sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

é bom saber: Hand-Plane-Tune-Up_FINAL.indd

 PDF com artigo em inglês, traduzível com copiando e colando:   "Use esta estratégia simples de 4 etapas para transformar um avião antigo em um super barbeador.

Eu perdi a conta do número de aviões que trouxe de volta da beira do precipício, mas se eu somasse as ferramentas que comprei, mais os órfãos que foram deixados em caixas do lado de fora da minha porta, o número iria bater quádruplos dígitos. Surpreendentemente, ainda estou ansioso para ressuscitar o próximo avião que pousar no meu banco. Alguns podem me considerar um viciado em ferramentas antigas, mas o que há de errado com a pressa que vem de trazer uma nova vida a uma ferramenta velha, ou de ajudar um colega marceneiro a colocar uma preciosa ferramenta de segunda mão de volta ao serviço? Deixando as emoções de lado, os planos manuais são mais do que apenas artefatos históricos. Com um pouco de know-how e uma boa quantidade de graxa de cotovelo, a maioria pode ser transformada em ferramentas práticas para qualquer marcenaria dos dias modernos.

Não endosso o mantra "eles não fazem como costumavam fazer", mas sei que os compradores mais experientes podem comprar um bom avião vintage por uma fração do custo de uma ferramenta totalmente nova. Em muitos casos, um avião antigo pode ser colocado de volta ao trabalho com quase o mesmo esforço de preparar uma nova ferramenta.


lembre-se: avião = a plaina manual

https://www.woodcraft.com/media/W1siZiIsIjIwMTgvMDYvMjgvMTEvNDYvNTEvNzI3Lzg0X2Z0X0hhbmRfUGxhbmVfVHVuZV9VcF9GSU5BTC5wZGYiXV0/84_ft_Hand-Plane-Tune-Up_FINAL.pdf?sha=11f3ae166fef49d4

cópia de segurança:

https://drive.google.com/file/d/1kcjA79-NxmSP-1V218Dqmd4_NzkV2t2D/view





Nenhum comentário:

Postar um comentário