Vamos enfrentá-lo: a serra tico-tico muitas vezes parece mais em casa no local de trabalho do que na loja. Claro, é ótimo para cortes grosseiros em madeira de construção e cortes curvos em todos os tipos de materiais, mas para trabalhar madeira, tendemos a usar uma serra de fita ou serra de rolagem.
Apesar de sua reputação de corte grosseiro, acredito que a serra tico-tico, quando equipada com a lâmina certa (foto acima), ganhou um lugar ao lado de seu roteador, serra de mesa e outras ferramentas para trabalhar madeira. Aqui estão cinco tarefas que uma serra tico-tico pode executar com rapidez e precisão.
Preparando as peças do projeto. Quase todas as partes do projeto começam como placas maiores. E embora você certamente possa usar uma serra de mesa para quebrar essas pranchas grandes, a serra tico-tico apresenta uma solução mais prática.
Imagine, por exemplo, que você encontrou um quadro grande que contém todas as frentes de gaveta, trilhos e travessas ou outras peças correspondentes. Em vez de tentar planejar todos esses cortes em uma serra de mesa, use giz para traçar e rotular cada parte. Em seguida, use uma serra tico-tico para cortar cada uma dessas partes individuais (foto principal acima).
Corte um pouco fora das linhas de layout e, em seguida, você pode usar sua junta e serra de mesa para aparar as peças no tamanho final. É muito mais fácil do que tentar manobrar uma tábua grande e desajeitada em uma serra de mesa.
Fazendo Grandes Curvas. A maioria dos marceneiros confia em suas serras de fita para cortar curvas. Mas o que acontece quando você tem uma grande curva em uma peça grande, como a borda de um pedaço de compensado?
A resposta, claro, é a serra de vaivém. Apenas fique um pouco fora da linha enquanto corta e lixa a curva até sua dimensão final.
Criação de entalhes de canto. Entalhes de canto também são comuns em madeira. Um exemplo disso é quando você precisa entalhe um painel de prateleira para encaixar nas pernas da bancada.
Com a serra de vaivém, esta operação é um piscar de olhos. Apenas guie a base da serra com um esquadro e corte de cada lado do entalhe para completar o corte.
Entalhes de ponta. Um uso típico para uma serra tico-tico é cortar um buraco ou entalhe no centro de um painel. Normalmente, isso é feito perfurando um orifício em cada canto e cortando entre os orifícios com a serra.
Uma serra tico-tico também é eficiente para cortar um entalhe na borda de uma placa ou painel. E existe um método para fazer isso sem fazer furos. Primeiro, corte os dois ressaltos do entalhe, conforme mostrado na ilustração. Em seguida, faça um corte curvo que comece na borda da prancha e termine no canto traseiro de um dos ombros.
Isso deixa apenas um pequeno pedaço de desperdício para trás e você pode fazer um corte final na borda traseira do entalhe para remover esse desperdício e completar o entalhe.
Preparando-se para a rota. Quando você precisa de múltiplos de uma peça curva ou de formato irregular, o roteamento de modelo é uma boa ideia. Com o roteamento de modelo, você simplesmente corta as peças e, em seguida, usa uma fresa guiada por um modelo para rotear as peças em formato e tamanho idênticos.
Esta etapa de corte grosseiro é perfeita para uma serra tico-tico. Como tudo o que você precisa fazer é aproximar as peças do tamanho final antes do roteamento, uma serra tico-tico permite cortá-las rapidamente. Fique um pouco fora das linhas de layout para obter os melhores resultados.
oriinal em inglês: https://www.woodsmith.com/newsletter/2022/12/01/5everyday-uses-for-jig-saws
Martha Mattos Medeiros é uma escritora, aforista e poetisa brasileira. É conhecida como uma das melhores cronistas brasileiras. Entre suas obras mais conhecidas estão Divã, Doidas e Santas e Feliz Por Nada. Seus livros já ultrapassaram a marca de 1 milhão de exemplares vendidos.
Wikipédia
Gênero literário: Crônica, Romance, Poesia, Relatos de Viagem
https://pt.wikipedia.org/wiki/Martha_Medeiros