Artigo em inglês traduzivel: Como usar um gabarito de cauda de andorinha de roteador
Nem todo mundo está pronto para lidar com rabos de andorinha cortados à mão. Veja como obter o máximo do seu roteador e gabarito.
D ovetails são articulações principais. Longa história, ótima aparência e prestígio. Usado em caixas, gavetas e carcaças. Mas para muitos marceneiros, cortar rabos de andorinha da maneira tradicional – com serra e cinzéis – é um desafio intransponível.
Se você não está pronto para lidar com rabos de andorinha cortados à mão, há muitos acessórios de roteador no mercado para ajudar. Há tantos de fato, e eles têm tantas variações na configuração e operação, que vou restringir meu foco ao mais comum: o gabarito semi-cego de cauda de andorinha.
O gabarito típico de cauda de andorinha meio cego consiste em uma base de metal com duas barras de fixação para segurar as peças de trabalho. Um modelo semelhante a um pente fica no topo para guiar o roteador no corte de ambas as peças de uma só vez. A broca e a bucha apropriadas são embaladas com o gabarito. Normalmente você usa uma ponta de andorinha de 1 ⁄ 2 “, 14° e uma bucha guia de 7 ⁄ 16 ” para fazer os cortes.
Use qualquer roteador, ou seja, o que você tem. Eu normalmente uso um modelo de base fixa de 2 cavalos de potência. A capacidade de mergulhar é irrelevante, e as fresas de mergulho geralmente são desajeitadas para trabalhar na borda devido aos seus altos centros de gravidade. O poder bruto não contribui em nada. Quando o desejo de desmontar rabos de andorinha meio cegos o dominar, pegue seu gabarito e prenda-o na borda de sua bancada de trabalho. Presumivelmente, você terá armazenado as instruções e a broca e a bucha-guia corretas com o gabarito.
https://www.popularwoodworking.com/techniques/power-tool-joinery-half-blind-dovetails-by-jig/
Nenhum comentário:
Postar um comentário