Os 13 Melhores Tipos De Madeira Para Móveis
Melhores Tipos de Madeira para Móveis
Guia para escolher a melhor madeira para seus móveis
Ao escolher móveis de madeira, você tem uma variedade vertiginosa de opções. Qual madeira você deve escolher para seus móveis? Quais as vantagens e desvantagens de cada tipo? Neste post, vamos explorar os melhores tipos de madeira para móveis. Discutiremos a cor, o grão, a dureza e vários tipos de madeira para que você possa tomar uma decisão informada ao comprar móveis novos.
Vamos analisar os prós e contras dos móveis de madeira.
Vantagens dos Móveis de Madeira
Móveis de madeira tem sido um mobiliário de casa popular por séculos. Escolher móveis de madeira em detrimento de outros materiais, como plástico ou metal, tem muitas vantagens. A madeira é um material natural, forte e durável que ainda parece atraente e elegante. A requintada textura de grão de madeira realça a aparência do móvel. Além disso, o design nunca sairá de moda, permitindo que seja utilizado por muito tempo.
Quando bem cuidados, os móveis de madeira podem durar muitos anos. Outra vantagem dos móveis de madeira é que eles são fáceis de limpar e manter. Tirar o pó e polir seus móveis de madeira regularmente irá mantê-los com aparência nova nos próximos anos. Móveis de madeira danificados normalmente podem ser totalmente reparados ou restaurados com o equipamento e as habilidades corretas. Arranhões e marcas de arranhões podem ser lixados, e o acabamento anterior pode ser removido e substituído.
Os móveis de madeira são versáteis e podem ser usados em diversos ambientes, do tradicional ao contemporâneo. Outra vantagem dos móveis de madeira é que eles são muito acessíveis. Você pode encontrar diferentes tipos de móveis para casa para atender a qualquer orçamento.
Desvantagens do Mobiliário de Madeira
Embora os móveis de madeira sejam fortes e duráveis, eles podem ser bastante pesados. Movimentá-lo pela sua casa pode dificultar e, se você não tiver cuidado, pode danificar seus pisos ou paredes. Móveis de madeira também são suscetíveis a arranhões e amassados. Mesmo que você tenha cuidado com seus móveis, o desgaste diário pode cobrar seu preço ao longo do tempo.
A umidade pode fazer com que os acabamentos da madeira se deteriorem e mergulhem na madeira abaixo, fazendo com que ela rache e se abasteça. A radiação ultravioleta pode alterar a cor da madeira e destruir sua superfície. Se você não é fã desse tipo de degradação em seus móveis de madeira, um artesão profissional pode reparar um acabamento antigo para restaurar a cor à sua tonalidade original.
Então, qual é a linha de fundo? Os móveis de madeira são uma escolha clássica que vai durar anos, mas requer um pouco mais de cuidado do que outros tipos de móveis. Se você está pronto para o desafio, os móveis de madeira são uma ótima opção para sua casa. Caso contrário, você pode querer considerar outra coisa.
Opinião de Especialistas
"Na hora de escolher um material para o seu móvel, é importante pensar nos benefícios a longo prazo. Se você comprar móveis baratos e frágeis, você pode ter que comprar móveis novos mais cedo ou mais tarde. Mas se você investir em móveis duráveis e de alta qualidade, poderá aproveitá-los nos próximos anos." – Sam Unruh, proprietário da Unruh Móveis
Madeiras de lei vs. madeiras moles vs. madeira engenheirada
Existem duas categorias principais de materiais de madeira: madeira maciça (madeiras duras e madeiras moles) e madeira manufaturada ou engenheirada (madeira genuína e diferentes materiais sintéticos). Mas qual é a diferença entre eles e como isso afetará seus móveis?
Madeiras de lei para móveis
As madeiras de lei são as madeiras mais populares usadas para móveis. As madeiras de lei são mais densas e pesadas do que as madeiras macias, tornando-as mais duráveis. As madeiras de lei vêm em várias cores e padrões de grãos para encontrar o visual perfeito para sua casa. As madeiras de lei mais comuns usadas para móveis incluem bordo, carvalho, cereja e nogueira. A madeira de lei é durável e mais suscetível à degradação em comparação com a madeira macia.
Embora a madeira de lei nem sempre seja a melhor escolha para criar móveis finos, é uma boa escolha para produtos que serão usados com frequência ou expostos a desgaste pesado. A madeira de lei pode ser cara, mas vale a pena o investimento se você quiser que seus móveis durem muitos anos. Essas madeiras têm pouca seiva, são muito densas e, portanto, resistentes ao fogo. Daí sua popularidade para móveis de madeira maciça.
Madeiras Moles para Móveis
Madeira macia descreve madeira de árvores coníferas ou de folhas de agulha. Estas árvores têm madeira mais macia do que as madeiras de lei, tornando-as mais adequadas para certos tipos de móveis. Os tipos mais populares de madeira macia usados na fabricação de móveis incluem cedro, pinho e abeto. Uma vantagem da madeira macia é que ela geralmente é mais barata do que a madeira de lei. Isso o torna uma boa opção para quem está com o orçamento apertado. Outra vantagem é que a madeira macia é tipicamente mais leve do que a madeira de lei, facilitando a movimentação.
Uma desvantagem é que ela tende a ser menos durável que a madeira de lei e mais suscetível a danos. Também é mais provável amassar e arranhar mais rápido e mais profundo do que a madeira de lei. Por ter maior teor de seiva e grão solto, tem menor resistência ao fogo do que a madeira de lei.
Madeira engenheirada para móveis
Este tipo de mobiliário é feito de uma combinação de madeira e outros materiais, por isso pode suportar o desgaste muito melhor do que os móveis de madeira tradicionais. Móveis de madeira engenheirada também costumam ser mais acessíveis do que móveis de madeira maciça, por isso é uma ótima opção se você estiver com um orçamento baixo.
No entanto, lembre-se de que os móveis de madeira engenheirada às vezes podem ser difíceis de reparar se danificados. A madeira engenheirada é suscetível a danos causados pela água e requer mais cuidados. É uma opção de bolso para famílias que planejam atualizar seus móveis a cada poucos anos.
Os tipos mais utilizados de madeira engenheirada incluem painéis de partículas, painéis de fibra, compensados, folheados, painéis de fibra de média densidade (MDF), madeira laminada de fios laminados (LSL), madeira laminada cruzada (CLT) e madeira laminada laminada (LVL).
Os prós e contras de diferentes tipos de madeira para móveis
Agora que você já sabe mais sobre os tipos de madeira disponíveis, pode começar a comprar móveis novos com confiança. Estes são os melhores tipos de madeira para móveis, em ordem alfabética.
Acácia
Madeira de acácia
A acácia é uma madeira de lei que cresce em regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo. É uma madeira de crescimento rápido, com mais de mil espécies, enquanto os tipos mais comuns usados para móveis são a acácia preta e branca. A madeira de acácia varia de marrom claro a mogno escuro, com o cerne inclinado para marrom avermelhado.
Prós
Conhecido por sua durabilidade e resistência
Belos padrões de grãos irregulares e frequentemente ondulados
Resistente a podridão e pragas, tornando-se uma boa escolha para móveis de exterior
Não absorva umidade, não será suscetível ao mofo ou crescimento bacteriano
Contras
Pode rachar ou inchar quando submetido a grandes flutuações de temperatura
Pode ser caro, mas vai durar muitos anos se bem cuidado
Ideal para: mesas ou bancos, conjuntos de pátio, tampos de cozinha, estantes, escolha perfeita para pisos. Ótimo para uma única peça decorativa de madeira.
Freixo
Madeira de freixo
Móveis de madeira de freixo é uma escolha popular para muitos proprietários por causa de seu padrão de grão único e bela cor. Embora seja madeira de lei, ainda é relativamente macia em comparação com outros tipos de madeira, tornando-a fácil de trabalhar. Ashwood é uma escolha popular para móveis de luxo por causa de seu grão reto e varia em cor de branco cremoso ou cinza com um castanho claro fundido a um marrom avermelhado escuro.
Prós
É uma madeira durável, mas também leve
Menos dispendioso do que o resto das madeiras maciças
Esteticamente agradável e absorve bem as manchas de madeira
Madeira resistente a choques com excelentes capacidades de flexão
Contras
Mal avaliado para podridão e resistência a insetos
Baixa resistência à água, não pode ser usado nas áreas externas
Ideal para: mesas, cadeiras, cômodas, armários, estantes e qualquer coisa que exija superfícies duras e durabilidade. Equipamentos esportivos favoritos (tacos de beisebol), ferramentas e móveis de restaurante.
Faia
Beechwood
As faias são encontradas em climas temperados, e este tipo de madeira é de grão médio duro e reto. Existem vários tipos diferentes, incluindo Faia Japonesa, Faia Americana, Faia Europeia e muito mais. Apesar de suas diferenças, eles são quase semelhantes. A faia é outra madeira de lei que se dobra facilmente, embora não seja tão visualmente atraente quanto a cinza. Varia de cor de quase branco a palha e escurece ligeiramente com a idade. Após o tratamento a vapor, sua cor torna-se um tom dourado. Faia é dura e pesada e é difícil de trabalhar com ferramentas manuais.
