ARTIGOS E REVISÕES
por Larry Litwin
O conjunto de postagens a seguir ilustra e descreve como fazer o calibrador mais útil para o trabalho do painel frontal que usei. Se você comprar de um catálogo, eles custam US $ 50 mais frete. Há também algo que saiu recentemente que funciona com o mesmo princípio, mas custa US $ 70 mais frete. Se você fizer o descrito abaixo, custa cerca de US $ 5 se você usar haste de latão e menos de US $ 3 se usar haste de aço. Tudo pode ser encontrado em qualquer loja de ferragens. Você pode modificar o plano para torná-lo adequado para curvas planas muito largas (grandes placas e travessas) ou curvas estreitas muito profundas com pequenas aberturas (formas ocas). Você pode torná-lo tão grande ou pequeno quanto quiser. Leva menos de meia hora para montar.
Lista de materiais:
- três pés de 3 ⁄ 16 " de latão ($ 4,49) ou haste de aço ($ 1,79)
- uma ponteira de cabo (US $ 0,49)
- duas gotas (nominal) de cola CA fina (cianoacrilato – Super Glue)
Nota 1: Caso você não saiba o que é um terminal de cabo - é um acoplamento usado para fazer um laço final no cabo de aço. Você passa o cabo de aço por um canal e volta pelo outro na direção oposta, deixando o laço do tamanho desejado. Você então crimpa o ferrolho para segurar o cabo de aço. Uma imagem de uma ponteira de cabo está à direita.
Nota 2: Todas as dobras descritas são feitas no mesmo plano. Em outras palavras, a haste dobrada sempre fica plana.
Nota 3: Por favor, não se ofenda com os detalhes. Eu percebo que a maioria de vocês poderia fazê-lo apenas pelas fotos. O detalhe é para quem pode precisar. As instruções passo a passo estão nos posts a seguir, junto com as fotos.
1. Pegue a haste e dobre-a a 90° cerca de 1¼" de uma extremidade. Um torno é muito útil para isso, mas pode ser feito com grampos ou alicates pesados.
2. Dobre um semicírculo aproximado terminando com a parte reta da haste a 90° em relação à dobra original. Esta dobra pode ser facilmente feita à mão. Veja a imagem à esquerda.
3. Alinhe um quadrado e certifique-se de que a curva esteja em 90° e marque a parte reta da haste (oposta à primeira curva) onde a borda reta se cruza.
4. Dobre a haste em 90° para trás em direção à primeira curva.
5. Ajuste as curvas para que a primeira curva e a curva de retorno fiquem paralelas e apenas se toquem.
6. Depois de ter tudo dobrado, encaixe o ferrolho a seco. Veja a imagem à direita.
7. Coloque uma marca na curva de retorno onde deseja que os pontos do calibrador se encontrem.
8. Corte a haste com uma serra na marca.
9. Remova a seção reta da haste liberada. Esmerilhe ambas as extremidades cortadas aproximadamente esféricas (arredondando as extremidades cortadas para alisá-las e dar um ponto de contato mais ou menos único). Veja a imagem à esquerda.
10. Posicione a anilha na primeira curva com a câmara da anilha aberta para cima e certifique-se de que a anilha está no mesmo plano de todas as curvas. Coloque uma gota de CA fino na parte inferior da haste que passa pela virola (em ambos os lados da virola). O CA será puxado para o ferrolho por ação capilar. Nota: Você também pode martelar o lado do ferrolho que segura a primeira curva. Fiz isso com o primeiro que fiz. Acho o CA mais fácil e com melhor aparência. Nota: Você quer a parte da virola que vai abrigar a haste deslizante no topo para minimizar qualquer vazamento de CA nela.
11. Uma vez que o CA foi definido. Serrar o excesso da primeira curva que sai da virola (no lado onde a haste deslizante será inserida).
12. Com uma furadeira de 3 ⁄ 16 " cuidadosamente "dimensione" a parte aberta da virola para limpar quaisquer rebarbas ou CA que possam ter vazado.
13. Lixe a haste reta com uma lixa de grão 100 ou 120. Lubrifique a haste reta com algo. Você pode usar cera em pasta, Armor-All, Graphite, etc. Eu sou a favor do Lubrificante de Corrente Extra Seco do Pedro (é usado para correntes de mountain bike).
14. Insira a haste e ajuste tudo até obter um bom contato ponto a ponto.
15. Neste ponto, você pode encontrar uma tampa de borracha, uma mangueira de borracha ou uma mangueira de aquário velha com o diâmetro interno certo e empurrá-la sobre a parte externa da haste deslizante até a virola, de modo que ela toque quando a pinça apontar toque. Faço assim para poder recalibrar , se necessário. Outras alternativas são enrolar a fita ao redor da haste na virola ou marcar uma escala na haste com uma lima triangular. Eu não sou obsessivo/compulsivo e ver que a espessura é de cerca de ¼" é bom o suficiente para mim. Eu não preciso saber que é realmente 9 ⁄ 32 ". Além disso, se eu realmente quiser saber, posso medir a folga com uma régua.
Esta imagem mostra o paquímetro sendo usado para medir a espessura lateral. Nota: Isso (obviamente) também pode ser feito no torno.
Aqui vemos o paquímetro sendo usado para medir a espessura do fundo. Nota: Talvez não tão obviamente, isso também pode ser feito enquanto a tigela está no mandril, trabalhando através da abertura nas garras.
Finalmente, aqui está o paquímetro sendo usado para determinar a espessura do fundo de uma tigela com mandril reverso trabalhando através dos espaços nas garras do Cole.
Nenhum comentário:
Postar um comentário