domingo, 18 de setembro de 2022

Wood Central: Um modelo simples e barato mortising

 Um modelo simples e barato mortising

por Ken em Regina

Aqui está o gabarito que construí recentemente; Tirei do livro de Gary Rogowski, Roteirismo.




É simples e barato de construir. Acabei de usar uma sucata de 3/4" MDF. Eu fiz a base tempo suficiente para facilmente fixar no meu Companheiro de Trabalho®. Os lados são cerca de 20". As laterais são rabbetted para facilitar a cola/parafuso-los diretamente na parte inferior.




Em vez de fazer uma parada móvel como os outros fizeram, eu apenas ferrei uma parada fixa em uma extremidade e fiz algumas paradas fixas de tamanho diferente que eu parafuso na outra extremidade. Você pode ver um no gabarito e outros dois sentados ao lado dele.



Usei isso para fazer 24 mortises de três tamanhos diferentes em quatro pernas hoje. Fiquei muito satisfeito com a forma como funcionou. É a primeira vez que uso este método para fazer mortises. Demorou um pouco para pegar o jeito. Os 23º e 24º mortises estavam bem mais suaves que o primeiro e o segundo.

Um truque que funcionou para mim foi socar todo o caminho direto para o fundo em cada extremidade do mortise primeiro, e depois derrubar o resto cerca de 1/8" ou assim de cada vez. Cortar enquanto se afastava parecia funcionar melhor. Ao cortar enquanto puxava em minha direção, a parte em espiral parecia querer realmente mergulhar no material. Tomar muito de cada vez faz a conversa um pouco e ondula as paredes laterais um pouco.

Um item crítico a ser percebido ao usar um gabarito como este com paradas é que a largura da broca precisa ser subtraída do comprimento do mortise para descobrir quanta viagem permitir. Ou seja, com o meu bit de 1/4" eu precisava de 3/4" de viagem de roteador para cortar um mortise de 1". Nem vou tentar explicar. Basta pegar seu roteador e um pouco e deslizá-lo em torno de sua bancada para ver o que eu quero dizer.

A propósito, eu amo o guia de corte que veio com o meu Hitachi M12V. Se você olhar para ele, verá um botão na extremidade que permite um ajuste fino sem ter que mover o guia na placa base. Permite um ajuste fino com mais de uma polegada de viagem sem ter que mover o guia na placa base. Foi fácil ter o deslocamento de borda discado dentro

. . . Ken em Regina


artigo em inglês:

https://www.woodcentral.com/articles/page/articles_454.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário