Mantenha-o confortável para você e suas ferramentas
Mesmo se você deixar o conforto de lado (mas por que você faria?), a umidade dificulta o trabalho com madeira.
Passei 14 anos no exército canadense. Durante esse tempo, passei muito tempo ao ar livre. Por semanas a fio, muitas vezes eu ficava extremamente quente, frio e/ou molhado, e prometi nunca mais trabalhar em um ambiente desconfortável.
O conforto vale a pena
Dito isto, equipei minha loja atual com uma unidade split que fornece aquecimento e resfriamento. Além disso, também uso um desumidificador no verão para ajudar a remover a umidade do ar. Eu mantenho os filtros em ambas as máquinas limpos, aspirando-os a cada duas semanas. Acho que a umidade é o maior fator quando se trata de conforto pessoal na loja. Certa vez, tive uma pequena oficina de garagem para um carro que não tinha ar condicionado para o verão, mas desde que mantivesse a porta isolada fechada e ligasse um desumidificador, poderia trabalhar confortavelmente mesmo se a temperatura fosse de 25°C ou mais. Portanto, você não precisa gastar alguns milhares de dólares em uma unidade dividida; você só precisa controlar a umidade.
Umidade e poeira podem causar estragos
Você pode me chamar de mole por querer ficar confortável, mas sinto que mereço mais do que esse direito. O outro grande fator do controle climático na oficina é como isso afeta as superfícies de suas ferramentas. Quando a umidade é alta onde você trabalha, não é segredo que as ferramentas começarão a enferrujar. Aviões, mesas de máquinas e outras ferramentas manuais rapidamente enferrujam na superfície. Você então tem que ser super-vigilante sobre verificar se há ferrugem e constantemente inspecionar e lubrificar para se manter à frente das coisas.
A poeira é outro culpado produtor de ferrugem. A poeira absorve a umidade do ar, transferindo-a para o aço à medida que a poeira se deposita nele. Esta é uma grande razão pela qual os baús de ferramentas antigos tinham um selo de poeira embutido neles. Se você puder evitar a poeira, poderá reduzir o potencial de ferrugem. Controlar a umidade também é benéfico para quaisquer ferramentas de madeira que você possa ter. Eu fiz muitos planos de madeira ao longo dos anos e a umidade exacerba o movimento da madeira, tornando necessário um achatamento mais frequente da sola.
Um plano de ação beneficiará seus projetos
A outra realidade tem a ver com a fabricação de móveis de madeira maciça. Hoje em dia, nossos móveis tendem a viver em ambientes climatizados. Muitas casas têm ar condicionado e aquecimento central, o que faz um ótimo trabalho para manter a umidade controlada. Se uma peça é feita em um ambiente úmido e depois entregue em uma casa controlada, bem, as coisas podem dar errado às pressas. A madeira encolherá, rachaduras podem se formar ou a marcenaria pode falhar. Não há necessidade de entrar em modo de pânico, mas é algo a considerar.
A umidade pode ser um verdadeiro desafio na oficina, mas felizmente é bastante fácil de controlar. Se puder, mantenha o ar úmido do lado de fora e remova a umidade de dentro. Tudo além disso é conforto - um recurso que eu não dispensaria.
Original em inglês: (não sei se vai abrir) : https://www.finewoodworking.com/2022/06/01/keep-it-comfortable-for-you-and-your-tools
Paul Charles Joseph Bourget foi um romancista e crítico literário francês, autor de romances psicológicos. Bourget exerceu grande influência nas letras francesas no período que antecedeu o naturalismo, o qual combateu. Wikipédia
Nascimento: 2 de setembro de 1852, Amiens, França
Falecimento: 25 de dezembro de 1935, Paris, França
Local de enterro: Cemitério do Montparnasse, Paris, França
Cônjuge: Minnie David (de 1890 a 1935)
Filmes: André Cornélis, Dáma s barzojem, L'Écuyère, Tout se paie, Filhos do Divórcio, Nemesis
Formação: Lycée Louis-le-Grand, École pratique des hautes études4
https://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Bourget
Nenhum comentário:
Postar um comentário