domingo, 23 de dezembro de 2018

WoodCentral: Bandsaw Fences for Re-sawing

artigo que pode ser traduz  :     Eu costumava ter uma cerca para minha antiga serra de fita de Walker Turner, e eu nunca me lembro de usá-la. Minha aversão a cercas de serra de fita origina-se do fato de que, se sua lâmina der um bocado, a cerca deve seguir o ângulo do chumbo, ou então a pressão de corte pode estragar o corte em uma direção ou outra. Se você gosta da idéia de uma cerca reta, você pode fazer uma cerca de madeira compensada em forma de L que você clamp para a frente e para trás da mesa, uma vez que você descobriu o quanto de chumbo para permitir. Para o resawing, eu prefiro um "fence de ponto", que fornece um único ponto vertical de contato, mesmo com e paralelamente à lâmina que você está usando. Prenda-o na mesa e você terá uma largura de corte fixa. Se a lâmina levar, você pode ajustar o ângulo de avanço. Uma cerca pontiaguda pode ser uma cerca de madeira compensada em forma de L tão alta quanto a peça que você está tirando, com outro pedaço enroscado dentro do L para prender na mesa. Eu uso algo mais simples do que isso (veja foto) ... um 3 x 8 (minha serra tem uma capacidade de 8 "de ressaw) de cerca de 9" de comprimento que é perfeitamente quadrado em todas as direções. Eu cortei um par de chanfros em uma extremidade para que eu possa invertê-lo ou colocá-lo de lado para cortes mais curtos.



http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=powertools&file=articles_235.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário