quinta-feira, 10 de setembro de 2015

tecnica: restauração de plainas


artigo original em ingles neste link, inclusive as várias fotos que não saíram no texto traduzido:

http://woodandshop.com/how-to-restore-antique-beading-planes/?utm_source=Wood+and+Shop+Traditional+Woodworking+Subscription&utm_campaign=6db7c9c9ac-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_f1181774e9-6db7c9c9ac-59748633&ct=t(RSS_EMAIL_CAMPAIGN)&mc_cid=6db7c9c9ac&mc_eid=1c38dd9037

Ou no PDF completo em português no meu arquivo:

http://www.4shared.com/web/preview/pdf/DfQ659Mhba?

Como restaurar Planes Antique Beading
Início/Como restaurar Planes Antique Beading

Escrito por Colaborador  Bill Anderson; Fotos por Bill Anderson & Joshua Farnsworth
Utilização de aeronaves Beading

O avião beading fornece um dos desenhos mais simples de moldagem, mas um que tem um propósito funcional distinta na construção de móveis. Você vê grânulos em uma ampla variedade de usos, incluindo ao longo de língua e groove articulações, na extremidade interior da moldura e painel de marcenaria, as bordas inferiores dos aventais de mesa, porta e construções de guilhotina. A forma do perfil, um meio círculo separado do campo por um capricho estreita (ranhura), é muito harmoniosa. Funcionalmente falando, o talão fornece uma linha de sombra para disfarçar as transições em elementos de design.

Eu usar aviões beading muito no meu trabalho e na minha ensino. Roy Underhill e eu também co-ensinar uma oficina que utiliza moldagem e beading aviões, assim que eu estou trabalhando constantemente estes acima para os alunos usarem. Eu também ensino workshops sobre madeira restauração avião. Há um grande interesse em colocar as ferramentas velhas para trás na forma funcional, na minha mente para a satisfação de retornar belas velhas ferramentas para a forma como eles foram feitos para se estar. Para mim, o romance de utilizar uma ferramenta que tem sido utilizado por muitas gerações de artesãos anteriormente / mulheres é uma honra e um compromisso.
PLANOS Beading EM GERAL

Primeiro, um pouco sobre beading aviões em geral. Os aviões são destinadas a ser usado na vertical (isto é, sem mola) e essencialmente cortar um perfil de metade rodada separados do campo por um sulco estreito (o truque). A peculiaridade estreita recebe um lote de desgaste, por conseguinte, essa parte do plano é invariavelmente reforçada com uma tira de boxe. O boxe é geralmente feito de buxo (muitas vezes turco), que é uma madeira muito densa apertado, mesmo de grãos. A boxe é cortada e montada de modo que o grão da madeira executada a 45 graus em relação ao comprimento da tira, com o fim de grãos que aponta para o dedo do pé. Endgrain é geralmente de cerca de 3-5 vezes mais resistente à deformação do que de grão longo, de modo que este é uma utilização muito eficaz das propriedades da madeira. A realidade, porém, é que a faia eo buxo são muito diferentes madeiras, com orientação crossgrain, de modo que não é incomum para o boxe para ser solto. Isto pode ser, quer de circulação a partir de madeira ou a deterioração da cola (cola de pele, presumivelmente). A foto mostra quatro ½ "aviões rebordeadoras com diferentes tipos de configurações de boxe: único caixa, casal box, completo em caixa e um avião em caixa único escorregou. A porção deslizado do último plano (na verdade, o limitador de profundidade) pode ser removido de modo a que um grânulo pode ser adicionado se contra um elemento de design existente em uma peça de moldagem.É possível que os insertos em caixas cheias são, por vezes, pressão montado por causa da grande quantidade de área de superfície englobados pelos detalhes de encaixotamento.

Detalhes do Perfil PEROLIZAÇÃO
A figura abaixo mostra um perfil estilizado de um avião beading. Não é o único, da vedação (a porção da sola abaixo da parte inferior da peculiaridade), o perfil arredondado, a peculiaridade, e, em seguida, o limitador de profundidade. O limitador de profundidade é apenas um cabelo mais profundo do que o topo da curva para permitir a curva completa a ser cortado. Mais frequentemente, o número gravado na extremidade de um plano perolização indica a largura do perfil (meio rodada mais a largura da peculiaridade). Por conseguinte, a largura da porção curva é geralmente de pelo menos 1/16 "estreito do que o que o selo indica.Ocasionalmente, a largura é carimbada apenas a parte curva. Esta variação é, sem dúvida, relacionada com as convenções do fabricante, mas é bom para realmente medir o perfil se você está procurando uma largura específica.

O perfil curvo não é realmente 180 graus de curvatura. Eu tenho cerca de 75 aviões rebordeadoras em minha coleção. Seleccionar aviões que apresentaram um desgaste mínimo, medi larguras de perfil (1/4 "a 1") comparando a profundidade para a largura da curva na parte inferior do truque. Em geral, a profundidade (ou altura do rolete) foi de cerca de 42% da largura. Isto corresponde a um arco de 160 graus. Se a altura da curva era metade da largura, em seguida, o perfil seria um semi-círculo (180 graus). I também mediram a largura das vedações em todos os meus 1/8 ", 3/16", 1/4 "e 5/16" planos de perolização. Os 1/8 "aviões tinham variando descontroladamente alturas da cerca. As 3/16 "aviões tinham cercas de cerca de 1/16", 1/4 "os aviões tinham cercas de cerca de 3/32", e os 5/16 "aviões tinha cercas de cerca de 1/8". (Note que se você estiver indo para usar um avião a talão uma borda de uma língua e groove conjunta, o intervalo entre a sola do avião e do limitador de profundidade deve ser menor ou igual à altura do ombro acima da língua do joint).
Fui recentemente a realização de um estudo sobre a coleção avião mãe em Colonial Williamsburg, juntamente com Larry Preuss e Joshua Farnsworth.

Esta coleção inclui um número de aviões mãe beading. Esses planos provavelmente foram feitas numa loja padrão pertencente ao fabricante do avião (Chapin-Stephens, CT). Todas as linhas de layout e escriba para os perfis são em ambos os pés e calcanhares de cada avião, mostrando que os aviões foram definidos e cortada à mão. Na figura abaixo, você pode ver que o perfil é definido com dois pontos cardeais. Um ponto define o arco de círculo que o grânulo em particular é baseada em, e um outro ponto da bússola é compensado apenas abaixo dessa. Essa compensação corresponde ao grau de arco 160 que eu medido em aviões rebordeadoras reais.

BOCA DE ABERTURA
Uma última consideração seria uma preocupação quanto a boca é aberta por uma modificação do perfil. A boca é geralmente associada a uma superfície menor qualidade aplainada. Se você olhar para a forma como o ferro corta o perfil você vai ver que apenas duas porções do ferro realmente cortar o grão: a parte inferior da peculiaridade e parte inferior / topo da curva-as porções em frente para a direção do corte, e estes têm um ângulo de corte convencional. Os lados do perfil (os ombros da curva) são essencialmente de corte em ângulo recto relativamente à direcção do corte, ou seja, mais de uma acção de raspagem. Estas porções do ferro são chanfrados num ângulo muito mais obtuso. Quando se utiliza um plano perolização, os cortes Quirk em primeiro lugar, seguido pelos dois ombros (raspagem geralmente dá um corte mais fino) e, em seguida, finalmente, a parte superior da curva. Isso significa que a porção do perfil de corte última, que envolve possivelmente o maior perigo de tearout, é que a porção de corte quando o perfil é quase completa e apenas sobre a parte inferior para fora sobre o limitador de profundidade. Além disso, se você olhar para a abertura da boca por um 1/8 "ferro espesso camas em 45 graus com um encosto de 10 graus, a abertura poderia ser de cerca de 7/32". Se você cortar o perfil em mais um 1/8 ", por exemplo, você vai ampliar a boca por cerca de 1/64". A pequena diferença é devido à proximidade entre o pilar e os ângulos de cama.
Com todos esses números em mãos, é bastante simples para planejar como recut o perfil para restaurá-lo a uma forma convencional.
As noções básicas de RESTAURAR PLANOS Beading
As primeiras coisas que eu procuro em um avião beading são se o ferro ea cunha são originais ou são substitutos inadequados (tristemente comuns!). Eu verificar para ver se o boxe está intacta e como é gasto.Muitas vezes, no boxe do dedo do pé, metade do avião é muito cansados, e eu acho que isso é, em parte, por duas razões: (1) os usuários tendem a colocar mais pressão sobre o dedo do pé quando aplainamento (especialmente de terminar o curso com mais poder no final), e também (2) não é inadequada seguir através de, no final do curso, de modo que o derrame para fora acaba de encurvamento para a esquerda ou para a direita em vez de directamente através.

Se o boxe está solto ou existem peças que faltam para o avião, eu geralmente reparar estes primeiros.Completamente boxe solta é reglued com hide cola. Se o boxe é um pouco solto, mas eu não posso tirá-lo, vou drible na fina de cola CA seguido de cola mais grosso (eu acho que a ação umectante da cola fina ajuda a desenhar na cola mais grosso, mas não provado no entanto). Tirando colada no boxe, por qualquer motivo, exige muita determinação e capacidade de assumir riscos. A fim de soltar a velha hide cola, você vai precisar para cozinhar superfície da cola. Existem duas abordagens para chegar adequadamente vapor em todas as partes do conjunto: (1) furos para dentro do boxe e preencher estes com água, em seguida, vapor ou calor com uma pistola de calor, ou (2) armar a área de box com um pano húmido pano, então o calor com uma pistola de calor. O risco de que arruina o corpo plano é alta. Um método alternativo seria para cortar fora do boxe com um estreito (menos de 1/8 "de largura) cinzel caixilho. Esta é uma boa solução para uma correção isolada. Eu geralmente fazem substituições de boxe de bordo duro dividida ou caqui, cortar e remontada para a orientação de grão adequado, em seguida, aplainada para se adequar. Desgastado boxe não é um problema. Se você olhar para os aviões em caixa, você vai ver que o boxe está situado a uma profundidade de ¾ "e 1".

Eu suspeito que o boxe foi definido para o estoque avião antes de os perfis foram cortadas ea profundidade estendida do boxe dá margem de manobra para o processo de formação. Esta profundidade do boxe faz a recuperação do perfil uma moleza.
 FERRAMENTAS PARA RESTAURAR PLANOS Beading
Planes rodada:   Eu uso um avião No. 1 ou No. 2 rodada para desbastar o perfil para as contas estreitas. O avião rodada usado precisa ser mais estreita do que o perfil do plano beading porque ela só corta um arco de 60 graus, mas eu preciso ter jogo o suficiente para trabalhar o total de 160 graus.
Raspador:   Eu projetei um gabarito raspador que me permite raspar todo o comprimento do perfil e é cerca de 5 "mais tempo para permitir acompanhar, através de garantir um perfil plano. Os cortadores são moldadas para se obter um tamanho diferente em cada extremidade (em incrementos de 1/16 "), em seguida, endurecido mas não temperado. Se eles são temperados, eles tendem a dobrar durante a raspagem, uma vez que são muitas vezes um pouco alargado.

O titular raspador me permite estender a largura do gabarito de apoio, e para ajustar o cortador vertical e horizontalmente para um posicionamento preciso. O corpo do avião é apertada no interior da luminária e shimmed de modo que a sola do plano coincide com a parte superior da guia.

Se o corpo do avião é deformado, o gabarito raspador permite-me para raspar um perfil reto independentemente. O raspador limpa depois que o avião rodada e estabelece o perfil preciso.
Blocos de lixa:   Eu fiz um conjunto de lixar blocos de areia do perfil curvo dos aviões. A largura dos blocos de lixar é ajustada de modo que a espessura de duas camadas de 150 lixa estabelece a largura do perfil correcto. I usar os blocos de lixar para refinar a superfície do perfil após raspagem.

Esquadro combinado, 4 ": Eu uso um quadrado combinação para fazer referência ao largo da exclusiva para estabelecer a altura paralela do capricho e do limitador de profundidade para a sola e para estabelecer que a face externa da peculiaridade é paralela à cerca.

Micrômetro:    Eu uso um micrômetro digital para ajustar o perfil juntamente com a praça combinação.
Avião ombro, ½ ":   Esta é provavelmente a ferramenta mais acessível e mais utilizado na minha caixa de ferramentas. Eu uso isso para avião para baixo o boxe, para estabelecer uma cerca em linha reta e para derrubar o limitador de profundidade, conforme necessário.

ESTUDO DE CASO: A restauração DOIS AVIÕES Beading
I estará demonstrando a restauração de dois planos. A primeira é a "(teórico 0,188" plano 3/16) feito por D. Malloch and Sons (1850-1913). A largura real do perfil era 0,259 "e a largura da curva foi de 0,202". Este plano está totalmente em caixa, e o ferro está na necessidade de rectificação. O segundo avião era um ¼ "beader (teórica 0,250"). A largura real foi de 0,316 "e a largura da curva foi de 0,229". Há selo de um fabricante, com borda serrilhada, aparentemente, contendo as letras L (?). HAR ????, mas muito fraco.

Eu não poderia encontrar este selo em qualquer de Goodman Planemakers britânicos de 1700 ou de PollackGuia para os fabricantes de aviões de madeira americanas. Este parece ser um avião Inglês devido ao revestimento preto pesado eo fato de que ele tem um ferro W. Butcher. No entanto, o ferro Butcher é um substituto inadequado. Eu chamo isso de avião Butcher. O design cunha florão indicaria meados de 1800, no mínimo. Este plano foi único em caixa.
1. O avião Malloch.   O avião Malloch teve uma ligeira forma de banana ao longo de seu comprimento. I planejado este reto e quadrado para a bochecha esquerda.

O boxe era um pouco irregular ao longo do seu comprimento, mas bem orgulhoso, então eu aplainada a peculiaridade reta e plana ao longo do seu comprimento e 1/8 "ou assim abaixo da sola.

Eu coloquei o avião ombro plana sobre a peculiaridade e aplainada a cerca reto e verdadeiro com um par de golpes. Eu dispostas linhas de referência sobre o calcanhar e o dedo (medido a partir do único) para indicar a profundidade do perfil final (cerca de mais 42% da largura da curva final).
Eu usei um No. 1 rodada de avião a curva para apenas tímido das linhas de layout.

Eu apertei o avião no gabarito raspador e definir o raspador para cortar o flush perfil com a superfície cerca Eu tinha trued, e apenas para as linhas de layout (eram necessárias algumas reposições do cortador).

Eu lixado a curva liso e reto com os blocos de lixar e lixa 150.

Por último, eu aplainada para baixo do batente de profundidade até um pouco abaixo do topo da curva, combinando-o em ambas as extremidades do avião e verificado com uma borda reta. Eu também aplainada o ombro de fora da peculiaridade de ser em linha reta e paralela à cerca e pouco menos de 1/16 "de espessura.

Ele acabou por ser um belo avião beading que cortar como novo!
2. The Butcher Plane.   Este plano foi ligeiramente curvada do calcanhar ao dedo do pé, mas não deformada em tudo. No entanto, o boxe foi desgastado.

Além disso, a pessoa que substituiu o boxe em falta no calcanhar aplainada a maior parte da peculiaridade quando foram estabelecer o limitador de profundidade, fazendo a peculiaridade de um gume da faca no calcanhar.

I aplainado o único plana e reta. I aplainado a peculiaridade quase completamente afastado para revelar suficiente largura do boxe substituído para cortar uma nova peculiaridade. Além disso, eu tive que mudar o perfil para a bochecha esquerda um pouco com o plano ombro (ou seja, mudar a vedação para a esquerda) desde a inserção boxe era angular. Isso garantiria uma peculiaridade composta completamente de buxo.Tudo isso que eu fiz com o esquadro combinado, o micrômetro eo plano ombro.
Tal como acontece com o avião Malloch, eu bloqueei o perfil com uma rodada, raspadas e lixado a curva para uma profundidade e uma largura constante, então ajustou o limitador de profundidade. Curiosamente, enquanto eu estava raspando o perfil, notei um par de aparas de aparência estranha rastejando para fora das duas extremidades expostas do boxe para baixo na garganta.

Eu escolhi estes para fora com pinças e descobriu que eles eram pedaços de papel de jornal muito velho dobrou para calçar a parte inferior dentro da borda do boxe, provavelmente quando foi instalado!
Corri um pouco de cola CA para dentro do boxe neste borda para estabilizar a inserção, e, em seguida, apertou o estoque acima para uma hora para permitir que o conjunto cola CA. Porque eu tinha que diminuir a peculiaridade tanto, o muro era muito alto. I aplainado o único para baixo de modo que a cerca estava cerca de 1/8 "abaixo do capricho.

ACABAMENTO PLANOS Beading

Eu dei a ambos os planos rebordeadoras duas demãos de óleo Minwax Antique Finish para selar a madeira exposta e até mesmo fora do patina. Este acabamento é uma compilação alta, rápido acabamento de óleo de secagem. Você pode encontrar este acabamento aqui.
REAFIAÇÃO os ferros PLANO

Ambos os ferros eram fio escovado para remover a ferrugem. Os rostos de ambos foram lixadas e polidas até 3600 grit no meu WorkSharp (veja o modelo aqui), então pintado com azulados, ou fluído layout (encontrá-loaqui). Os ferros foram entaladas na garganta de modo que eles estavam orgulhosos na boca ao longo de todo o perfil de um montante modesto. Os novos perfis foram riscados nas faces com um furador. Para perfis muito estreitas, eu uso um 8 "moedor de baixa velocidade equipado com 7" rodas de metal de corte (comprados de Lowes).

Estas rodas são feitas de um compósito de fibra, impregnada com um material de corte e concebido para cortar o metal. Eles podem ser comprados tão fino quanto 3/32 "e pode ser em forma um pouco com uma pedra de diamante de vestir.
I usar a ferramenta Veritas repousa (aqui) equipada com plataformas de madeira mais amplas e profundas.
Eu geralmente manter os restos quadrados para as rodas, e segure o ferro com 8 dedos ao cortar os chanfros.Embora os planos são destinadas a cortar um semi-círculo, uma vez que os ferros são camas a 45 graus, a forma da ferramenta de corte é, na verdade, uma elipse. Sempre bloquear as primeiras partes do perfil que apenas afectam o comprimento do dispositivo de corte (isto é, a parte inferior da peculiaridade e a parte inferior da curva). Uma vez eu estabelecer o comprimento do perfil, vou começar a ajustar as partes do perfil que afetam a largura da ferramenta de corte (os dois ombros ea borda externa do capricho. Qualquer passo em falso com a curva ou a peculiaridade apenas significa avançar o ferro para recuperar . Um passo em falso com qualquer um dos três ombros significa avançar o ferro distante o suficiente até para eliminar a parte estreita. Isso pode consumir uma grande quantidade de ferro e implica um monte de moagem adicional. Geralmente eu bloquear a praça perfil para o rosto do ferro até que eu estou feliz com a forma, então eu trabalho na zona dos chanfros. Os dois ombros da curva têm chanfros muito obtusos. O ombro bochecha esquerda desaparece no perfil onde a cerca começa. O exterior (bochecha direita) da peculiaridade é não vedação hélice. É como a borda fora de um ferro plano ombro. Ele precisa ser orgulhosos da borda do capricho, mas é o canto externo que faz o corte. Uma vez que os chanfros são estabelecidas quase completamente a interseção com a face do ferro, eu uso 200 e 1000 grit água slipstones de aprimorar até a borda final.


·          




Nenhum comentário:

Postar um comentário