quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Fica a Dica: Mitra, Mitre ou Caixa de esquadria


Uma caixa de esquadria  é uma ferramenta de trabalho de madeira usada para guiar uma serra manual para fazer cortes precisos de esquadria em uma placa.
             
a foto ilustra os tipos para cortes em esquadria
                                                                   
Uma caixa de serra de esquadria manual feita em casa.
A forma mais comum de uma caixa de esquadria é uma caixa de três lados, aberta na parte superior e nas extremidades. A caixa é grande o suficiente para acomodar a largura das placas a serem cortadas. As ranhuras são cortadas nas paredes da caixa no ângulo preciso em que o corte deve ser feito. Esses rasgos fornecem o guia para a serra seguir. Geralmente, os rasgos na caixa de esquadrias são cortados a 45 e 90 graus.

A serra de esquadria combina os recursos de uma caixa de esquadria comum serrote de costas.

No passado, as caixas de esquadrias eram construídas principalmente de madeira. Alguns tiveram guias de metal montados para reduzir o desgaste nos rasgos, fendas para guiar o serrote. Hoje, as caixas de esquadrias também estão disponíveis em outros materiais, como plástico moldado e alumínio fundido.

Quando os carpinteiros costumavam fazer suas próprias caixas de esquadrias, era comum usar uma caixa de esquadrias até que suas aberturas de guia se desgastassem e depois fazer uma nova com sucata. Ainda há um argumento a ser feito para fazer um hoje; por exemplo, se uma cornija de tamanho ímpar (por exemplo, 175 mm) for fixada, uma caixa de esquadria personalizada com uma placa inferior com 175 mm de largura garantiria que a cornija permanecesse verdadeira enquanto os cortes estavam sendo feitos nela. As três peças de madeira que formam a caixa de esquadria são pregadas juntas, e as peças de fixação superiores são fixadas com pinos de painel menores. Os ângulos são marcados (em qualquer ângulo, não necessariamente a 45 graus) e os cortes da guia são cortados com a mesma serra que será usada no restante do corte.

O uso
Em uso, a placa a ser cortada é colocada na caixa e o ponto em que a placa deve ser cortada é alinhado com a fenda apropriada na parede da caixa de esquadria. Um serrote de costas era o tipo mais comum de serra usada para esta operação, mas qualquer tipo de serra manual ou elétrica poderia ser usada se encaixasse nas aberturas . O corte é iniciado colocando a lâmina de serra na fenda e puxando a serra para frente e para trás. A ranhura guia o corte até o fim, de modo que o resultado é um corte perpendicular à face ou borda da placa (dependendo da orientação desejada do corte) e no ângulo apropriado. Para um trabalho preciso, uma tábua cortada em uma caixa de esquadrias pode ser ajustada ainda mais em uma tábua de tiro .

Nenhum comentário:

Postar um comentário