sexta-feira, 27 de abril de 2018

É bom saber: a lixa

Dado que estava meio fraquinha a postagem, incrementei com o artigo abaixo:
Seis técnicas para usar lixa

A lixa é um tipo especial de papel feito de um material abrasivo. Na verdade, a lixa costuma ser um abrasivo revestido. A lixa é geralmente usada para a melhoria da casa para tornar a superfície mais lisa e remover pequenas quantidades de material da superfície. A lixa é usada em diferentes tipos de trabalho. Geralmente é feito de granada, esmeril, óxido de alumínio, carboneto de silício, óxido de zircônio e óxido de cromo.
1 - Distinguir Grits Grosseiros e Finos
A lixa é numerada com grits e, de acordo com essa escala, os números mais baixos significam que o grão é grosso e os números mais altos significam que o grão é mais refinado. Por esse motivo, recomenda-se que você comece a trabalhar com uma lixa grossa e continue com um papel de parede mais fino à medida que avança no trabalho de lixamento.
2 – Usando esponjas de lixamento
A escala média de lixa varia de 220 a 800, sendo 220 o mais grosseiro e 800 o melhor. Existem cinco números: 220, 320, 400, 600 e 800.
Os fabricantes de lixas geralmente produzem uma variedade de esponjas de lixamento também. Estas esponjas fazem parte da família das lixas e têm as mesmas funções e sistema de areia
3 – Lixando chapas de metal
Tenha cuidado ao usar uma lixa em chapa de metal. A lixa pode ser usada em vários tipos de chapas, ou seja, ouro, prata, cobre, latão, níquel e aço. Comece a lixar o metal com uma lixa de 220 grânulos, pois se você usar um grão menor, corre o risco de danificar o metal com riscos profundos. Você usa uma lixa para remover arranhões e mossas do material. É muito importante que você lixe em uma direção e mantenha essa direção o tempo todo.
4 - Usando uma lixa de 320 grãos
Quando você perceber que não tem mais arranhões na chapa, guarde a lixa de 200 grãos. Lave-a corretamente e substitua-a por uma lixa de 320 grãos. Use esta nova lixa, lixando em um movimento perpendicular à direção anterior. Inspecione o material e verifique se a lixa 220 não deixa marcas.
5 - Usando uma lixa de 400 grãos
Uma vez que você terminar de lixar com a lixa de grão 320, certifique-se de lavá-lo cuidadosamente e, em seguida, substituí-lo com uma lixa de 400 grãos. Comece a lixar em uma direção perpendicular à anterior, para que você esteja lixando na mesma direção da lixa 220.
6 - Acabamento com lixas de grão 600 e 800 grit
Repita os mesmos procedimentos com a lixa de 600 grãos. Se você ainda não estiver satisfeito com o resultado ou quiser ter certeza de que o material está completamente lixado, use também a lixa de 800 grãos. Agora seu material é lixado e está pronto para ser polido.
Lembre-se sempre de usar uma máscara facial ao usar uma lixa para evitar a inalação das partículas removidas pela lixa. Você também reduzirá a presença de partículas no ar se decidir usar uma lixa com água.
A lixa não é usada apenas para limpar chapas metálicas antes da fabricação. Também é usado como ferramenta de acabamento para jóias de arte. A lixa é geralmente usada para dar à joalheira um visual polido e brilhante; como aquele de um espelho, ou um olhar áspero; como se as jóias estivessem arranhadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário