quarta-feira, 6 de novembro de 2019



Marceneiro

Ao longo da história antiga até a era moderna, todas as civilizações do mundo usavam madeira para criar objetos úteis e bonitos e decorativos.
Vemos exemplos de madeira dos antigos egípcios, gregos, romanos e chineses. Muitas outras culturas antigas ao redor do mundo também praticavam madeira, empregando muitos estilos e técnicas diferentes.


Armas primitivas usadas para defesa e caça e ferramentas simples usadas para construir abrigos foram usadas ao longo dos tempos. Os arqueólogos descobriram um taco de madeira e cavando varas nas Cataratas de Kalambo, no rio Kalambo, na fronteira da Zâmbia e Tanzânia.


À medida que o homem desenvolvia suas habilidades em madeira, ele se tornava mais capaz de matar animais como alimento, limpar o terreno com seu machado para cultivar e construir barcos, prédios e móveis. A madeira tornou-se assim um processo importante que levou ao avanço das civilizações.

Um marceneiro é um artesão e comerciante que constrói coisas juntando pedaços de madeira , particularmente trabalhos mais leves e ornamentais do que os feitos por um carpinteiro , incluindo móveis e os "acessórios" de uma casa, navio, etc.  Os marceneiros podem trabalhar em uma oficina, porque execução de  vários encaixes para a junção de madeiras é facilitada pelo uso de máquinas portateis e não portáteis, manuais ou motorizadas, no local de trabalho conta com bancadas, mesas de apoio, extenções, gabaritos, e outros facilitadores de trabalho.
Um marceneiro geralmente produz itens como portas internas e externas, janelas, escadas, mesas, estantes de livros, armários, móveis em geral  etc. Na construção naval, um marceneiro marítimo pode trabalhar com materiais que não sejam madeira, como linóleo, fibra de vidro, ferragens etc.
Os termos marcenaria são muito usados em varias partes  do mundo que identifica o local​​ onde seus artefatos são produzidos, sob encomenda ou artigos em série


A  ocupações de marcenaria/madeira pode optar por estudar marcenaria de bancada aprendendo a utilizar as maquinas estacionarias, todas as ferramentas manuais, a fabricação de gabaritos facilitadores, etc. apesar dos cursos profissionalizantes, como SENAI e outros, muitos profissionais nessa area se formam por pratica aprendendo com outros profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário