domingo, 20 de dezembro de 2020

WoodCentral: Straightening a Backsaw Blade

 

Endireitando uma lâmina de um serrote de costa

por Ted Shuck

Tive algum sucesso endireitando lâminas de serra traseira.




Existem duas classes gerais de problemas. Um, se a lâmina tiver curvas acentuadas - elas precisam ser aplainadas (marteladas) para endireitar a lâmina. A lâmina pode precisar ser removida por trás se estiver em mau estado. Dois - se houver apenas um arco ou onda suave na lâmina, isso pode ser causado por três problemas possíveis.

  1. A lâmina não está sob tensão por trás. Pense nas costas como uma longa mola de folha que deve manter a lâmina sob tensão o tempo todo. Se as costas estiverem empurrando as pontas da lâmina, porém, isso fará com que a lâmina se curve. Isso pode ser corrigido colocando a ponta da lâmina em um pedaço de retalho e batendo na ponta das costas com um martelo. Não bata com força. Tudo o que você quer fazer é enfiar a lâmina nas costas uma parte infinitesimal de uma polegada de modo que ela coloque a lâmina de volta sob tensão.

  2. As costas estão dobradas em uma onda. Você pode testar isso colocando uma régua ao longo da lâmina ao lado da parte de trás. Não deve haver lacunas. Se houver, coloque as costas no torno, com algum acolchoamento para evitar arranhões, e dobre as costas retas. Encontrei serras que têm uma linha reta de dentes, mas um arco perto da parte de trás. Eles iniciarão um corte fino, mas não serão cortados em linha reta muito longe. Pode ser muito frustrante afiar e ajustar uma serra como esta e não ser capaz de descobrir por que ela não corta direito por mais de meia polegada! DAMHIKT!

  3. As costas estão torcidas. Se as costas estiverem retas e a lâmina sob tensão, uma torção nas costas ainda pode fazer com que a lâmina da lâmina se curve. Coloque as costas em seu torno acolchoado e use uma grande chave Crescent para segurar a lâmina e torça-a para remover o arco. Isso pode exigir agarrar a lâmina perto do calcanhar no torno e torcê-la perto do meio, depois prendê-la no torno em um local diferente e girá-la em outro lugar para remover todo o arco.

Por meio de uma combinação desses métodos, consegui endireitar todas as serras que encontrei.


Assiste esse vídeo, são apenas 7 minutos e tenha uma aula com Paul Sellers sobre endireitar as laminas do serrote de costa.


                                                    O vídeo é legendado em inglês e pode ser traduzido pelas ferramentas do Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=tzc4tQ5CRxk



Nenhum comentário:

Postar um comentário