quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Fica a dica: HARD WOOD



Madeira de Lei

A faia é uma madeira popular
Madeira é madeira de árvores dicotiledôneas . Estes são geralmente encontrados em florestas temperadas e tropicais de folhas largas . Nas latitudes temperadas e boreais, elas são na maioria decíduas , mas nos trópicos e subtrópicos, na maioria das vezes, sempre verdes . A madeira de lei contrasta com a madeira macia (proveniente das gimnospermas ).
 Mostrando a presença de poros em madeiras duras ( carvalho , em cima) e ausência em madeiras macias ( pinheiro , em baixo)
As madeiras de lei são produzidas por angiospermas que se reproduzem por flores e têm folhas largas. Muitas espécies são decíduas. Os das regiões temperadas perdem suas folhas todo outono, à medida que as temperaturas caem e ficam adormecidas no inverno, mas os das regiões tropicais podem se soltar em resposta a períodos sazonais ou esporádicos de seca. A madeira de lei de espécies decíduas, como o carvalho, normalmente mostra anéis de crescimento anuais , mas estes podem estar ausentes em algumas madeiras tropicais .

As madeiras duras têm uma estrutura mais complexa do que as madeiras macias e, como resultado, geralmente são muito mais lentas. A característica dominante que separa "madeiras duras" de madeiras moles é a presença de poros ou vasos . [1] Os vasos podem mostrar uma variação considerável no tamanho, formato das placas de perfuração (simples, escalariforme, reticulada, foraminada) e estrutura da parede celular, como espessamentos em espiral.

Como o nome sugere, a madeira dessas árvores geralmente é mais dura que a madeira macia, mas há exceções significativas. Em ambos os grupos, há uma enorme variação na dureza real da madeira, com a faixa de densidade em madeiras duras incluindo completamente a madeira macia; algumas madeiras duras ( por exemplo , balsa ) são mais macios do que a maioria das madeiras macias, enquanto teixo é um exemplo de uma madeira macia duro.

Madeiras são empregados em uma grande variedade de aplicações, incluindo combustível , ferramentas , construção , construção de barcos , móveis tomada, instrumentos musicais , piso , cozinha , barris , e fabricação de carvão vegetal . Marcenaria de madeira sólida tende a ser cara em comparação com os painéis de compensado e similares ou de madeira mole, tipo pinus, etc.. No passado, madeiras tropicais estavam facilmente disponíveis, mas o suprimento de algumas espécies, como a Birmânia, teca e mogno, agora está se tornando escasso devido à superexploração. As portas mais baratas de "madeira dura", por exemplo, agora consistem em uma camada fina colada a um núcleo de madeira macia, madeira compensada ou painel de fibras de média densidade (MDF). As madeiras de lei podem ser usadas em uma variedade de objetos, mas são mais frequentemente vistas em móveis ou instrumentos musicais devido à sua densidade, que aumenta a durabilidade, a aparência e o desempenho. Diferentes espécies de madeira de lei prestam-se a diferentes usos finais ou processos de construção. Isso se deve à variedade de características aparentes em diferentes madeiras, incluindo densidade, grão, tamanho dos poros, crescimento e padrão de fibras, flexibilidade e capacidade de dobrar a vapor. Por exemplo, o grão entrelaçado de madeira de olmo ( Ulmusspp.) o torna adequado para a confecção de assentos de cadeira, onde a movimentação de pernas e outros componentes pode causar fendas em outras madeiras. [ citação necessária ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário