terça-feira, 30 de maio de 2023

Técnica Qual o melhor tipo de madeira para fabricar móveis?

  ”Madeiras. Esta é a matéria-prima fundamental ao trabalho do marceneiro. As madeiras nativas das florestas do Brasil são muito variadas, apresentando enorme diversidade. Há também as espécies introduzidas de outros países, das quais a mais conhecidas são o pinus e o eucalipto.”.

As madeiras são classificadas com relação a alguns aspectos específicos: aparência, coloração, textura, desenhos. Além disso, variam na qualidade de na durabilidade, e podem oferecer maior ou menor facilidade de processamento, devido à maior ou menor densidade. Todas essas características dependem da espécie de árvore que produziu a madeira, e são definidas pela sua anatomia.

As formas como são apresentadas pra uso que definirão qual a melhor madeira para fabricar móveis. Apresentamos as principais:

Madeira maciça

As madeiras maciças são aquelas retiradas como se encontram, em estado bruto. São resultantes do trabalho de desdobro das toras, feito em serrarias, passando posterior acabamento. Um exemplo clássico é o eucalipto.

A madeira maciça era amplamente utilizada tempos atrás. Hoje, seu uso foi reduzido a móveis que apresentem um estilo mais “rústico”. Entre as suas vantagens, está a durabilidade e a resistência, porém, em contrapartida, é mais cara e pesada, resultando em móveis mais “grosseiros”.


MDF

MDF é a sigla utilizada para Medium Density Fiberboard, traduzido como chapa de média intensidade. Trata-se de um painel que é constituído apens por fibras de média densidade de madeira, que são obtidas em processos industriais a partir da madeira de pinus e eucaliptos.

Pela facilidade em usinagem e acabamento, são amplamente utilizadas em projetos de móveis que apresentem detalhes de usinagem, como bordas, molduras, entalhes, torneados e pintura. Essa facilidade é uma de suas vantagens, além de ser resistente a arranhões, mas suporta menos peso e é facilmente deteriorada se em contato com líquidos.

Compensado

Apesar do conceito básico de compensado ser um só, existem algumas variações no seu formato, determinando a existência de diferentes tipos do produto:

Laminado: chapa com miolo formado por lâminas tornadas de madeira de reflorestamento, sobrepostas em sentido alternado, sempre em número ímpar, fixadas com cola e prensada;

Naval: é outro tipo de laminado, porém, feito com cola fenol-formaldeído, que é a prova d’água e recebe esse nome por ser utilizado na construção de embarcações;

Sarrafeado: chapa com miolo formado por um tapete de sarrafos paralelos de madeira de reflorestamento, unidas no sentido longitudinal por fio de nylon com cola, sobre os quais se aplicam, em ambas as faces, lâminas torneadas de madeiras.

É o tipo que apresenta melhor custo-benefício e é mais usado em móveis que precisam de resistência. Portas e prateleiras são feitas com os compensados, que apresentam excelente resistência à pressão e ao peso e são mais leves, porém, solta farpas e possuem dilatação térmica maior.

Diante dessas informações, podemos concluir que não existe A madeira ideal. Existem vários tipos que são adequados a várias situações e apresentam características, vantagens e desvantagens peculiares. Na hora de elaborar o projeto de um móvel, procure informar-se melhor sobre as características de cada madeira e escolha a que mais se adaptar a ele.

Credito\;  UOV










Sam Walton.

Samuel Moore Walton (Kingfisher, 29 de março de 1918 — Little Rock, 5 de abril de 1992) foi um magnata dos negócios americano mais conhecido por fundar os varejistas Walmart e Sam's Club, que iniciou em 1962 e 1983, respectivamente. A Wal-Mart Stores Inc. cresceu e se tornou a maior corporação do mundo em receita, bem como o maior empregador privado do mundo.[1] Por um período de tempo, Walton foi o homem mais rico da América.[2] Sua família permaneceu a família mais rica dos Estados Unidos por vários anos consecutivos, com um patrimônio líquido de cerca de 240,6 bilhões de dólares em janeiro de 2022.

Primeiros anos

Samuel Moore Walton nasceu, filho de Thomas Gibson Walton e Nancy Lee, em Kingfisher, Oklahoma. Ele morou lá com seus pais em sua fazenda até 1923. No entanto, a agricultura não fornecia dinheiro suficiente para criar uma família, e Thomas Walton começou a hipotecar fazendas. Ele trabalhou para a Walton Mortgage Company de seu irmão, que era um agente da Metropolitan Life Insurance,[3][4] onde executou a hipoteca de fazendas durante a Grande Depressão.[5]

Ele e sua família (agora com outro filho, James , nascido em 1921) se mudaram de Oklahoma. Eles se mudaram de uma pequena cidade para outra por vários anos, principalmente no Missouri. Enquanto cursava a oitava série em Shelbina, Missouri, Sam se tornou o escoteiro mais jovem da história do estado.[6] Na vida adulta, Walton recebeu o Distinguished Eagle Scout Award dos Boy Scouts of America.[7]

Leia mais em\; Sam Walton – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)


Nenhum comentário:

Postar um comentário