Quando usar o selador
A rigor, qualquer acabamento que forme um filme na madeira pode ser usado como selante. Alguns revestimentos são tão bons nessa tarefa sozinhos que são chamados de acabamentos "autovedantes". Outros acabamentos não são, e eles se beneficiam de selantes especiais.
A goma - laca e os acabamentos à base de óleo (incluindo óleo dinamarquês , verniz e poliuretano ) funcionam tão bem sozinhos que não requerem nenhum selante especial por baixo. Alguns finalistas preferem diluir a primeira camada desses materiais para secar mais rápido ou lixar mais facilmente, mas essa é uma escolha estritamente pessoal.
A laca e os revestimentos à base de água , por outro lado, funcionam melhor sobre o selante. O selante certo bloqueará os óleos e ceras contaminantes, reduzirá o número de camadas necessárias evitando a absorção excessiva, melhorará a adesão e reduzirá o aumento de grãos, especialmente sob revestimentos à base de água.
A madeira também desempenha um papel importante. Com madeiras muito densas, como o buxo, geralmente você pode omitir o selador. No entanto, madeiras esponjosas ou absorventes, como choupo e a maioria das madeiras macias, podem se beneficiar muito com o selante, especialmente sob a laca. A camada seladora envolve a madeira porosa, evitando que as primeiras camadas de verniz sejam excessivamente absorvidas.
Alguns cedros e membros do gênero dalbergia, que inclui pau-rosa, cocobolo e madeira negra africana, contêm antioxidantes que impedem a cura dos acabamentos à base de óleo, mas não afetam a goma-laca, a laca ou a maioria dos revestimentos à base de água. Use Zinsser SealCoat ou goma-laca desparafinada como um primer transparente antes de aplicar acabamentos à base de óleo nessas madeiras.
Aplicando Selador
Você pode aplicar o selante como faria com qualquer revestimento, com um pincel, pistola ou almofada, mas nem sempre é o melhor. Depois de uma camada, as áreas com grãos finais e esponjosas ainda podem estar "famintos" e insuficientemente seladas, enquanto as áreas de grãos planos mais densos estão começando a acumular muito revestimento. Existe uma maneira de contornar isso.
Imagine se você submergisse um pedaço de madeira em um selador, deixando-o absorver tudo o que poderia no grão final ou nas áreas esponjosas, depois o remova e limpe toda a superfície. Ambas as áreas mais e menos absorventes seriam saciadas, mas nenhum excesso de acabamento seria empilhado no topo. Embora nem sempre seja prático submergir as peças em uma cuba com selante, você pode fazer uma estimativa disso inundando o selante com a mão e, em seguida, enxugando-o. Eu uso um esfregão abrasivo de náilon como aplicador e, em seguida, limpo com papel toalha enquanto ainda está úmido. Use luvas e trabalhe em pequenas áreas de cada vez para que o selante não seque antes de limpá-lo.
A vantagem desse método é que ele permite que o grão final absorva o máximo de selante possível, mas limpa qualquer superfície extra plana de grão que tende a absorver menos. Uma vez que o selador está seco, toda a peça é uniformemente selada, e a próxima demão de acabamento terá o mesmo layout em todas as áreas.
Seladora versus seladora de lixa
Existe uma grande confusão sobre a diferença entre selante e selante de lixamento . O selante de lixa é um material específico desenvolvido para a indústria de laca, mas de alguma forma o nome se espalhou para coisas que deveriam, por direito, ser chamadas simplesmente de selador. Por exemplo, o rótulo Zinsser SealCoat o chama de selante de lixa quando é realmente um selador reto. O que é, então, o verdadeiro selante de lixamento?
Se você já pulverizou laca de nitrocelulose diretamente em madeira esponjosa como o choupo, sabe que ela absorve um pouco antes de o filme começar a se formar. Para lidar com esse problema, o selante de lixa foi desenvolvido adicionando estearato de zinco, um sabão macio e fofo, à laca. Isso faz com que a laca se acumule mais rápido, selando a madeira esponjosa rapidamente. O selante estearado também lixa facilmente (foto acima) porque os estearatos o tornam mais macio e agem como um lubrificante.
Alguns avisos sobre o selante de lixa estearado são necessários. Muitas pessoas presumem que devem usar selante de lixa em todos os acabamentos. Isso não é verdade. Na verdade, os selantes de lixa estearados não são compatíveis com alguns acabamentos. Felizmente, distinguir o selante de lixa do selante simples é bastante fácil. Abra a lata e olhe dentro. Os selantes estearados são geralmente bastante turvos (frasco da direita, foto abaixo), enquanto os selantes não estearados, como goma-laca desparafinada e SealCoat, são transparentes ou translúcidos (frasco da esquerda, foto abaixo).
Outro problema é aplicar muito selante de lixa. Por ser mais macio do que a laca que fica acima, use apenas uma ou duas camadas. Acumular muito selante de lixa pode tornar o verniz mais duro acima dele mais sujeito a lascar e rachar.
Como o selante de lixa se acumula rápido e lixa facilmente, algumas pessoas tentam usá-lo como preenchedor de poros, acumulando camada após camada e lixando novamente até que os poros da madeira sejam preenchidos. Essa não é uma boa ideia porque a maioria dos acabamentos, incluindo os selantes, tende a encolher com o tempo e, à medida que isso acontece, os poros aparecem como pequenas depressões em um acabamento liso. Para preencher os poros da madeira, é melhor usar um enchimento de poros.
O que é Pore Filler?
O enchimento de poros é um material inerte que você embala nos poros de madeiras com poros grandes. Normalmente contém um aglutinante, para mantê-lo unido e ajudá-lo a permanecer nos poros da madeira, e uma grande quantidade de sólidos finamente moídos, como areia, gesso, farinha de madeira e talco. Por ser inerte, não encolherá sob o acabamento. Portanto, uma vez que os poros são preenchidos, o acabamento fica em uma superfície estável e lisa e os poros preenchidos não irão formar covinhas à medida que o acabamento envelhece.
O enchimento de poros é um material inerte que você embala nos poros de madeiras com poros grandes. Normalmente contém um aglutinante, para mantê-lo unido e ajudá-lo a permanecer nos poros da madeira, e uma grande quantidade de sólidos finamente moídos, como areia, gesso, farinha de madeira e talco. Por ser inerte, não encolherá sob o acabamento. Portanto, uma vez que os poros estejam preenchidos, o acabamento fica em uma superfície estável e lisa e os poros preenchidos não irão formar covinhas à medida que o acabamento envelhece.
Quando usar o Pore Filler
É importante entender que o preenchimento dos poros é opcional, não obrigatório, e só é apropriado em determinadas situações. Você nunca precisa de preenchimento de poros com madeiras que não têm poros grandes e visíveis. Por exemplo, madeiras como bordo, cereja, amieiro, buxo, bétula, faia e a maioria das madeiras macias, incluindo pinho, abeto e cicuta nunca precisam de enchimento de poros, não importa o acabamento que você escolheu. As únicas madeiras com as quais você pode querer usá-lo são aquelas com poros muito proeminentes, como mogno, cedro espanhol, koa, nogueira, pau-rosa, teca, freixo e carvalho, para citar alguns.
Mesmo nessas madeiras, preencher os poros é estritamente opcional. Carvalho e freixo, por exemplo, geralmente são feitos em acabamentos de poros abertos hoje em dia. Embora o acabamento cubra a madeira e os poros, ele segue os contornos, permitindo que a textura dos poros da madeira telégrafo através do acabamento.
Na verdade, há apenas uma situação em que você deve usar o preenchimento de poros; quando você deseja um acabamento liso do vidro em uma madeira que tem poros profundos proeminentes. Como essa é, relativamente falando, uma situação rara, você não encontrará preenchedor de poros na maioria das lojas de tintas ou em casa. É um item especial vendido principalmente em lojas especializadas em marcenaria. Muitos finalizadores usam-no apenas em superfícies planas e tampos de mesa onde os poros aparecem mais proeminentemente.
Existem dois tipos de preenchimento de poro, à base de óleo e à base de água , e eles se comportam de maneira bem diferente. O enchimento à base de óleo proporciona mais tempo de trabalho, mas seca mais lentamente. O enchimento à base de água seca muito mais rápido e geralmente lixa com mais facilidade. Por causa dessas diferenças, uso dois métodos muito diferentes com eles. A única coisa igual é que ambos devem ser mexidos muito bem.
Aplicação de enchimento à base de óleo
O enchimento à base de óleo começa como uma pasta espessa. Você pode usar assim, mas eu prefiro diluir com álcool mineral até a consistência de creme de leite. Escove a superfície ou esfregue com esponjas abrasivas de náilon, mas certifique-se de aplicar o suficiente para preencher completamente os poros e cobrir a superfície. Depois de aplicado, fica com um aspecto brilhante e úmido, mas em pouco tempo, que varia de acordo com a temperatura e a ventilação da sua oficina, a superfície começará a ficar turva. Nesse ponto, pegue um pedaço de serapilheira ou juta e use-o para esfregar o material de enchimento, agora engrossado, em um movimento circular, de modo a comprimi-lo firmemente nos poros.
Quando começar a ficar muito grosso para funcionar, ou quando tiver certeza de que os poros estão compactados, remova o excesso de enchimento da superfície da madeira. Pegue um pedaço limpo de juta, serapilheira ou um punhado de excelsior e esfregue o excesso de enchimento esfregando transversalmente ou diagonalmente ao grão. Esfregar com o grão pode puxar o enchimento para fora dos poros. Deixe a madeira o mais limpa possível e deixe o enchimento curar por três dias antes de lixar. Não importa o quão bem você tenha limpado, haverá algum resíduo seco na superfície. Retire lixando cuidadosamente com lixa 220 ou 320 até que haja enchimento apenas nos poros e não na madeira entre eles.
Aplicação de enchimento à base de água
O enchimento à base de água é mais rápido e fácil de usar. Dilua com água até obter a consistência de creme, se necessário. Como seca muito mais rápido, é melhor trabalhar uma área menor por vez. Não se preocupe com as sobreposições. Se você fizer isso corretamente, eles não aparecerão.
Você pode escová-lo, mas prefiro aplicá-lo generosamente com uma esponja abrasiva de náilon, esfregando nos poros enquanto o aplico. Trabalhe rápido e assim que uma área for coberta, retire o excesso. Use um pedaço de plástico rígido (um cartão de crédito velho funciona perfeitamente) e retire todo o excesso. Segure o plástico em ângulos retos com a fibra e puxe-o na direção da fibra. O plástico passará sobre os poros, deixando-os cheios, mas irá raspar a maior parte do excesso de enchimento da superfície.
Depois de limpar a superfície, deixe secar durante a noite. Como antes, haverá algum resíduo na superfície. Lixe cuidadosamente com lixa 220 ou 320 até que não haja nenhum resíduo na superfície e os poros sejam preenchidos rente à madeira.
O que vem primeiro, mancha ou preenchimento?
Se você tingir antes ou depois do enchimento, depende muito da aparência que você está procurando. De modo geral, as manchas de tinta vão antes do enchimento, mas as manchas de pigmento são aplicadas depois que a madeira é preenchida e lixada. Esta não é uma regra rígida e rápida, pois quando você tingir mudará a aparência da madeira preenchida. Experimente scrap em ambos os sentidos e veja o que agrada a você. Se você manchar primeiro, sele a madeira com uma camada fina de acabamento antes de encher.
Selar a madeira antes do enchimento facilita a limpeza do excesso de enchimento e é uma boa precaução ao aplicar o enchimento à base de óleo no mogno. Em casos raros, o mogno pode absorver óleo e tornar o enchimento cinza vários meses após a cura do acabamento. O preenchimento com selante também permite usar preenchimento colorido para criar contraste. Por exemplo, a aplicação de um enchimento escuro em madeira selada de cor mais clara adiciona poros escuros dramáticos, mas mantém os destaques mais claros da madeira de fundo. Visto à distância, parece meramente madeira manchada, mas conforme você se aproxima, o contraste dá à madeira uma profundidade e riqueza que a pintura simples raramente oferece.
Cor e Transparente
O filler vem em uma ampla gama de cores, principalmente tons de madeira, e em tons neutros, que é bege ou cru. Devido ao alto teor de sólidos, mesmo o enchimento neutro é opaco. Use preenchimento da mesma cor da madeira para ocultar os poros e criar uma aparência mais uniforme e monocromática, ou escolha preenchimento mais escuro ou mais claro para criar poros contrastantes.
Para criar um preenchimento de cor personalizado, comece com uma cor mais clara do que a desejada. Freqüentemente, esse enchimento será neutro. Adicione pequenas quantidades de pigmento. Adicione cores a óleo do artista ou cores do Japão ao enchimento à base de óleo e adicione cores acrílicas do artista à base de água. Você também pode adicionar cores de tingimento universais a qualquer um deles, mas adicione cores com moderação. Se você precisar de muito, mude para um preenchimento mais escuro como sua base.
Muitas pessoas que querem preencher os poros, mas não querem uma cor opaca neles, insistem em preencher os poros com acabamento. Em resposta a essa necessidade, várias empresas surgiram com preenchedores de poros transparentes. Todos eles são à base de água e são aplicados da mesma forma que os enchimentos opacos à base de água. A única ressalva é que todos eles parecem encolher durante a secagem mais do que suas contrapartes opacas, então não se surpreenda se você precisar preencher os poros duas ou até três vezes para nivelá-los.
Tradujzido pelo Blog.
Artigo original em inglês e créditos: https://www.rockler.com/learn/wood-sealers-pore-fillers
Theodore Roosevelt, Jr. foi um estadista, historiador, naturalista, autor e político norte-americano que serviu como Presidente dos Estados Unidos de 1901 a 1909, tendo ascendido à presidência depois de ocupar brevemente o cargo de Vice-presidente.
Nascimento: 27 de outubro de 1858, Theodore Roosevelt Birthplace National Historic Site, Nova Iorque, Nova York, EUA
Falecimento: 6 de janeiro de 1919, Sagamore Hill National Historic Site, Cove Neck, Nova York, EUA
Altura: 1,78 m
Partido: Partido Republicano
Filhos: Theodore Roosevelt Jr., Alice Roosevelt Longworth, MAIS
Cônjuge: Edith Roosevelt (de 1886 a 1919), Alice Hathaway Lee Roosevelt (de 1880 a 1884)
Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Theodore_Roosevelt