Você tem um projeto de fim de semana que envolve trabalhar com madeira. Talvez você esteja construindo uma plataforma de levantamento de peso, uma bancada de trabalho ou uma mesa da sala de jantar .
Qualquer que seja o seu projeto de bricolage, é provável que surja uma pergunta: você deve usar pregos ou parafusos para prender os pedaços de madeira?
Como a maioria das coisas na vida e no artesanato, depende.
Abaixo, apresentamos as considerações que respondem a uma pergunta que atiçou a mente de muitos homens enquanto andava pelos corredores da Home Depot.
Noções básicas sobre força de preensão e resistência ao cisalhamento
Para saber quando usar pregos ou parafusos, primeiro você precisa entender a diferença entre força de preensão e resistência ao cisalhamento.
A força de preensão é a capacidade de um prendedor de juntar madeira. Você normalmente quer muita força de preensão quando a força é colocada verticalmente sobre um prendedor e os pedaços de madeira que estão sendo presos juntos. O melhor exemplo disso é o deck. Quando você anda em um convés, aplica força vertical nas tábuas e nas vigas do deck. Você os quer unidos firmemente para que não se separem.
A resistência ao cisalhamento é a quantidade de força que um fixador pode suportar pelas laterais. Usando nosso exemplo de deck, um fixador usado para conectar a trave à estrutura do deck experimentaria força de cisalhamento, portanto, você deve usar um com muita resistência ao cisalhamento.
Parafusos para força de preensão; Pregos para resistência ao cisalhamento
Os parafusos são realmente muito quebradiços em comparação com os pregos. Se você aplicar força de cisalhamento suficiente na lateral de um parafuso, ele se encaixará. Você pode ter visto uma cabeça de parafuso se soltar enquanto dirigia uma para a madeira antes. Portanto, os parafusos não têm muita resistência ao cisalhamento.
Embora os parafusos não tenham muita resistência ao cisalhamento, eles fornecem muita aderência e resistência à tração. Os parafusos mantêm a madeira unida quando confrontados com força vertical e não quebram quando muita força vertical é aplicada a eles.
As unhas são capazes de dobrar sob pressão e raramente quebram quando submetidas à força de cisalhamento. Eles têm muita resistência ao cisalhamento. Mas eles não têm muita aderência ou resistência à tração.
Portanto, com isso em mente, quando você tem um projeto em que o peso ou a gravidade diminuem no fixador, um parafuso é a melhor opção. Esse cenário será o mais comum em seus projetos de bricolage; a plataforma de levantamento de peso, a bancada e a mesa mencionadas acima são exemplos de vezes que você usa parafusos para prender a madeira. Se o prendedor suportar mais movimentos de um lado para o outro, uma unha é a melhor escolha. E, claro, às vezes você usa os dois; ao construir um cavalo de serra , você usaria parafusos para a seção da viga em I e pregos para prender as pernas nela.
Enquanto os parafusos são melhores fixadores quando a força de preensão é necessária e prega o melhor fixador quando a força de cisalhamento é necessária, qualquer um deles funcionará na maioria das situações.
Mesmo construtores experientes usarão parafusos quando um prego seria melhor simplesmente porque é mais fácil remover um parafuso no caso de uma bagunça. Você acabou de virar a furadeira em sentido inverso. Fazer uma unha é mais difícil.
Às vezes, eles usam um prego, mesmo quando um parafuso é a melhor opção por motivos estéticos. Unhas, unhas particularmente pequenas, não deixam marcas na madeira depois de serem pregadas.
Você deve considerar seu contexto, usar sua phronesis ou sabedoria prática e escolher a melhor opção. Com a experiência, você aprenderá quando é melhor usar pregos ou parafusos ou quando isso não importa muito.
Artigo original em ingles em: https://www.artofmanliness.com/articles/nails-or-screws/
Nenhum comentário:
Postar um comentário