sábado, 7 de janeiro de 2023

PWW sliding-mortise-gauge

   


Velho e novo. Embora existam muitos tipos de medidores de encaixe (eu tenho mais do que alguns), o meu favorito é esta versão de dois feixes. Gostei tanto que copiei.

Faça sua própria cópia desta ferramenta vintage de precisão.

Mesmo depois de dois anos trabalhando sozinho, ainda posso ouvir os visitantes da minha loja do museu onde trabalhei por 20 anos: “Meu avô era carpinteiro…”. É uma linha que ouvi muito. Eu costumava desejar um botão secreto que eu pudesse pisar para dar uma sugestão, em um volume tremendo, a música de John Prine: “Vovô era carpinteiro/ele construiu casas, lojas e bancos/fumou cigarros Camel e martelou pregos em tábuas”.

Eu não tinha esse botão; Resisti à vontade de cantar e a conversa serpenteava de um jeito ou de outro. Em muitos casos, incluía o visitante apontando para um medidor de marcação e dizendo: “Eu tenho uma dessas ferramentas – o que é isso?” De longe, é a ferramenta não identificada mais comum entre o público em geral, de acordo com minha pesquisa informal das últimas duas décadas.

Embora muitas vezes me pergunte por que as pessoas o guardaram se não sabiam o que é, não é surpresa que haja tantos por aí. A maioria dos marceneiros que usam aviões e bancos tem vários medidores de marcação ou medidores de encaixe ao redor. Eu tenho cerca de seis deles – não muito por qualquer padrão, mas mais do que posso usar de uma só vez.

Tenho alguns feitos em loja, versões novinhas em folha, exemplares vintage ingleses, um alemão e algumas antiguidades sem nome que não pude resistir.

Alguns medidores de marcação têm parafusos de dedo para apertar a cerca, mas eu prefiro uma cunha para fixá-la no lugar. Meu medidor de marcação diário é uma versão caseira que eu aperto com um golpe sólido no banco para prender a cunha. Uma mão, um golpe. Apertado.

https://www.popularwoodworking.com/arts-mysteries/wedged-sliding-mortise-gauge-




Hermann Karl Hesse foi um escritor e pintor alemão. Em 1923, ele se naturalizou suíço. Em 1946, recebeu o Prêmio Goethe. Wikipédia

Nascimento: 2 de julho de 1877, Calw, Alemanha

Falecimento: 9 de agosto de 1962, Montagnola, Collina d'Oro, Suíça

Cônjuge: Ninon Hesse (de 1931 a 1962), Ruth Wenger (de 1924 a 1927), Mia Hesse-Bernoulli (de 1904 a 1923)

Influenciado por: Sidarta Gautama, Thomas Mann, 

Obras de arte: Casa Bodmer, Ticino landscape, Montagnola, 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermann_Hesse

Nenhum comentário:

Postar um comentário