domingo, 7 de agosto de 2022

Wood Central: Taças voadoras

 Taças Voadoras

Excertos dos painéis de mensagensç

Bud Gabaree pediu: Socorro!!! Depois de usar meu novo Supernova 2 por uma semana e meia, estou ficando desiludido. Por um ano eu tenho usado um mandril de torno de metal Buck modificado. Este é um mandril de seis mandíbulas que eu modifiquei para poder segurar uma espiga de madeira. Funcionou fabulosamente, mas quando recentemente perdi o controle ao transferi-lo para o torno e quebrei uma mandíbula, comprei uma Super Nova 2. Primeiro, fiquei desapontado porque o alcance das mandíbulas nº 2 fornecidas é limitado. Para obter a melhor aderência, a espiga só pode ter algo como 2" de diâmetro (eu me convenci de que uma espiga é o melhor método, sendo mais fácil lidar com o fundo da tigela quando terminar de girar).

lathe new Supernova 2NSERÇÃO (SKU 23055)
MANDRIL DE MADEIRA NOVA SUPERNOVA2 - TIPO DE INSERÇÃO (SKU 23055)

Adequado para uma ampla variedade de tornos com giro de até 20″. O SuperNOVA2 Chuck é completo e um dos mais populares no mercado hoje. Características únicas, como Indexação Composta, Parada Automática, Corrediças de Mandíbulas Compostas de Cobre, Parafuso Caruncho, Alça de Barra T de Inclinação Confortável e Garras de 2 ″ são padrão. Potente engrenagem patenteada Tuff Lock™ com ação precisa e endurecida. Oferece resistência incrivelmente suave para um desempenho sólido e livre de vibrações. Você se verá virando caules mais longos e delicados. Trabalhos grandes, irregulares e ásperos que você não conseguia lidar antes podem ser girados com maior segurança. Leva a mesma gama de acessórios que outros mandris NOVA. Este é um mandril do tipo Insert, requer um adaptador de inserto adicional para encaixar em um torno. O SuperNOVA2 também vem em uma rosca direta adequada para o mercado da UE, M33x3.5 (Sku 23062).
SKU: 23055
Depois de duas tigelas - uma de cereja e outra de nogueira com diâmetros de apenas 10" e uma profundidade de 5" - separadas de suas espigas, raciocinei que precisava de uma espiga maior. Encomendei e acabei de receber as garras de 75 mm e fiquei desapontado ao ver que o limite interno das garras é o mesmo que as garras originais. Somente no modo de expansão você pode desfrutar de uma aderência maior.

O que estou fazendo errado? Tive o cuidado de combinar a forma da espiga com o perfil interno das mandíbulas e, de fato, a aderência permanece forte. Mas cada tigela de madeira verde até agora quebrou de sua espiga. Existe um conjunto de garras para o SN2 que prenda uma espiga maior no diâmetro ideal do conjunto de garras? Posso confiar nas garras nº 2 para segurar adequadamente uma espiga maior?

Mike Schwing : Não tenho problemas em usar as garras de 2" em tigelas e travessas de até 12". Apenas a parte perto do ombro precisa ser encaixada, e a espiga deve ter cerca de 3/8 "a ½" de comprimento, mas não tão longa a ponto de encostar nas mandíbulas.

As espigas não são uma panaceia para o trabalho desequilibrado, portanto, se você estiver criando uma espiga e tentando corrigir uma peça de trabalho desbalanceada, terá que desacelerar o torno e usar o cabeçote móvel. Normalmente, deixo o cabeçote móvel no lugar para a maioria das minhas operações de giro da tigela, exceto quando chego ao ponto em que ele atrapalha o interior. Uma peça de trabalho desequilibrada pode explodir do mandril se não for apoiada pelo cabeçote móvel, mas quando for verdade, você não deve ser capaz de girar com tanta força que ela se solte.

Se as espigas estavam se soltando da tigela, isso ocorreu uma ou duas vezes - e honestamente acho que foi por apertar muito forte nelas. Já faz muito, muito tempo (relativamente falando) desde que isso aconteceu. Eu faço minhas espigas tão grandes quanto as mandíbulas podem acomodar, para ambas as garras, e é um fato que elas ficarão ovais à medida que a peça bruta seca, e exigirão uma nova retificação antes que elas fiquem bem para virar o acabamento. Para um aperto externo, comece com uma espiga próxima ao diâmetro máximo das garras. Se você começar com eles muito pequenos, a espiga pode encolher o suficiente para que as mandíbulas não prendam.


John Lucas : Quanto tempo você está fazendo suas espigas. Você está colocando um ombro no espigão para sentar em cima das mandíbulas? Eu tenho usado um Vicmarc e um Nova mais antigo com garras nº 2 em tigelas desse tamanho, e só me lembro de ter perdido algumas, e isso foi porque eu não parei o torno periodicamente e apertei novamente as garras. A madeira verde é esmagada pelas mandíbulas e se soltará se você não parar e apertar de vez em quando.

RP Edington : Concordo com os dois posts anteriores. Eu também poderia acrescentar que você pode apertar demais as garras do Super Nova o suficiente para esmagar a madeira e criar uma rachadura que fará com que a madeira se separe. O uso do cabeçote traseiro é uma necessidade para segurança e confiabilidade. Use-o o maior tempo possível para todos os cortes, desbastes e cortes internos. Não demora muito para se acostumar a trabalhar em torno dele. Depois de salvar uma boa peça usando o contra-ponto, valerá a pena. Eu peguei um pedaço de Masonite™ e cortei uma fenda na parte média das mandíbulas do Nova, então quando estou cortando minha espiga, eu apenas deslizo sobre a espiga para ver se é muito grande ou pequeno. Eu uso divisores para marcar um diâmetro aproximado, em seguida, uso o Masonite para o dimensionamento final.

Paul Porter : Bud, você está afundando sua espiga em suas mandíbulas? Nesse caso, tente cortar um ombro para encaixar na parte superior das mandíbulas e deixe cercade 1/16 " de folga entre a parte inferior da espiga e as mandíbulas. Isso deve fornecer muito mais suporte para suas tigelas e menos probabilidade de desfaça a linguiça.

Original em:   http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=turning&file=articles_544.shtm








François, Duque de La Rochefoucauld foi um moralista francês, François 6º, príncipe de Marcillac e, mais tarde, duque de La Rochefoucauld, nasceu em Paris a 15 de setembro de 1613 e morreu na mesma cidade na noite de 16 para 17 de março de 1680. Wikipédia

Nascimento: 15 de setembro de 1613, Rue des Petits Champs, Paris, França

Falecimento: 17 de março de 1680, Paris, França

Formação: Prytanée National Militaire

Livros: Reflexões ou sentenças e máximas morais, MAIS

Neto: François VIII de La Rochefoucauld

Pais: François V de La Rochefoucauld, Gabrielle du Plessis-Liancourt

Filhos: François VII de La Rochefoucauld

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_de_La_Rochefoucauld


Nenhum comentário:

Postar um comentário