sábado, 16 de outubro de 2021

Fique por dentro: de Carpinteiro a Marceneiro.

 

Posso me tornar um bom marceneiro  aplicando minhas habilidades de carpinteiro?




A única diferença que encontrei entre marceneiros e carpinteiros é a precisão.

Carpinteiros que estão emoldurando uma casa usarão uma motosserra para cortar 2x4 e qualquer coisa dentro de uma polegada é aceitável.

Os marceneiros precisam ser muito, muito mais precisos. Minha tolerância pessoal que eu gosto de seguir é 1/32 ″. Uma lacuna de 1/16 ″ é perceptível a 2,5 metros de distância.

Já trabalhei como ambos e quando estou com carpinteiros que conhecem minha formação em marcenaria, eles sempre dizem: "Você não está construindo um piano, não precisa ser TÃO preciso".

E o inverso é verdadeiro quando você trabalha em uma marcenaria. Qualquer coisa que não seja precisa entre 1/16 ″ a 1/32 ″ será devolvido à sua bancada e solicitado para ser refeito. O que é constrangedor.

Há muito sangramento nas habilidades. Familiaridade com algumas ferramentas e alguns materiais. Saber os nomes das coisas. Saber como as coisas são construídas. Todas essas coisas são habilidades universais. Ambos os campos são apenas extensões um do outro. Pense em um diagrama de Venn de dois círculos.

Você apenas terá que aprender mais algumas técnicas, novas ferramentas, novos nomes de materiais de coisas, etc. Mas ser bom com as mãos e ter inclinação mecânica funciona bem em ambos os campos.

Algumas habilidades que o ajudarão especificamente com a marcenaria:

  • Ser capaz de esboçar isometricamente (3D) rapidamente
  • Ser bom com frações.
  • Fluência em Imperial e métrica. Saber as conversões de cor.
  • Conhecer a geometria da construção. Obtenha um esquadro em t, um esquadro de enquadramento e um compasso e você poderá desenhar uma caixa ou um arco Tudor.
  • Conhecer a madeira e como ela funciona cientificamente.
  • Saber como identificar diferentes espécies de árvores apenas da madeira (este é um grande problema para saber)
  • Saiba como fazer manutenção em suas ferramentas.
  • Saiba como usar as ferramentas manuais antes de passar para as ferramentas elétricas. Aprenda a cortar uma cauda de andorinha à mão antes de obter um gabarito de cauda de andorinha e uma roteadora.

É uma arte em extinção. Ajude a mantê-lo vivo.


Como posso me tornar um marceneiro



Estou supondo (e você sabe o que essa palavra significa) que está interessado em se tornar um marceneiro como um aquarista, e não como um profissional. Se você está procurando se tornar um profissional, minha melhor sugestão é obter educação formal e um aprendiz em uma marcenaria ou outra loja de acordo com seus interesses. Se você quer dizer como um hobby, por favor, continue lendo.

Antes de tentar responder à sua pergunta, gostaria de abordar algumas áreas associadas ao trabalho em madeira. Antes de começar a trabalhar com qualquer ferramenta, aprenda sobre a segurança da ferramenta. Eu não posso enfatizar demais este ponto. As ferramentas com as quais você trabalhará como marceneiro são muito afiadas e muitas delas se movem muito rapidamente; serras, furadeiras, roteadores, formões,plainas e muito mais. É muito fácil se machucar se você não souber como usar uma ferramenta. Não faz diferença se é uma ferramenta manual ou uma ferramenta elétrica. Pessoalmente, me machuquei com mais frequência comformões manuais do que com qualquer outra ferramenta, e uso principalmente ferramentas elétricas. Em todos os casos, quando me machuquei, usei a ferramenta de maneira insegura. Na maioria das vezes por descuido. A proteção para os olhos é obrigatória, juntamente com a proteção para os ouvidos, se você usar ferramentas elétricas e equipamentos de coleta de pó. Junto com esse último item, você estará fazendo serragem. Isso faz parte da diversão, mas também pode ser perigoso. Alguns pó de serra são mais perigosos do que outros com base no tipo de madeira e se você tiver alguma alergia. A máscara contra poeira com a classificação adequada deve ser uma de suas primeiras compras.

Depois de entender como as várias ferramentas funcionam, pratique com restos de madeira. Pinho barato de uma loja grande não é uma maneira ruim de começar. A próxima coisa que você terá que aprender é sobre madeira. Venho estudando isso há 10 anos e admito prontamente que ainda tenho muito que aprender. Aprenda os termos comuns associados à madeira como; madeira dura e macia, direção de grão e grão, a diferença entre grão e figura, grão aberto vs grão fechado. Antes de começar a maioria dos projetos de marcenaria, a madeira com a qual está trabalhando deve ser reta e no esquadro. Aprenda sobre copo, arco, cajado, torção, travas, rachaduras, etc. e como corrigi-los ou trabalhar com eles. Junto com isso, aprenda sobre vários tipos de colas e quando e como usá-las. Isso também se aplica a outros tipos de fixadores, como parafusos, pregos, biscoitos, buchas e muito mais.  O melhor projeto construído pode ser arruinado se terminar de maneira inadequada.

Finalmente, à sua pergunta. As pessoas aprendem de maneira diferente. Existem muitos livros e DVDs sobre quase todos os aspectos da marcenaria. Descobri que os vídeos do YouTube são um ótimo recurso, pois aprendo melhor com uma combinação de vídeos e instruções impressas. Você também pode participar de fóruns de marcenaria  Os marceneiros são uma grande comunidade e a maioria está ansiosa para compartilhar seus conhecimentos. Se inscreva no GDM um dos maiores fórum brasileiro de marcenaria, além de aprender vai fazer muitos amigos e a té participar de eventos de empresas da area, vá a algumas reuniões e veja se gosta deles. Você pode encontrar alguns marceneiros mais avançados do que você e que possam lhe dar algumas dicas, além de serem uma ótima fonte de informações para questões gerais sobre marcenaria.

Depois de ler o que quiser, assistir a todos os vídeos que puder assistir e conversar com qualquer pessoa e com todos que puder, no final você aprende a ser marceneiro construindo algo. É mãos à obra, então vá fazer um pouco de serragem.














Jean Paulhan foi um escritor e editor francês. Wikipédia

Nascimento: 2 de dezembro de 1884, Nimes, França

Falecimento: 9 de outubro de 1968, Neuilly-sur-Seine, França

Parceira: Anne Cécile Desclos

Pais: Jeanne Thérond, Frédéric Paulhan

Prêmios: Cruz de Guerra 1914-1918, Medalha da Resistência, Grande prémio de literatura da Academia francesa

Indicações: Prix Goncourt

Saiba mais em:   https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Paulhan

Nenhum comentário:

Postar um comentário