de mesa, e plaina espessura) bem perto. Uma vez que o estoque é plana, em linha reta, e quadrado, o próximo passo é cortar a marcenaria e moldar as peças. Para fazer isso, vá sem problemas, eu posicionar a imprensa de broca, mesa de roteador e serra perto da bancada. Ao localizar a bancada a céu aberto, não há acesso por todos os lados o que o torna fácil de montar o projeto e aplicar o acabamento. Além da forma como um projeto se move de uma área para outra, há algumas outras coisas para manter em mente que você colocar para fora uma loja. Há algum benefício para agrupar ferramentas juntos? Ou que tipo de requisitos de espaço que cada ferramenta tem?
Planejamento de papel
Ao invés de encontrar as respostas para essas perguntas depois de arrastar ferramentas pesadas pelo chão, eu planejo a loja no papel primeiro. Esta é apenas uma questão de desenhar uma planta baixa de sua loja em escala. Em seguida, corte os modelos de papel de suas ferramentas (também em escala) e posicionando-os em torno da "loja".
Grupos Ferramenta
Ao deslizar ao redor os modelos, uma coisa que pode fazer um pequeno trabalho de loja "grande" é organizar ferramentas por grupos.
Trabalho
Uma forma de agrupamento que faz muito sentido é arranjar ferramentas pelo trabalho que fazem. Por exemplo, a serra da tabela, fresadora, plaina e são usados durante a preparação de ações. Portanto, é conveniente agrupar-los juntos.
Apoio
Você também pode usar grupos de ferramentas para fornecer suporte para peças grandes. Para fornecer suporte lado quando transversais uma longa peça sobre a mesa viu, por exemplo, você pode definir o seu jointer ao lado, veja a foto. Ou se o seu roteador tabela é a mesma altura (ou um pouco mais curto) do que a sua serra da tabela, o topo pode funcionar como um suporte outfeed.
Armazenamento
Finalmente, não negligencie a necessidade de armazenamento ao organizar grupos de ferramentas.Uma das "ferramentas" mais importantes na loja é a minha bancada. Mas isso não me faz muito bem se eu tiver que atravessar a loja para obter ferramentas.Então, colocando meu armário de ferramentas perto do banco para me dar acesso fácil tanto à mão e ferramentas de poder é uma obrigação, veja a foto.
Requisitos de espaço
Enquanto um grupo de ferramentas pode parecer bem no papel, não comece a musculatura los no lugar ainda. Lembre-se, cada ferramenta tem seus próprios requisitos de espaço. Este não é apenas a "pegada" visível da ferramenta. Mas o mais importante, é o espaço extra que é necessário para que a peça que alimenta (ou fora) de uma ferramenta não esbarrar em outra.
Center Stage
Pegue a serra da tabela, por exemplo. Por causa da folga necessária na frente, para trás, e para os lados quando o corte de grandes peças, que normalmente reclama mais do que seu quinhão de espaço no centro da loja. Mesmo assim, ainda é possível contornar esses requisitos de espaço. Às vezes é apenas uma questão de posicionamento da serra da tabela em um ângulo tão peças alimentar em uma área aberta da loja. A serra da tabela não é a única ferramenta que pode devorar o espaço. Quando se trabalha com peças longas em uma plaina, serra de fita, mesa de router, ou plaina, você também pode precisar de um "run" considerável em cada extremidade da ferramenta.
Sobreposição
Uma forma de proporcionar este espaço é para sobrepor as entrada e de saída áreas de duas ferramentas. Por exemplo, a posição de uma plaina de modo a outfeed passa em frente da serra de mesa.Áreas de sobreposição também funciona bem com ferramentas onde as mesas estão em diferentes alturas. Por exemplo, eu estacionar o meu serra junto à mesa do roteador. Dessa forma, uma peça que se alimenta fora da mesa sobre a serra de fita passa acima da tabela router mais curto, veja a foto.
Portas e Janelas
Ao planejar os requisitos de alimentação / outfeed, não se esqueçam de uma abertura fornecida por uma porta ou janela. Posicionando uma serra de fita ou serra de mesa perto de uma porta pode ser apenas o bilhete para as peças extra-longas, veja o desenho acima.
Corners
Uma última nota. Os cantos de uma loja, muitas vezes são preenchidas com a desordem. Mas colocando uma ferramenta como uma imprensa de broca em um canto pode aproveitar o espaço desperdiçado. No entanto, você ainda pode fazer furos em uma longa peça de trabalho por causa da distância entre as paredes adjacentes, veja a foto.
Dica da WoodNet (tradução livre pelo Google Translate)
Nenhum comentário:
Postar um comentário