segunda-feira, 25 de abril de 2022

fique por dentro: curvas francesas

 

artigo interessante sobre as reguas de curas francesas



o mundo do proto-CAD (Computer-Aided Design), desenhistas e desenhistas tinham que confiar em um conjunto de modelos curvilíneos quando precisavam conectar dois ou mais pontos por meio de um arco ou curva gracioso. Em lugares onde um simples arco, desenhado com uma bússola, não poderia fazer o corte, o designer teria puxado os modelos curvilíneos e tentar encontrar uma curva entre as muitas que permitiriam uma varredura elegante para conectar o ponto A ao B. 

As curvas francesas também têm seu lugar óbvio na marcenaria. Desde ajudar no desenho em escala das curvas da peça na prancheta até o layout em escala real das peças no estoque. Embora alguns marceneiros tenham grandes impressoras que podem produzir desenhos em escala real que podem ser cortados e transferidos para a madeira, a maioria de nós ainda precisa pegar um lápis, uma régua, um compasso e um modelo de curva francesa para fazer o trabalho corretamente. .

Nos últimos anos, dois grandes conjuntos de curvas francesas foram lançados no mercado. Essas ferramentas, uma feita por Lee Valley e outra por Crucible Tools , uma ramificação da Lost Art Press, provaram ser uma boa solução para nossas necessidades curvilíneas.

As curvas francesas de compensado de Lee Valley são colossais. Na verdade, nunca vi curvas tão formidáveis ​​em toda a minha carreira de design. Seu tamanho é, na verdade, sua grande vantagem, pois você pode confiar neles para desenhar aquelas curvas Queen, Chippendale e o resto das curvas clássicas de cânone diretamente em seu meio de mogno ou madeira compensada. Basta pegar uma curva e tentar encontrar uma curva elegante e doce para conectar os pontos de referência do design. 

Aqui no Brasil, as curvas francesas são encontradas em grandes papelarias ou casas que vendam artigos para costura.




Rabindranath Tagore, alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Wikipédia

Nascimento: 7 de maio de 1861, Calcutá, Índia

Falecimento: 7 de agosto de 1941, Jorasanko Thakurbari, Calcutá, Índia

Obras de arte: Dancing Woman, Head Study (Geometric), 

Cônjuge: Mrinalini Devi (de 1883 a 1902)

Filhos: Rathindranath Tagore, Shamindranath Tagore, Madhurilata Devi, Meera Devi, Renuka Devi

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore

Nenhum comentário:

Postar um comentário