quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Masrcenaria: Candeeiros de cabeceira tortos

 


Candeeiros de cabeceira tortos

Depois de vasculhar as lojas de departamentos em busca de um conjunto de luminárias de cabeceira que combinassem com o resto da mobília do meu quarto, finalmente desisti e optei pela ideia mais divertida de fazer a minha. A especificação para a construção dessas lâmpadas era simples: elas deveriam ser baratas (menos de $ 100 para ambas) e deveriam usar ferramentas elétricas que eu já possuía. O resultado foi um conjunto de luminárias de carvalho que são únicas (pelo que sei), mas foram construídas usando apenas um quebra-cabeças e uma furadeira elétrica.

Construção

A haste de cada lâmpada é composta de quatro pedaços de carvalho (cereja funcionaria tão bem), 11 polegadas de altura, 1 1/4 polegadas de largura e profundidade. Em primeiro lugar, numere os quatro pedaços de madeira e lembre-se da ordem em que são colocados um ao lado do outro, formando assim um quadrado maior de 2 1/2 polegadas de largura e profundidade. Usando o modelo (veja o diagrama à direita), esboce o desenho em cada bloco. Para fazer isso, dobre o modelo ao meio ao longo da linha pontilhada e posicione-o sobre o bloco para que o desenho possa ser esboçado nos dois lados. Antes de cortar, verifique se ao colocar as quatro peças juntas, o resultado é o mesmo do gabarito (ou seja, a forma curva que a luminária final deve ter).

Para cortar cada um dos quatro blocos de madeira, use uma serra tico-tico e tente ser o mais preciso possível com os cortes (quanto mais preciso você for agora, menos lixamento deve ser feito depois). Use uma lâmina fina de serra tico-tico e trabalhe ao longo do comprimento dos blocos de madeira muito lentamente. Não descarte os resíduos de madeira, pois isso é útil na fase de fixação.

Depois que cada bloco de madeira for cortado, haverá uma borda de canto de cada peça que não exibe nenhum sinal de curva. Esta é a borda que é o centro da lâmpada. Neste ponto, é necessário fazer uma ranhura para que o cabo elétrico passe de cima para baixo. Para fazer isso, chanfre um ângulo fora da borda central de cada um dos quatro blocos (veja o diagrama dois). Quando os quatro blocos forem colocados juntos, haverá um orifício quadrado bem definido que percorre todo o caminho até o meio da lâmpada.

Cole dois dos blocos moldados juntos - formando um "bloco duplo" com 2 1/2 polegadas de largura por 1 1/4 polegadas de profundidade - usando uma cola de madeira de boa qualidade e prenda por várias horas. Observe que é importante garantir que o lado plano do bloco preso fique alinhado suavemente, pois é nele que o segundo "bloco duplo" será colado. Como os blocos são curvos, pode ser difícil usar pinças. No entanto, se os resíduos de madeira descartados anteriormente forem usados ​​para preencher as curvas, esse problema é facilmente resolvido. Repita este processo de colagem nos dois blocos restantes.

Finalmente, quando os dois blocos duplos estiverem bem colados, cole as duas metades juntas, formando assim a forma final da haste da lâmpada.

Neste ponto, o topo da haste deve ter um orifício de 1 1/4 de polegada de diâmetro perfurado, a uma profundidade aproximada de uma polegada. Este orifício irá alojar o elemento elétrico da lâmpada (o elemento no qual a lâmpada é aparafusada).

Feito isso, lixe o caule com lixa grossa, média e fina, até que o caule fique bem liso.

Construção de base

A base é quase um anticlímax depois do resto do projeto. Corte um pedaço de madeira de 8 1/2 polegadas quadradas e 3/4 polegadas de profundidade e marque o centro desta base da lâmpada desenhando uma linha de canto a canto, formando assim um "X". Coloque a haste da lâmpada acabada sobre o centro deste "X", e desenhe ao redor dela com cuidado, marcando assim o tamanho do orifício necessário para ser cortado na peça de base. Novamente, isso pode ser cortado usando um quebra-cabeças. No entanto, tenha cuidado para não cortar demais, pois o orifício resultante deve ficar bem ajustado ao redor da haste. Para garantir esse ajuste perfeito, faça o primeiro corte um décimo sexto de polegada dentro das marcações a lápis e, em seguida, expanda esse corte para fora, se necessário.

Uma vez que o furo tenha um encaixe satisfatório, tudo o que resta a fazer é esquadrinhar a base com o desenho de sua escolha, em vez de deixá-la como um grande bloco. Na lâmpada mostrada acima, a mitra é cortada a uma profundidade de 1/2 polegada de cada lado, deixando o centro com a altura total de 3,4 polegadas. Este, por sua vez, foi lixado até uma curva suave quando a base foi lixada.

Na parte de baixo da base, corte uma ranhura áspera do orifício central na borda da base. Essa ranhura é usada para passar o fio da haste até a borda da lâmpada. Observe que a borda escolhida deve ser a mais pobre das quatro bordas, pois será a parte de trás da lâmpada.

Juntando tudo

A haste da lâmpada agora deve ser colada na base e deixada por várias horas para secar. Obviamente, é importante garantir que a haste esteja perpendicular à base durante este estágio, mas se o orifício da base estiver bem ajustado, isso não deve ser muito difícil de conseguir.

Depois que a cola estiver seca, passe o fio elétrico pela haste. Conecte o fio a um elemento elétrico de lâmpada e empurre-o para baixo no orifício na parte superior da haste.

Para finalizar o abajur, cole um pedaço quadrado de feltro na parte de baixo do abajur para evitar que o abajur risque outras superfícies (e também esconda o arame por baixo) e encere a madeira.




Alan Wilson Watts foi um filósofo britânico-americano que interpretou e difundiu a filosofia oriental para um público ocidental. Nascido em Chislehurst, na Inglaterra, ele se mudou para os Estados Unidos em 1938, onde começou seus estudos em Zen. Wikipédia
Nascimento: 6 de janeiro de 1915, Chislehurst, Reino Unido
Falecimento: 16 de novembro de 1973, Druid Heights
Cônjuge: Mary Jane Yates King (de 1964 a 1973), Dorothy DeWitt (de 1950 a 1963), Eleanor Everett (de 1938 a 1949)
Influenciado / Influenciada: Sam HarrisAldous HuxleyGary SnyderAllen Ginsberg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alan_Watts


Nenhum comentário:

Postar um comentário