sábado, 22 de fevereiro de 2020

Artigo do Vandel: Teste de dureza da madeira


Artigo traduzível:   Eu sempre quis descobrir uma maneira simples de caracterizar a força de uma parte da madeira que eu uso.
"Olhando ao redor da web, existe o bem estabelecido teste de dureza Janka. Esse teste envolve empurrar uma esfera de aço de 11,28 milímetros até a metade em um pedaço de madeira. Isso exige uma máquina especializada que possa aplicar várias toneladas de força enquanto mede essa força com precisão.

Procedimento de teste

Eu certamente não seria capaz de construir uma máquina para replicar esse teste, e certamente não de madeira. Mas isso me inspirou a criar meu próprio tipo de teste de dureza, que não requer nenhum equipamento. O teste envolve soltar a chave de fenda nº 2 Robertson (alça vermelha) de 1,5 metro (5 pés) em um pedaço de madeira e medir a profundidade do reboco resultante que isso produz na madeira.Como o tamanho da ponta de uma chave de fenda Robertson é padronizado, para reproduzir os resultados do teste, tudo o que você precisa é de uma chave de fenda Robertson do mesmo estilo ou pelo menos com o mesmo peso. Pesei o meu em 92 gramas. A ponta de um Robertson nº 2 deve nominalmente ser de 3,17 mm (0,125 "), embora normalmente seja um pouco menor do que a usada nos parafusos com mais facilidade. Mina mede 0,18" x 0,118 "
Acabei colocando um pequeno gancho...""

https://woodgears.ca/hardness_test/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário