Uma ferramenta de raspagem (também ferramenta de formação de superfície apresenta chapas perfuradas e se assemelha a um ralador de alimentos . Uma ferramenta de desempenho consiste em uma tira de aço com furos e a borda de cada furo afiada para formar uma aresta de corte . A tira é montada em um carro ou alça. As ferramentas de desempenho foram chamadas de "raladores de queijo" décadas antes de entrarem no mercado como utensílios de cozinha usados para ralar queijo. [ Os planos de surform foram descritos como um cruzamento entre uma grosa e uma plaina.
A palavra surform é um aparente portmateu de "superfície" e "forma". Não está claro se essa é uma marca registrada genérica ou o contrário, um nome comum que foi posteriormente registrado. Surform é uma marca registrada da Stanley Black & Decker , Inc. em muitos países do mundo. Surform foi registrada pela primeira vez como marca no Reino Unido em 25 de setembro de 1953 [8]
As primeiras ferramentas Surform foram a invenção de uma empresa britânica. Uma patente para uma lâmina de ferramenta Surform foi obtida em 1949 na Austrália pela Firth Cleveland Pty Ltd de Wolverhampton, Inglaterra. Uma empresa britânica afiliada, Simmonds Aerocessories Ltd. , foi uma das primeiras fabricantes de ferramentas Surform. Eles fizeram 3 plainas usando esta lâmina. Estes foram comercializados por outra empresa britânica afiliada, a British Lead Mills Limited, em ou antes de 1956. [10]
A Stanley Works (Stanley) comprou primeiro os direitos de fabricação nos Estados Unidos e depois comprou a empresa. Stanley começou a comercializar suas primeiras ferramentas de substituição, um p-laina e uma lima que usavam a mesma lâmina, em 1956. Em 1959, Stanley ofereceu uma escolha de lâminas de dentes finos e grossos. Em 1966, a linha de produtos passou a incluir uma plaina de bolso, limas (redonda, meia-redonda e plana) e um berbequim elétrico. Refletindo seus muitos usos, Stanley usou o slogan de barbear tudo, menos a barba. Uma característica da linha de produtos era que em todas as ferramentas as lâminas eram substituíveis; isso foi importante porque eles não podiam ser afiados.
Stanley usou o nome Surform desde o início de sua campanha de marketing em 1956 e tornou-se proprietário da marca Surform na Austrália em 1967.
Stanley agora tem vários concorrentes que fabricam ferramentas de alto desempenho. Isso inclui a Microplane , fabricante de ferramentas para trabalhar madeira e utensílios de cozinha; Sherrill, fabricante de utensílios para trabalhar argila; e G-Rasp, fabricante de pequenas grosas de cozinha. Além de suas próprias ferramentas, a Microplane comercializa lâminas de substituição de aço inoxidável que se encaixam em algumas das ferramentas de desempenho da Stanley. [14]
Tipos
Existem vários tipos de ferramentas de desempenho, usadas para criar formas diferentes. Eles incluem plano ; raspador plano, semi-redondo e redondo e uma variedade de outras ferramentas de modelagem / raspar. Ferramentas de maior desempenho são projetadas para uso com as duas mãos; menores para uso com uma mão.
Embora algumas dessas ferramentas sejam chamadas de plainas, a Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos determinou que, de acordo com o Cronograma Tarifário Harmonizado dos Estados Unidos, elas pertencem à classe de limas, grosas e ferramentas semelhantes.
Usos
Em comparação com uma lixa ou lixa convencional, as vantagens de uma lixa de superfície incluem uma ação de corte mais rápida, nenhum entupimento da ferramenta com o material sendo removido e pouca ou nenhuma poeira .
No trabalho em madeira , os resultados são usados para remover rapidamente a madeira das superfícies curvas. Eles removem menos madeira que um canivete , portanto são mais fáceis de controlar. Mesmo que as peças produzam acabamentos muito grosseiros, as áreas trabalhadas podem ser facilmente suavizadas com ferramentas mais refinadas, como limas e blocos de lixar. Woodworker Sam Maloof descrito seu uso em chairmaking: "Assim que eu tiver maltratado o braço na serra de fita, eu uso um Surform® (modelo Stanley® No. 295) Esta ferramenta faz sobre o mesmo trabalho que um. Spokeshave - pode demorar extrair muita madeira rapidamente - mas posso usá-la sem me preocupar com a direção dos grãos ".
m ferrador , surforms são usados para remover o excesso de parede do casco de um casco de cavalo. Eles também podem ser usados para "manicure cascos de elefantes".
Na horticultura , as perfurações são usadas para suavizar os cortes de poda e modelar a madeira exposta. As pesquisas são populares entre os criadores de bonsai , especialmente entre aqueles que usam técnicas de bonsai de madeira morta .
Nas oficinas de reparação de automóveis , há décadas os batedores de painel usam limas e grosas para moldar a massa plástica . Lá, essas ferramentas de desempenho são comumente chamadas de "raladoras de queijo".
Como utensílios de cozinha , as ferramentas de desempenho são uma inovação recente. A lima de madeira Microplane, uma elegante lima de aço inoxidável comercializada como ferramenta para trabalhar madeira e conhecida genericamente como microplane, recentemente se tornou popular como utensílio de cozinha para, entre outros usos, ralar queijo. Uma menção precoce ao uso de um "ralador tipo raspador" da Microplane na cozinha foi um livro de receitas publicado em 1999. Logo foi seguido por menções como uma das melhores ferramentas de cozinha que surgiram nas décadas e uma zester cítrico milagroso e ralador de queijo duro . Inicialmente, estava disponível nas lojas de artigos de cozinha
Um raspador é forma grosseira de arquivo utilizado para modelar madeira grosseiramente ou outro material. Normalmente, uma ferramenta manual consiste em uma barra de aço temperado com seção retangular, redonda ou meia-volta, geralmente cônica, com dentes distintos cortados individualmente. Uma espiga estreita e pontiaguda é comum em uma extremidade, na qual uma alça pode ser ajustada.
A GROSA PARA MADEIRA (substituída por surform)
As grosas vêm em uma variedade de formas - retangulares, redondas e semi-redondas - e variam em grossura, desde o mais fino "armário" até o mais agressivo "madeira" ferradores , por exemplo,
geralmente usam grosas para remover o excesso de parede do casco de um cavalo. Eles também são usados na madeira para remover rapidamente o material e são mais fáceis de controlar do que uma faca . As superfícies ásperas que deixam podem ser suavizadas com ferramentas mais refinadas, como limas de corte único ou duplo. As grosas são usadas na modelagem do alabastro . Serras e formões são usados para desbastar o trabalho de alabastro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário