sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

é bom saber: conferir o angulo de 22,5º + artigo técnico



Ângulos Padrão

Os ângulos de corte podem parecer intimidantes para um iniciante, mas há provisões para ângulos padrão quando você usa uma serra de esquadria para o trabalho. Quase todas as serras de esquadria têm um bloqueio predefinido para os ângulos que os marceneiros usam com mais frequência. Os ângulos mais comuns são 45, 30 e 22,5 graus. Se o seu projeto exige um dos ângulos predefinidos em sua serra de esquadria, os cortes serão muito mais fáceis.

Graus e Matemática
Cortar ângulos na madeira exige um pouco de matemática, mas não se preocupe se suas habilidades matemáticas estiverem um pouco enferrujadas. Os ângulos acumulativos devem totalizar 360 graus. Em outras palavras, os ângulos em torno de um ponto totalizam 360 graus. Vários ângulos menores podem ir juntos para criar o total de 360 ​​graus. Por exemplo, dois ângulos de 45 graus somam um canto de 90 graus. Quatro cantos de 90 graus são iguais a 360. A mesma ideia se aplica a objetos de seis lados. Se você está fazendo algo com seis lados iguais, cada um requer um ângulo de mitra de 30 graus. Duas mitras de 30 graus equivalem a um canto de 60 graus. Seis cantos a 60 graus é igual a 360.

É bom usar uma calculadora para descobrir os ângulos de canto corretos para cortar formas com lados iguais. A fórmula envolve dividir 360 pelo número de lados para calcular o ângulo do canto. Em seguida, divida-o por dois para obter o ângulo de mitra. Se você estiver fazendo um projeto de cinco lados com todos os lados iguais, divida 360 por cinco para obter 72 graus. Assim, cada junta ou canto forma um ângulo de 72 graus. Agora divida isso por dois para obter o ângulo de mitra para cada uma das duas peças que formarão o ângulo de 72 graus. Como 72 dividido por dois é 36, cada peça teria um corte de mitra de 36 graus.

Aproximação prática aos ângulos de corte
A abordagem prática é o método mais fácil e preciso de cálculo de madeira ou carpintaria. Mesmo que seus ângulos funcionem em uma calculadora, eles provavelmente não caberão sem lacunas. Isso porque as paredes, os projetos, os gabinetes, os quadros e os objetos geralmente não são quadrados. Molduras torcer, dobrar e deformar. As serras não são 100% precisas e o erro do operador é comum. Assim, mesmo que seus ângulos sejam, cada um, de 30 graus, por exemplo, eles podem não se encaixar exatamente por causa dessas discrepâncias. A abordagem prática é responsável por essas diferenças.

Comece desenhando uma pegada de tamanho normal em um pedaço de madeira. Use uma régua para bisectar ou cortar ao meio o canto na diagonal. A linha diagonal representa o ângulo da mitra. Portanto, se você tiver um ângulo de 90 graus, você o cortará ao meio com uma linha desenhada com uma régua para obter dois ângulos de ângulo de 45 graus. Faça um modelo colocando dois pedaços similares de aparas de madeira no desenho. Alinhar as extremidades deles juntos, como se eles já tivessem miters. Transferir a linha diagonal para as extremidades quadradas do pedaço de madeira com um lápis. A linha não precisa ser perfeita.

Corte as peças de teste para verificar seus ângulos. Coloque uma das peças na cama de uma serra de esquadria. Swing a lâmina para a esquerda ou direita para coincidir com a linha de lápis. Bloqueie a lâmina e faça o corte. Faça um corte idêntico no outro pedaço usando o mesmo ângulo, apenas invertido para a esquerda ou para a direita, conforme necessário. Coloque as duas peças no desenho, alinhando-as com ele. Verifique o ângulo da mitra. Se há uma lacuna no interior, o ângulo é muito acentuado. Se houver uma lacuna do lado de fora, o ângulo é muito raso. Ajuste a lâmina 1 ou 2 graus de cada vez e corte suas peças de teste novamente até acertar.

Usando um quadrado de bisel
O quadrado chanfrado, geralmente chamado de localizador angular, é uma lâmina curta e plana que gira e trava em uma alça. Ajuste esta ferramenta para medir ângulos para carpintaria, soltando a contraporca no quadrado chanfrado. Alinhe a lâmina com qualquer ângulo dado em papel ou sucata de madeira, ou gire a lâmina para coincidir com um ângulo na madeira. Torça a porca para travar a lâmina no lugar depois de ter seu ângulo.


Agora você pode transferir o ângulo para a madeira que você está cortando. Balance a lâmina da serra de esquadria para a esquerda ou para a direita ou gire um medidor de esquadria em uma serra de mesa para a esquerda ou para a direita na direção necessária para corresponder ao ângulo no esquadro. Trave a lâmina no ângulo e faça o corte. Corte as peças de teste usando pedaços de madeira e verifique o ângulo usando o quadrado chanfrado. Peças de teste podem parecer um trabalho extra, mas elas podem economizar dinheiro porque você não desperdiçará seu bom material se o ângulo não estiver certo.

Opção de ângulo do transferidor
Você também pode usar um transferidor para ângulos, mas usando um pode ser confuso para molduras e carpintaria aparar. Prolongadores leem ângulos a partir do canto. As serras de esquadria e os medidores de mitra liam os ângulos da cerca. Por exemplo, o ângulo de esquadria predefinido comum de 22,5 graus em uma serra é exatamente a mesma coisa que um ângulo de 67,5 graus retirado do canto com um transferidor.

Cortar ângulos na madeira requer prática, paciência e um pouco de conhecimento matemático. Tentar métodos diferentes ajuda você a descobrir qual deles funciona melhor para você e para seu projeto específico.
                                             uma serra para meia esquadria e seus ângulos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário