Dez principais: você pode dividir os marceneiros em dois campos: amantes de ferramentas manuais e entusiastas de máquinas. Se você está no último campo, considere aumentar sua velocidade, qualidade e precisão com essas 10 ferramentas manuais.
As 10 principais ferramentas manuais para um entusiasta de máquinas
1. Plaina manual de bloco - uma ótima ferramenta para chanfrar bordas e alisar superfícies menores e mais curtas, uma plaina de bloco deve estar em cada marcenaria. Mesmo que você tenha herdado a plaina de bloco do seu avô anos atrás, desde que esteja afinado e tenha uma lâmina afiada, funcionará muito bem.
2. Raspador de metal (scrap) - uma raspagem irá moldar as bordas em praticamente qualquer formato. Cantos quadrados são bons, mas às vezes você precisa adicionar alguma forma a um pedaço de madeira. As limas também são muito divertidas de usar.
3. Jack Plane- Não estou tentando transformá-lo em um especialista aqui, mas uma plaina jack ajudará a aplainar superfícies maiores. Se você não tiver uma plaina de 36 "de largura e precisar colar vários painéis revestidos para criar um tampo de mesa, uma plaina ajudará a nivelar as juntas. Você também precisará de uma para dezenas de outras tarefas de oficina.
4. Spokeshave - como um raspador, um spokeshave reto de fundo redondo é perfeito para adicionar curvas, criar chanfros e adicionar alguma forma a um pedaço de madeira. Pense em um spokeshave como uma plaina que pode criar curvas na madeira. Se você gosta de usalo, tente obter um spokeshave plano e um côncavo também.
5. Ryoba Japanese Saw- Mesmo que você não queira cortar juntas com precisão japonesa, ficará grato por ter uma dessas serras perto de sua bancada. Ele pode fazer cortes durante a extração ou corte transversal. Não a trate como uma serra de estilo ocidental super forte - use-a com um pouco mais de delicadeza e seja recompensado.
6. Furador - Um furador irá ajudá-lo em tantos trabalhos simples na loja; eles não são caros e são muito fáceis de usar. Esta pode ser uma daquelas ferramentas que você herdou de seu avô, junto com sua plaina de bloco. Se for esse o caso, um simples afiar em uma lixadeira fina e uma limpeza rápida com um pouco de lã de aço e cera farão você querer pegar esta ferramenta simples.
7. Serra tico-tico (Serra de copiar) - Curvas estreitas nem sempre são fáceis de fazer. Mesmo com uma serra de fita, algumas curvas são muito estreitas para serem concluídas. Uma serra tipo tico tico pode não cortar tão rápido quanto uma serra de fita, mas será excelente quando sua serra de fita atingir seus limites.
8. Faca de escultura simples - Você pode obter uma faca de marcação dedicada se desejar, mas se eu tivesse apenas uma faca de qualidade em minha oficina, seria esta. Ele pode fazer muitos cortes diferentes, e também abrirá caixas e realizará tarefas mais rudimentares na loja.
9. \plaina de ombro - Há vários tamanhos diferentes de plainas de ombro no mercado, mas eu recomendaria uma versão de tamanho médio para a maioria dos marceneiros. Eles são ótimos para ajustar o encaixe de uma espiga em um encaixe, aprofundar rabbets e dadoes e muitas outras tarefas na marcenaria
10. Sistema de afiação de ferramentas - Para que várias dessas ferramentas funcionem corretamente, você precisará investir em um sistema de afiação. Se você optar por um conjunto de pedras, eu escolheria 1000 e 4000 grãos imediatamente, e adicionaria uma pedra de grão 8.000 quando você quiser aprimorar seu desempenho ainda mais.
Ainda poderá se usar lixas de grãos adequados sobre uma placa de vidro que dará resultados excelentes. Quanto menor o grão, mais grossa é a lixa, ou seja, para ferramentas mais cegas o ideal é começar pelos grãos maiores (120, 320 e 600) e ir subindo até grãos mais finos (1200, 2000 e 2500)
Os sistemas de afiação rotativos também funcionam muito bem, mas têm seus prós e contras. Com um pouco de pesquisa e prática, você terá ferramentas úteis e afiadas para o resto de sua vida.