Prós
Material de madeira dura e resistente
Textura uniforme, sua consistência de cor é um plus
Polir bem e resistir a choques e desgaste
Pode ser facilmente agrupado em várias formas
Contras
Mais caro que outras madeiras
Causar problemas quando exposto à umidade
Necessita de manutenção e cuidados regulares
Ideal para: tampos de cozinha, cadeiras, mesas, bancos, estantes, armários, marcenarias, brinquedos, instrumentos musicais e pisos.
Bétula
Madeira de bétula
A bétula é uma madeira de lei comum com mais de 50 espécies diferentes, como amarela, branca, preta e bétula doce, mas a maioria das madeiras de bétula usadas domesticamente são referidas como madeira de lei de bétula. É muito leve; Dependendo do tipo de bétula, a cor também pode ficar avermelhada ou amarelada. O grão é bastante agradável e é muito semelhante em cor e grão ao bordo. E tem um desempenho extremamente bom em marcenaria de ferramentas afiadas. Móveis feitos de madeira de bétula são altamente duráveis e duram mais do que a nossa vida com o devido cuidado.
Prós
Dura e resistente, considerada um dos tipos de madeira mais fortes
Pegue a mancha e lustre facilmente
Proteção natural contra riscos e amassados
Tipo de madeira moderadamente caro
Contras
Quando seca, a madeira começa a rachar e enrolar
Não é tão boa capacidade de carga
Suscetível à infestação por insetos
Ideal para: cadeiras, mesas, armários, portas, caixas, barris, pisos e painéis.
Cedro
Madeira de cedro
O cedro é uma madeira macia aromática apreciada por sua beleza e durabilidade. Móveis de madeira de cedro é popular para muitos proprietários por causa de seu belo grão e cor rica. Existem dois tipos de madeira de cedro: Vermelho Ocidental e Branco Oriental. O cedro vermelho é a escolha mais popular para móveis; tem uma aparência âmbar que resistirá a um vermelho acastanhado rico; É mais durável e tem um grão mais consistente. O cedro branco é mais pálido e resiste a um charmoso cinza prateado; É mais barato, mas não tão forte ou resistente.
Prós
Naturalmente suportar a podridão, decomposição, ataques de insetos
Resista a inchar, empenar, copar e torcer
Leve, suporta muitos elementos ambientais
Faixas de preço dependendo da disponibilidade no mercado
Contras
A cor muda ao longo do tempo como resultado de interações químicas
Altamente inflamável, a menos que seja especialmente tratado
Cedro genuíno é difícil de reconhecer
Ideal para: guarda-roupas, baús, cômodas ou baús, mesas, cadeiras, camas, mesas, armários, sofás e instrumentos musicais.
Opinião de Especialistas
"... Você deve limitar (cedro) móveis internos a peças que verão a menor quantidade de tráfego. Um baú, uma cômoda de quarto ou até mesmo mesas de cabeceira. Por outro lado, usar madeira de cedro para itens como mesas de centro, mesas/corredores de entrada e mesas de sala de jantar não seria a melhor ideia." – Brian Luoma, cofundador da Gizmoplans, projetos DIY para casas
Cereja
Cerejeira
A cereja tem propriedades incríveis de madeira de lei. Devido à sua durabilidade e resistência à deterioração, é adequado para aplicações interiores, o que o torna a madeira de lei mais apreciada para móveis na América. A madeira de cerejeira varia na cor de branco cremoso a vermelho a marrom-avermelhado e escurece com a idade e secagem. Ele moe excepcionalmente bem e tem uma aparência bastante consistente devido ao grão reto e apertado. Cherry cria uma das superfícies mais lisas possíveis quando manchada e selada, dando-lhe um aspecto muito sofisticado. O padrão de grãos é uma das coisas mais importantes a considerar ao comprar móveis de madeira de cerejeira. A madeira de cerejeira tem um padrão de grão distinto que pode ser reto ou ondulado. Esse padrão de grão pode afetar a aparência geral do móvel, por isso é importante escolher um estilo que você goste.
Prós
Amplamente disponível, a durabilidade é boa
Excelente cor, textura fina e suave
Fácil de ser curvado, cortado e moldado
Resiste a cargas de choque
Contras
Não resiste a danos causados pela água e umidade
Muito sensível à luz solar e ao calor
Usado apenas para produtos internos
Ideal para: armários, armários, mesas de jantar, mesas de cabeceira, cômodas, revestimentos, pisos, tábuas de corte, produtos decorativos de madeira, melhor para móveis de alta qualidade.
