quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Curiosidade historica

O corte do cortador
Ampliar imagem
410_1_2
Veja como marceneiros do passado cortar material fino.
Marceneiros sempre gastou muito de seu tempo serrando estoque em partes. Então, muitas vezes eles adotaram novas ferramentas ou procedimentos que aceleram o corte, preservando ou aumentando a precisão. Considere uma operação: rasgando material fino para fundos de gavetas.
Hoje, você simplesmente definir a cerca tablesaw e alimentar a madeira em uma lâmina de metal duro de dentes finos. A peça cortada sai uniforme de largura, com um, verdadeiro borda lisa. Do início ao fim, a operação pode ser cronometrado em segundos. E você pode cortar qualquer número de peças a precisamente a mesma largura.
Um século atrás, no entanto, tablesaws circulares eram muito menos comum. Para extrair material fino na época, um artesão tinha de medir e marcar uma linha de corte na madeira antes de serrar com um ripsaw mão. Além da tendência para a ripsaw para seguir o grão em vez da linha, houve o problema de corte de peças adicionais a mesma largura. Então, também, o bordo de junção muitas vezes necessário.
Um cortador guiada por cerca de corte (também chamado um medidor de corte), tais como a mostrada acima, permitiu o marceneiro cedo ou marceneiro a trabalhar mais rápido. Usando um, ele poderia cortar material fino simplesmente cortando-a com a lâmina afiada. A cerca mantida largura uniforme e ajudou a manter o grão de levar o cortador fora do caminho pretendido. Enquanto cortando um pedaço de estoque pode levar vários passes, este ainda foi mais rápido que a marcação e serragem.
Alguns artesãos fizeram suas próprias cortadores de corte, geralmente anexar uma lâmina de faca a um indicador de marcação. Cortadores de corte comerciais, amplamente disponíveis, variaram de rudimentar de elaborar.
O mostrada pertence perto do fim do espectro elaborado. Bem feito de latão e pau-rosa, foi patenteado 09 de setembro de 1873, por Thomas arroz, de acordo com uma inscrição na lateral.Graças à alça do tipo serra, um artesão podia suportar para baixo sobre o cortador enquanto guiando-o. Profundidade de corte foi ajustável e 7 3/4 "cerca -long poderia ser criado para larguras de 1/8" a 12 ".
A lâmina rodada (que é cerca de 1 3/4 "de diâmetro) é uma característica incomum, mas prática. Em vez de tomar tempo para afiar uma entorpecida, lâmina reta, um marceneiro poderia soltar a lâmina sobre este calibre de corte e gire-o para expor um fresco ponta.
Um cortador de corte veio a calhar para outras tarefas na loja de gabinete, também. O cortador poderia escriba uma diretriz em estoque muito grosso para cortar. E a ferramenta mostrou-se ideal tanto para rasgar e transversal verniz.
Não espere encontrar uma enorme quantidade de cortadores cortar em vendas de old-ferramenta e leilões, no entanto. "Calibres Cortando com marcas de fabricante estão entre os mais raros de todos os instrumentos de cabinetmaker," notas de um negociante. Quando eles aparecem, os preços variam muito - de um catálogo 1994 listados um em R $ 135; um apreciador aqui foi fixado o preço em torno de US $ 300 em 1993.
Ferramentas similares são vendidos hoje para o corte de verniz. E modeladores usam frequentemente uma versão menor chamada uma stripper balsa. Mas você provavelmente não vai encontrar nenhuma marceneiros modernos rasgando com um cortador de corte; o tablesaw só faz isso muito melhor e mais rápido.
Fotografias: Ferramenta de Fotografia Hetherington cortesia de Neill Stoll, Glenbrier Antiguidades, Dexter, Michigan Escrito por Larry Johnston
fonte:WoodMagazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário