Consertando uma escultura de madeira danificada
Costuma-se dizer que a escultura é uma forma de arte que requer múltiplas habilidades. A maioria dos escultores reconhecerá prontamente as disciplinas óbvias: esculpir, pintar, engenharia, projetar - a lista é infinita. Uma habilidade que deve ser definitivamente incluída na lista de talentos de um escultor é a de reparador. Danos e reparos são tópicos em que os entalhadores geralmente não gostam de pensar porque representam um retrocesso ou, no mínimo, uma interrupção no movimento de avanço em direção a uma peça acabada. Existem muitos tipos de danos e reparos subsequentes que ocorrem nos entalhes. Os poucos tipos básicos de reparos que abordarei aqui tratam de um entalhe em andamento. O mais importante a lembrar sobre um reparo também é o mais desafiador: o reparo deve ser permanente e invisível. O melhor reparo nunca deve ser visto.
O tipo de reparo mais difícil para mim envolve combinar a textura existente no entalhe com a textura na área reparada para que não haja interrupção nas linhas de farpa. Diferentes tipos de dano requerem diferentes tratamentos com base no tipo de textura ou dano. Para a maioria dos reparos básicos, eu uso epóxis como enchimento ou material de acumulação e, às vezes, insertos para substituir madeira muito danificada. Alguns epóxis funcionam muito bem e outros não. Quase todos os epóxis não aceitam muito bem a textura queimada porque o calor de uma caneta para queimar faz com que o epóxi derreta e se esfarele. A maioria dos epóxis que funcionam bem como agentes de ligação não funcionam muito bem para substituir a textura em pedra ou queimada. Saber qual material epóxi usar para um reparo específico ajuda a aliviar a frustração e a sensação de perda de tempo associada à realização de reparos.
Reparando esculturas de madeira
Qualquer abordagem escolhida para fazer um reparo individual deve ser vista como parte do processo de escultura. Não tente perder tempo se preocupando se a escultura está realmente danificada ou quebrada. Em vez disso, tente pensar na maneira mais eficaz (lembre-se, invisível) de fazer o reparo. Alguns reparos são simples e fáceis, outros são mais complicados e requerem soluções mais inovadoras. Lembre-se de que o tempo e o esforço investidos no reparo serão recompensados mais tarde, quando o entalhe for concluído e não houver nenhum sinal visível para lembrá-lo de que o dano já aconteceu
Os três tipos de epóxi geralmente usados para reparos: Quick-Cure Epoxy, Kulis Karvit e Quikwood.
PREPARAR MATERIAIS
Normalmente um dos três tipos de epóxi para a maioria dos reparos básicos, o tipo de reparo a ser feito determina o tipo de epóxi a ser usado. Para reparos, os epóxis são geralmente usados como enchimento ou material de reforço ou como material de ligação. Embora todos os três epóxis possam realizar todas as três tarefas, cada um possui características que o orientam para um uso mais específico.
Todos os três produtos são epóxis de "duas partes", ou seja, consistem em uma resina e um endurecedor. O tubo rotulado como Quikwood vem em forma de bastão com a resina envolvendo um núcleo de endurecedor. A quantidade desejada de material é simplesmente cortada da ponta do palito com uma faca e amassada até que as duas partes estejam completamente misturadas até obter uma consistência semelhante a uma massa. Freqüentemente, o Quikwood é usado para reparar áreas que serão, ou já foram, texturizadas com uma pedra. Uma vez que este material se maquina muito bem depois de endurecer, a textura apedrejada em um pássaro pode ser substituída ou duplicada com esse material. Este material começa a solidificar em cerca de 15 minutos e é solúvel em água até endurecer. Alguns escultores acreditam que podem queimar esse material com uma caneta de queima, mas não tentei fazer isso.
Kulis Karvit vem em dois recipientes de plástico, um contendo a resina e o outro o endurecedor. Quantidades iguais de resina e endurecedor são amassadas para formar uma mistura muito pegajosa e semelhante a uma massa. Este material é excelente para fazer reparos em áreas já texturizadas com caneta de queima. É formado e modelado enquanto ainda é macio, e os detalhes são pressionados na superfície antes de endurecer. Este material também é excelente para ajustar os olhos (e formar as pálpebras) e fazer os pés. Também é solúvel em água até endurecer.
O Quick-Cure Epoxy nos frascos mais altos à esquerda é um tipo de epóxi de cinco minutos. Partes iguais da resina e do endurecedor são agitadas, ou misturadas, em uma superfície plana para formar um líquido espesso com cerca de três a cinco minutos de tempo aberto. Este epóxi transparente é usado como um material de ligação e funciona bem em materiais de madeira e não-madeira.
Uma esmerilhadeira pode ser usada para moldar ou remover qualquer um dos três tipos de epóxi, desde que a broca e a velocidade da ferramenta corretas sejam usadas. Todos os epóxis respondem mal a velocidades de moagem mais altas por causa do calor gerado pela fricção da broca contra o epóxi. Quase qualquer tipo de broca irá carregar e ficar obstruída à medida que o epóxi amolece com o calor. Velocidades de moagem mais lentas não geram tanto calor e as brocas cortam ou lixam com mais eficácia
Um cortador de carboneto funciona bem para remoção de massa. Como a velocidade de retificação é lenta, uma broca agressiva como uma fresa de metal duro ajuda a acelerar a remoção do material. Uma broca "dentada" (como um cortador de metal duro ou cortador de toco) pode ser facilmente limpa com uma ferramenta afiada e pontiaguda.
Um cortador de toco em forma de botão também funciona bem para a remoção de massa e limpa tão facilmente quanto o cortador de carboneto.
Duas pontas de diamante em forma de chama têm grão médio e funcionam bem para moldar epóxis curados como massa de vidraceiro. Uma velocidade de desbaste mais lenta é especialmente importante com brocas de diamante, pois sua superfície arenosa pode ser carregada rapidamente com epóxi. Golpes leves, baixa rotação e paciência irão produzir resultados excelentes. Se esses bits carregarem, eles podem ser limpos com acetona ou um limpador de forno tipo espuma (com ventilação adequada).
Uma haste de pedra cerâmica é uma haste sólida de 3/32 "de diâmetro com a extremidade revestida de um cone invertido com uma pedra de lapidação de diamante. Esta broca é uma ferramenta de texturização muito eficaz para retificar (lapidar) em linhas de farpa. É muito fácil de controlar, e esta forma é facilmente modificada. A eficácia e o controle da haste de pedra de cerâmica podem ser aprimorados pela retificação de pequenas ranhuras na lateral do cone invertido. Um diamante de granulação fina de extremidade segura é usado para retificar as ranhuras. As ranhuras saia da extremidade externa do cone, deixando dentes muito pequenos na borda. Esses dentes tornam a broca um pouco mais agressiva e mais fácil de controlar, pois é passada da madeira ao epóxi. Normalmente coloco quatro ranhuras igualmente espaçadas ao redor do perímetro do cone .
Outra ferramenta de texturização eficaz é uma pedra sintética revestida com um formato de cone ligeiramente invertido. Tanto a haste de pedra cerâmica quanto a broca de pedra sintética funcionam bem para texturizar sobre o epóxi Quikwood.
este artigo é muito interessante para quem quiser se inteirar mais sobre o assunto, esta em inglês, mas pode ser traduzido:
Portanto, o bisavô de um amigo meu era escultor e compositor em madeira. Ele criou esta bela escultura em madeira por volta de 1910. Estava checando de uma maneira muito ruim. ("Verificar" se você é novo no trabalho com madeira são as rachaduras na madeira que se formam quando a umidade ou cura da madeira não é feita corretamente. Se você tiver espaço e tempo, faça um esforço para começar a curar suas próprias madeiras entalhadas. assim que tiver o bug de escultura em madeira, você ficará feliz por ter estoque de madeira extra disponível.)
Se você tem uma escultura de madeira ou outra madeira que precisa de conserto, esta é uma maneira muito fácil e acessível de dar nova vida a peças danificadas, sejam móveis ou esculturas.
Você tem escultura em madeira com forte verificação ou formação de rachaduras?
https://www.instructables.com/Wood-Sculpture-Restoration/
Nenhum comentário:
Postar um comentário