quinta-feira, 14 de abril de 2022

Vídeo Roy Underhill: Thomas Jefferson's Bookstand

 o artigo completo em inglês se encontra neste link: http://bringbackthehandtools.blogspot.com/2012/05/thomas-jefferson-bookstand.html - traduzi esse pequeno trecho:


Muitos anos atrás, quando criança, visitei Monticello, a propriedade de Thomas Jefferson perto de Charlottesville, VA. Fiquei espantado com sua criatividade e sua engenhoca. No escritório, havia uma máquina desajeitada para criar duplicatas de seus escritos, chamada polígrafo. O que mais me impressionou foi um dispositivo de aparência um pouco mais simples para ler até 5 livros ou partituras de música por vez. Acredito que o estande tenha sido colocado na sala na década de 1980, mas depois foi transferido para seu escritório. A estante giratória de cinco lados, agora conhecida como estante de livros Thomas Jefferson, só poderia me fazer pensar o quão curioso e estudioso Jefferson deve ter sido. Posso imaginá-lo girando furiosamente essa coisa para cruzar as referências de Palladio, Voltaire ou qualquer outro tópico que ele estivesse pesquisando. Jefferson era fã da tecnologia moderna; e isso provavelmente era o estado da arte.

Como eu não gostava de marcenaria quando criança, havia praticamente esquecido esse dispositivo por muitos anos. Eu tinha me interessado em marcenaria nos últimos anos, principalmente com ferramentas elétricas. No entanto, foi a descoberta do uso de ferramentas manuais, principalmente as plainas manuais, que despertou meu interesse pela marcenaria no ano passado. Do ponto de vista da segurança, provavelmente há menos risco de ferimentos graves com ferramentas manuais e menos preocupação com o controle de poeira. O último é especialmente importante para mim, já que minha loja é apenas um closet glorificado de 10' x 6' sem janelas.



https://www.youtube.com/watch?v=Qw7pI5zcDlo


os planos você pode ver aqui:

 http://www.davidcolarusso.com/handouts/jefferson_bookstand.pdf

neste artigo tem um link para o passo a passo.    https://www.youtube.com/watch?v=-SD_jlH7Ez8




Thomas Jefferson foi o terceiro presidente dos Estados Unidos e o principal autor da declaração de independência dos Estados Unidos. Jefferson foi um dos mais influentes Founding Fathers, conhecido pela sua promoção dos ideais do republicanismo nos Estados Unidos. Wikipédia

Nascimento: 13 de abril de 1743, Shadwell, Virgínia, EUA

Falecimento: 4 de julho de 1826, Monticello, Virgínia, EUA

Cônjuge: Martha Jefferson (de 1772 a 1782)

Mandato presidencial: 4 de março de 1801 – 4 de março de 1809

Filhos: Martha Jefferson Randolph, Madison Hemings, 

Livros: Notes on the State of Virginia, Writings, 

Vice-presidentes: Aaron Burr (1801–1805), George Clinton (1805–1809)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Jefferson

Nenhum comentário:

Postar um comentário