mostra como fazer uma fonte de bambu em um jardim, (bamboo water garden)
https://drive.google.com/file/d/1xCTOJjoVs9xcEcczwhPRvVBKMpBovoAG/view
mostra como fazer uma fonte de bambu em um jardim, (bamboo water garden)
https://drive.google.com/file/d/1xCTOJjoVs9xcEcczwhPRvVBKMpBovoAG/view
Você pode substituir uma arca de plainas de moldagem por uma engenhoca de metal complexa? Roy Underhill joga plainas monstruosas contra seus ancestrais de madeira.
https://www.pbs.org/video/woodwrights-shop-combination-planes/
Vc poderá traduzir o PDF usando o translate do Google ,selecionando a opção documentos, não é uma tradução eficiente, mas ajuda bastante, veja esse trecho que traduzi:
"Este banco oferece em todas as frentes. Possi construção sólida como uma rocha e um topo com abundância de espaço para se espalhar. Para armazenamento, a bancada pode ser equipado com uma prateleira simples (foto inserida) ou comum banco de gavetas. Tem até rodas que o tornam fácil de se mover. Quanto à aparência, este banco vai muito além os bancos pré-fabricados aparafusados encontrados em casa centros ou aqueles que você pode combinar2x4s em um fim de semana. Este tem uma boa aparência clássica que o tornam digno de exibição em qualquer garagem ou loja. Atrevo-me a dizer que é um banco que vale a pena ser ultrapassado para seus filhos algum dia.Se todos esses atributos não são suficientes para convencer você que este é o banco de que você precisa, considere que você pode construir um neste fim de semana. Isso é possível porque descobrimos maneiras "
https://www.woodsmithshop.com/download/1206/239
Este é primeiro vídeo da mini-série "Marcenaria moderna" que estou lançando com este grande parceiro que é o Fernando Imazu - "O Maior consultor da Marcenaria Brasileira". Nesta Mini-série dicas de como começar direito, com baixo custo e entendendo a necessidade de respeitar cada processo! No vídeo de hoje a importância de buscar ter "Conhecimento, tecnologia e eficiência" nos processos de trabalho! E como começar sem vícios que farão você perder dinheiro e entregar o serviço sem qualidade.
Daniel Stopa
La Energía ATOMICA al Día - Novedades para el Hogar - Conozca Sus Herramientas - Resolviendo problemas del Hogar - Diversos Usos del Tornillo del Taladro Cuarto Obscuro en Reducido Espacio Publicidad - Los Nuevos Studebaker para 1958 - Plantilla Trazadora Para Hacer Cenefas Publicidad - Kodak - ...
http://www.mimecanicapopular.com/ver.php?a=1958&m=3
A maioria das plainas manuais de metal segue um design, ou padrão, desenvolvido pelo americano Leonard Bailey e posteriormente refinado pela Stanley Works, novamente nos Estados Unidos
O projeto inclui uma braçadeira de metal - a tampa da alavanca - que mantém o ferro ou o conjunto da lâmina no lugar. A tampa da alavanca é fixada com um parafuso e um came.
O came é uma projeção embaixo de uma alavanca que, ao ser movida para a posição travada, pressiona a tampa da alavanca contra o parafuso e segura o ferro e um quebra-cavacos por baixo.
O quebra-cavacos, colocado no topo do ferro e sob a tampa da alavanca, quebra a aparagem, ou cavacos, que resulta da ação de aplainamento na madeira.
É essa quebra do chip que lhe confere sua forma ondulada distinta.
Os ferros de muitas plainas de metal têm uma grande ranhura cortada para permitir que os parafusos de fixação e a extremidade de uma alavanca de ajuste de profundidade da lâmina passem por ele.
O ferro é geralmente acamado - preso na plaina - em um ângulo de 45 graus com a sola, com o bisel da aresta de corte voltado para baixo em direção à peça de trabalho.
Há uma roda e uma alavanca para, respectivamente, ajustar a profundidade da lâmina e o ângulo do gume em relação à sola, conhecido como ângulo lateral.
O gume deve ficar perfeitamente paralelo à sola - se estiver inclinado, mover a alavanca de ajuste lateral para a esquerda ou para a direita corrigirá.
A alça principal (traseira), frequentemente chamada de sacola, é moldada para se ajustar à mão dominante do usuário confortavelmente.
O botão, ou alça frontal, é segurado pela mão não dominante do mrceneiro durante o aplainamento.
O ferro, o quebra-cavaco, a tampa da alavanca e os mecanismos de ajuste do ferro são montados em uma cunha de ferro conhecida como 'sapo'.
O sapo é ajustável para frente e para trás para mudar a lacuna entre a lâmina e a frente da boca - a abertura na sola da plaina através do qual a lâmina se projeta. Uma folga ampla é necessária para cortes profundos e uma estreita para cortes finos.
Existem diferentes teorias sobre como ele veio a ser conhecido como sapo. Uma é que ele realmente se assemelha a um sapo, que tem a forma de cunha quando está sentado; outra é que está posicionado logo atrás da 'garganta' - área por onde as aparas se curvam para cima - aludindo a ter “um sapo na garganta”.
A sola é a base da plaina, que desliza ao longo da peça de trabalho durante o aplainamento. Ele precisa ser perfeitamente plano para dar resultados “verdadeiros” - arestas perfeitamente planas e quadradas, ou perpendiculares, com arestas e faces adjacentes.
As solas de algumas plainas são onduladas - têm uma série de ranhuras em todo o seu comprimento - para reduzir o atrito entre a sola e a madeira sendo aplainada. Isso é particularmente útil em madeiras “pegajosas”, como pinheiro, que contém muita resina.
Além do design Stanley / Bailey padrão, também existem plainas de ângulo baixo que têm seus ferros alojados em um ângulo inferior - de até 12 graus - com o chanfro da aresta de corte voltado para cima, longe da peça de trabalho, ao invés de baixa.
Talvez o que seja confuso, esse design também foi originado por Stanley.
No entanto, algumas plainas de metal seguem um desenho mais simples, como a plaina de esfrega que é usado para a remoção rápida do excesso de madeira. O ferro é segurado por uma tampa de alavanca com botão roscado, alavancada contra uma barra de fixação, e não há quebra-cavacos.
O ajuste da profundidade da lâmina é manual após afrouxar o botão da tampa da alavanca, e o ajuste lateral da lâmina é feito por meio de 'parafusos de fixação' de cada lado do corpo da plaina
Aqui um dossie que publiquei em agosto de 2019 bem completo:
https://eseck1.blogspot.com/2019/08/book-pdf-dossie-das-painas-manuais-de.html