domingo, 11 de dezembro de 2016

plaina de chanrfro

chanfro Plane



[Progressos avião chanfro]Esta é a minha versão do plano de chanfro que aparece em João M. Whelan de Fazer Planos de madeira tradicionais . Ao invés de ficar com tradição, eu decidi fazer um corpo laminado de duas peças. Isso faz com que o corte do encaixe para a parada, cunha e ferro muito mais fácil, e isso me permitiu fazer o único V pelo aplainamento um ângulo em cada metade do corpo do avião. O ferro é feita de um pedaço de aço de ferramenta O1, em forma de mão, endurecida no fogão a lenha e temperado no forno.
Nota: este artigo pode ser traduzido no sistema de copia/colagem em um tradutor.


https://swingleydev.com/woodworking/images/chamfer_plane.pdf



Tradujção direta do artigo do passo a passo da plaina

chanfro Plane

plano de chanfroNa última primavera (2001) Troquei várias janelas na minha casa e queria acrescentar também a minha própria janela guarnição. Ao invés de comprar moldes de ações decidi começar simples e fazer as minhas molduras usando 4/4 de ações com um chanfro nas bordas. Isso proporcionou uma oportunidade perfeita para fazer uma outra ferramenta - um plano de chanfro!
Baixar Os planos para este plano (65 Kb arquivo PDF). (13 de outubro de 2001 - estes planos não são completamente terminado ainda desde que eu ainda estou trabalhando no projeto!)
Eu também percebi que eu iria tentar a minha mão a fazer o ferro para o avião. Desde chamfering não é tão exigente de um aplicativo (sem nós, geralmente de grãos em linha reta, um corte estreito), parece que o tipo perfeito de avião para tomar um menos do que perfeito de ferro feito em casa.
mola de lâmina quente vermelhoO primeiro passo para fazer o ferro plano é para recozer a mola de folha endurecida no fogão a lenha. Uma vez que o fogão a lenha tinha muitas boas brasas no fundo, coloque a folha de mola sobre as brasas, definir um novo pedaço de madeira em cima, e abrir o ar sobre o fogão a lenha todo o caminho. Após cerca de 15 minutos, o ferro está quente vermelho e pode ser colocado num balde de cinzas para arrefecer. Você também pode deixar o metal frio como o fogão esfria, mas eu estava preocupado com deixando-o no fogo por muito tempo como o carbono vai migrar para fora do metal quando fica quente. A foto à esquerda mostra a mola quente da folha vermelha bem antes de eu colocá-lo em cinzas.
Uma vez que a mola ter arrefecido completamente, ele pode ser cortado com uma serra para o tamanho necessário, e martelado plana. Eu também martelado-los plana, enquanto eles ainda estavam quentes (que é provavelmente menos propensos a quebrá-las), mas não deve importa se o metal foi recozido corretamente.
ferro de moagemEm seguida, corte, arquivo ou moer uma luneta inicial sobre a borda do ferro. Ele não tem que ser perfeito, e você não tem que moer todo o caminho até a borda, porque você vai ter de voltar a moer o aro e achatar a volta após endurecimento e têmpera. Endurecimento vai enfraquecer a camada exterior de metal, e você vai precisar para remover este metal.
Uma vez que você tenha obtido a forma perto do que você quer, você está pronto para voltar a aquecer o ferro no fogão a lenha até que fique vermelho cereja. O objectivo é o de obter o metal para o ponto de Curie em que um íman não adere a ele, e depois extinguir-lo em água, solução salina, ou óleo. Por maioria das contas, o óleo é a forma mais segura para a têmpera porque é um processo mais lento e é menos susceptível de causar fissuras ou fraqueza no metal. O petróleo é malcheiroso e pode pegar fogo, no entanto, para estar pronto. Estou usando água quente e não tive quaisquer problemas, mas nunca se sabe quando você está usando metal reciclado.
linhas de layoutAgora, o ferro foi endurecido, é muito frágil, e será difícil de apontar. As pessoas falam sobre um arquivo "skating" em toda a superfície em vez de cavar. Se deixar cair o ferro ou martelar-lo, ele vai quebrar. Para fazer com que o metal mais resiliant, ele precisa ser temperado. A maneira mais fácil de fazer isso é para definir o forno a 375-450, e aquecer o ferro no forno por uma hora ou mais. temperaturas mais baixas resultar em um ferro que fica mais nítida mais tempo, mas é mais frágil.
Aplainamento da exclusivaIniciar no corpo cortando, em quadratura e alisando as duas metades do corpo do avião. Eu costumava bordo duro para o meu avião. As duas faces que serão coladas precisa ser perfeitamente plana e quadrada para a borda inferior. Em seguida, marcar as linhas diagonais nas superfícies interiores para o encaixe. Mark o segundo lado usando as marcas feitas no primeiro semestre de modo que qualquer erros de medição sutis (mas irrelevantes) são reflectidos nas duas metades. marcar também a profundidade do encaixe na parte superior, e marcar as bordas da sola angular no interior e na parte inferior de cada metade. Os seus espaços em branco deve ser parecida com os espaços em branco à esquerda (minhas linhas são mais enfatizado na imagem).
serrar mortiseÉ mais fácil de avião o único ângulo em cada peça antes de serrar e cortar os encaixes porque o avião pode andar na sola do outro lado da peça. Eu estou usando um avião jack Stanley (# 5), aplainamento direito de as linhas.
chopping mortiseVi ao longo das bordas do encaixe e cortar para fora a resíduos. Isto é muito mais fácil se você cortar uma série de kerfs na porção desperdício de pinça. Após cerca de escarificação os resíduos, use um grande formão ou um avião ombro para limpar a parte inferior do encaixe.
Uma vez que o encaixe foi limpa, coloque o branco juntos em seu torno, alinhar o único e mortise perfeitamente, e um furo através de ambas as metades do dedo do pé e calcanhar. Use um spokeshave ou o que significa que você tem que formar pinos que se encaixam nesses buracos. Finalmente, coloque um pouco de cola nas estacas e nas faces interiores do corpo do avião, conduzir os pinos casa e prender o corpo juntos até que a cola secar.

Se os encaixes não se alinham perfeitamente, limpá-los com um cinzel muito afiada, flutuador de um fabricante do avião, ou uma lima fina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário