quarta-feira, 24 de julho de 2019

fica a dica: fretsaw - tico tico manual

A fretsaw é uma serra de proa usada para trabalhos de corte intrincados que geralmente incorporam curvas apertadas. Embora a serra de coping seja freqüentemente usada para trabalhos similares, a fretsaw é capaz de raios muito mais apertados e trabalho mais delicado. Ele tem uma aparência distinta devido à profundidade do seu quadro (normalmente entre 10 e 20 polegadas), que junto com a lâmina de cinco polegadas relativamente curta faz com que essa ferramenta pareça um pouco fora de proporção em comparação com a maioria das outras serras.
Em comparação com a serra de coping, ela tem lâminas muito mais rasas, que normalmente são muito finas, com até 32 dentes por polegada (tpi). Isso permite que curvas muito mais apertadas sejam cortadas - com muitas lâminas até mesmo cantos agudos são possíveis -, mas as lâminas também são muito mais frágeis em comparação com as de uma serra de recorte. Ao contrário da serra de coping, a lâmina tem uma orientação fixa em relação ao quadro. Isso significa que o fretsaw é menos útil ao cortar componentes longos e estreitos, mas o aumento da profundidade do quadro permite o acesso muito mais longe da borda da placa.

O fretsaw é similar em muitos aspectos à serra de rolagem , que é essencialmente uma fretsaw alimentada com uma mesa. Lâminas entre as duas ferramentas são geralmente intercambiáveis ​​e, de fato, as serras rotativas são conhecidas como “fret saws” informalmente.
A ferramenta leva o nome de seu uso em fretwork e, finalmente, a partir do freter francês (lattice) - uma referência aos padrões intrincados frequentemente criados usando essa ferramenta. [1]
Uso
Devido ao seu tamanho, o quadro representa uma grande proporção do peso total da ferramenta e tem um momento relativamente grande , que nas mãos de um usuário inexperiente pode criar uma tendência para a direção do corte se afastar do desejado . Para combater isso, o fretsaw é normalmente usado com a alça (e lâmina) alinhada em um eixo vertical, o que reduz os efeitos desse torque. O efeito também pode ser diminuído com um quadro mais curto (e mais leve), embora isso também reduza o tamanho dos componentes que podem ser trabalhados. Uma mesa de corte ou fretwork, também conhecida como uma placa de v, feita de madeira ou metal e que se prende à borda da bancada, pode ser usada para apoiar a peça de trabalho, permitindo simultaneamente a folga para a lâmina de serra por meio de um V Slot em forma de corte nele.
A lâmina é normalmente fixada na posição usando um par de porcas . Apesar de as porcas de orelhas serem geralmente destinadas à operação sem ferramentas, muitas vezes é impossível aplicar força suficiente apenas à mão. As chaves de porca aumentam grandemente o torque que pode ser aplicado, garantindo que a lâmina esteja bem presa.
Tipos de lâmina 
Embora tradicionalmente destinados a trabalhos em madeira, as lâminas de corte de metal estão prontamente disponíveis aumentando a versatilidade desta serra. Lâminas em espiral também estão disponíveis com dentes em todos os lados da lâmina, e cortarão em qualquer direção sem a necessidade de girar a serra ou a peça de trabalho. Isso pode ser útil quando o acesso é restrito devido ao tamanho do componente sendo trabalhado e compensar em parte a incapacidade de girar a lâmina da maneira possível com uma serra de recorte. No entanto, eles também têm um corte mais amplo e, como tal, removem mais material do que uma lâmina convencional. Também estão disponíveis lâminas abrasivas sem dentes reais, mas consistem de um fio revestido com diamante, carboneto ou outro material abrasivo.
Essas lâminas alternativas tornam o fretsaw adequado para muitas tarefas tradicionalmente executadas pela serra de perfuração , embora as lâminas de serra perfurantes sejam tipicamente mais finas que a lâmina de fretsaw mais fina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário