domingo, 22 de março de 2020

WoodCentral: Lixar e aplainar os trabalhos.


Discussão sobre lixar ou aplainamento manual  os trabalhos, artigo traduizivel: "A descoberta mais surpreendente que fiz no fórum de ferramentas manuais é a de que existem pessoas que não lixam seus projetos antes de concluí-los. Essa abordagem era tão estranha à minha maneira de trabalhar madeira que levei alguns anos até para considerar seus méritos.
Eu estava prestes a montar outro armário de parede estilo Krenov. É o caso típico pequeno e de granulação mansa, então decidi experimentar essa abordagem de planejamento. Em vez de lixar, afiei os 5½ e alisei as superfícies das peças. A remoção das ondulações e do esmalte da plaina elétrica funcionou bem, mas embotou o ferro o suficiente para exigir a afiação antes que um bom acabamento final pudesse ser obtido. Acho que poderia me convencer de que planejar essas ondulações é mais conveniente do que lixá-las, pelo menos para pequenos projetos com grãos mansos. Também ficou claro que um meio rápido, e não apenas eficaz, de restaurar a borda do ferro com perfeição é necessário para satisfazer minha necessidade de prosseguir com um projeto quando ele chegar aos seus passos finais."
                                                                                           imagem ilustrativa não faz parte do artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário