quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Fica a Dica: Grão de madeira


Grão é um "termo confuso e versátil", com vários usos diferentes, incluindo a direção das células da madeira (por exemplo, grão reto , grão espiral ), aparência ou figura da superfície , colocação do anel de crescimento (por exemplo, grão vertical ), plano do corte (por exemplo, grão final ), taxa de crescimento (por exemplo, grão estreito ) e tamanho relativo da célula (por exemplo, grão aberto ). 
Talvez o aspecto físico mais importante do grão de madeira na madeira seja a direção ou a inclinação do grão (por exemplo, contra o grão ). As duas categorias básicas de grãos são retas e cruzadas. O grão reto corre paralelo ao eixo longitudinal da peça. O grão transversal se desvia do eixo longitudinal de duas maneiras: grão espiral ou grão diagonal. A quantidade de desvio é chamada de inclinação do grão. 

Ao descrever a aplicação de uma técnica de marcenaria a um determinado pedaço de madeira, a direção da técnica pode ser:

> com o grão (fácil; dando um resultado limpo)

> contra o grão (pesado; dando um resultado ruim, como lascar ou rasgar)

> através do grão (a direção do corte é através das linhas de grão, mas o plano do corte ainda está alinhado com eles)

>grão final (em ângulo reto com o grão, por exemplo, aparando o final de uma prancha)

O alinhamento dos grãos deve ser considerado ao unir pedaços de madeira ou ao projetar estruturas de madeira. Por exemplo, é menos provável que uma extensão estressada falhe se a tensão for aplicada ao longo do grão, e não através do grão. A direção do grão também afetará o tipo de deformação visto no item acabado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário