domingo, 11 de junho de 2023

madeira resinosa

 Como desidratar madeiras resinosas

As madeiras resinosas são as melhores madeiras de construção, devido à sua resistência mecânica, mas precisam de um tratamento conhecido como desidratação para não apodrecerem


Como desidratar madeiras resinosas  

Nem toda madeira é igual; cada tipo apresenta propriedades específicas como cor, cheiro e durabilidade. Há madeiras muito duras e resistentes e outras mais brandas e menos resistentes.

Se a madeira for originalmente escura, por exemplo, é sinal de que tem muita resina, sendo preciso fazer a desidratação, pois ela pode manchar a pintura, formando, mais tarde, nódoas que enfeiam o trabalho final no móvel.

Muitos tipos de madeira, importante frisar nesse momento, são fortemente resinosos em seu interior, o que frequentemente provoca o aparecimento de manchas durante e após a pintura ou a aplicação do verniz. As madeiras resinosas mais usadas na confecção de móveis são: sucupira, mogno e imbuia.

Para evitar que isso aconteça, essa resina interna deve ser eliminada por um processo conhecido como desidratação, para melhor entendimento o professor Wilhelmus Deutsch do Curso CPT de Marcenaria — Nível Profissional nos ensina. 

Toda superfície de madeira precisa ser bem preparada de receber a pintura especial decorativa. Entretanto, a durabilidade e a integridade da pintura dependem das condições de qualidade e do tipo de madeira a ser pintada.

- Madeiras resinosas

São próprias das zonas frias e temperadas, fornecem as melhores e mais apreciadas madeiras de construção, por suas características de trabalho e resistência mecânica, porém, apodrecem facilmente se não forem devidamente tratadas. São elas: Angelim, Angico, Cabreúva Vermelha, Cumaru, Freijó, Grápia, Ipê, Itaúba, Jatobá, Maçaranduba, Peroba, Tatajuba, Sucupira.

- Madeiras não resinosas ou pouco resinosas

São elas: araucária, Cedro, Cedrinho, Mogno, Pinus Elliottii.

- Madeiras folhosas

São próprias de zonas temperadas tropicais. Fornecem madeiras aptas também para marcenaria, devido ao se u aspecto, acabamento e qualidade.

Como desidratar a madeira

A desidratação é feita com a aplicação de peróxido de hidrogênio e amônia, em proporções iguais. Com o auxílio de uma trincha, passe a mistura e aguarde 15 min.

Aplique a mistura, várias vezes, até que o pano saia bem limpo. Enquanto sair nódoa da madeira, deve-se aplicar a mistura e retirar com pano. A mistura será absorvida pelas fibras e, posteriormente, durante a evaporação, arrastará a resina para fora.

Atenção!

Cuidado ao manipular a amônia, pois ela tem cheiro muito forte. Use-a ao ar livre, evitando aspirar o seu cheiro. Cuidado com os olhos!











Jonathan Ive

Sir Jonathan Ive, é um designer britânico que se mudou para San Francisco em 1992 para trabalhar na Apple. Foi líder do departamento de design industrial da empresa desde 1996, tendo acumulado o cargo de Vice Presidente Sênior após a morte de Steve Jobs. Wikipédia

Nascimento: 27 de fevereiro de 1967 (idade 56 anos), Chingford, Londres, Reino Unido

Livros: Designed by Apple in California

Cônjuge: Heather Pegg Ive (desde 1987)

Formação: Northumbria University Newcastle, Walton High School

Prêmios: Royal Designers for Industry, Medalha de Benjamin Franklin

Pais: Michael John Ive, Pamela Mary Ive


Nenhum comentário:

Postar um comentário