Abeto
Abeto de Douglas
Abeto, ou abeto Douglas (Doug-Fir), é uma árvore conífera nativa da América do Norte, Europa e Ásia. O abeto de Douglas é a madeira macia mais popular; É amarelo-rosado a vermelho-alaranjado e tem um grão reto. Embora o abeto Douglas seja classificado como uma madeira macia, é mais resistente do que outras madeiras duras, como a castanha. O abeto Douglas é o mais forte de todas as madeiras americanas em termos de força por peso. Sua enorme versatilidade lhe oferece uma vantagem incomparável sobre outras madeiras na fabricação de móveis. Os abetos Douglas são difíceis de trabalhar com ferramentas manuais, e as lâminas de ferramentas elétricas devem ser afiadas.
Pros
Madeira macia dura e durável
Padrão reto e granulado
Apodrecimento e resistente a insetos, mas não exatamente como cedro
Relativamente barato
Contras
Normalmente reservado para projetos de construção
Não é tão bom em aceitar manchas uniformemente
Não é simples e fácil de terminar
Ideal para: armários, quadriculados, caixas de ferramentas, paredes, tetos, pisos, porta-retratos, brinquedos e molduras de espelhos.
Carvalho
Tipos de madeira para móveis - Madeira de carvalho
O carvalho é uma madeira de lei difundida que tem sido tradicionalmente reconhecida por sua resistência e bela textura. Dois tipos de carvalho são comumente usados para móveis: carvalho vermelho e carvalho branco. O carvalho vermelho tem uma tonalidade ligeiramente avermelhada para a sua cor, enquanto o carvalho branco tem uma tonalidade mais amarelada. Por causa das várias espécies de madeira (mais de 60 variedades crescendo apenas nos Estados Unidos), os móveis de carvalho nunca faltam e são facilmente acessíveis em grandes quantidades. Ambos os tipos de carvalho são igualmente fortes e duráveis. No entanto, o carvalho branco é geralmente considerado mais atraente. Ao escolher móveis de carvalho, é importante lembrar que é uma madeira pesada.
Pros
Excelente material para móveis
É muito durável e tende a dobrar bem
Toma manchas muito bem
É resistente a podridão e insetos
Contras
Pode ser caro comprar
Precisa ser polido regularmente para manter sua beleza
Ideal para: móveis de cozinha, prateleiras, bancos de jardim, espreguiçadeiras, camas, armários, armários, folheado, acabamento interno e lareira.
Pinheiro
Pinheiro
O pinheiro é uma madeira macia que vem de uma variedade de espécies que estão crescendo em todo o mundo. Como os pinheiros crescem mais rápido do que muitas outras espécies de árvores, o estoque de móveis de pinheiro é rapidamente renovado. O pinheiro pode tolerar o uso e o desgaste tanto por dentro quanto por fora. Pode cortar e amassar mais facilmente do que as madeiras de lei e exigir mais cuidados, mas vai durar muito tempo enquanto ainda está de pé e com uma aparência agradável. Por causa dos tons claros e dos nós marrons, os móveis de pinho combinam muito bem com vários tipos de madeira, tornando simples misturar e combinar com outros móveis. A idade e o uso dão ao pinheiro uma pátina rústica e encantadora.
Pros
Mais leve que a maioria das outras madeiras
Tira mancha e pinta facilmente
Resiste ao encolhimento e ao inchaço
Móveis baratos
Contras
É propenso a arranhões e amassados
Não tão versátil como outros tipos de madeira
Requer mais manutenção
Ideal para: móveis rústicos e de fazenda,
Outros tipos de madeira são oferecidos pelo mercado, vale a pena uma boa pesquisa.
Nome completo | Chaya Pinkhasivna Lispector |
Pseudônimo(s) |
|
Nascimento | 10 de dezembro de 1920 Chechelnyk; Oblast de Vinnitsa; República Popular da Ucrânia |
Morte | 9 de dezembro de 1977 (56 anos) Rio de Janeiro, Brasil |
Nacionalidade | |
Cônjuge | Maury Gurgel Valente (c. 1943; div. 1959) |
Filho(a)(s) | 2 |
Ocupação | |
Prêmios | |
Gênero literário | |
Magnum opus | |
Religião | Judaísmo |
Página oficial | |
---|---|
claricelispector Clarice Lispector – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário