Não importa qual seja o seu estilo de marcenaria, você precisa de um conjunto básico de ferramentas manuais. Aqui é onde começar.
Quando vim para a América, tinha uma esposa adorável, duas malas e 50 dólares. Oh cara, por onde eu começo?
Todo mundo precisa de um kit básico de ferramentas, especialmente se você quiser trabalhar com madeira. Eu tinha um orçamento limitado. Começando na América, recebi salários baixos, embora fosse um Mestre; eles tentaram culpar minhas habilidades linguísticas. Graças a Deus meu primeiro chefe não me tratou bem ou eu provavelmente ainda estaria trabalhando para ele!
Comecei a comprar ferramentas e construir esta caixa de ferramentas. A primeira ferramenta que adquiri foi uma serra de cauda de andorinha de 10″. Você precisa de um medidor de marcação; Eu fiz uma. Eu também comprei uma régua dobrável de 6′.
Uma semana depois fui à mesma loja e comprei um belo conjunto de formões que incluía 1 ⁄ 8 “, 1 ⁄ 4 ”, 3 ⁄ 8 “, 1 ⁄ 2 “, 3 ⁄ 4 ” e um cinzel de 1″. Comprei uma pedra arkansas de dois lados, um lado áspero e o outro super fino. O vendedor queria me vender óleo para afiar; Eu disse a ele que uso querosene.
Continuei: uma plaina de alisamento Stanley nº 4, uma plaina de bloco de ângulo baixo, serra de mão pequena, dois martelos e duas marretas – fiz uma no torno e a outra quadrada. Em um mercado de pulgas, encontrei um velho avião Stanley No. 7 Jointer.
Fiquei perguntando sobre onde encontrar ferramentas antigas. Fui a reuniões de colecionadores de ferramentas e vendas de ferramentas. Encontrei lindos aviões Stanley com cabos de jacarandá brasileiro e ferragens de latão, e comecei a colecioná-los muito rápido.
Mas vamos voltar ao kit de ferramentas básico. Para trabalhar a madeira, você precisa de quadrados: um quadrado de moldura e alguns quadrados pequenos de qualquer marca, 8″ ou 6″. Além de uma espátula de 1″ – certifique-se de que a lâmina seja flexível – um furador e chaves de fenda. Você precisa de pelo menos cinco chaves de fenda (sua chave de fenda deve caber no parafuso) e três chaves de fenda Phillips. Grosas: uma grosa de modelista Nicholson nº 50 e uma grosa de corte bastardo, uma lima de moinho , uma raspadora de marceneiro, uma lixadeira de raspadeira, conjuntos de pregos e alicates.
Necessita de blocos de lixar: um bloco de fundo de cortiça para lixar madeira e um bloco de feltro para lixar o acabamento.
À medida que você cresce em sua marcenaria, seu kit de ferramentas crescerá com você. Se você quiser fazer folheados, você precisa de uma serra de folheados, dispensador de fita e um pequeno rolo. Se você se deparar com curvas, precisará de um plano de bússola e um porta-voz. Eu poderia continuar e continuar.
As ferramentas para trabalhar madeira percorreram um longo caminho. Temos belas ferramentas de alta qualidade, como as da Lie-Nielsen Toolworks e da Veritas/Lee Valley. E – finalmente – algumas dessas ferramentas de qualidade vêm prontas para uso. Minha primeira serra de cauda de andorinha precisava de um trabalho sério para fazê-la funcionar para mim. Eu tive que afiá-lo e fazer o conjunto menor. As serras de cauda de andorinha Lie-Nielsen e Adria vêm afiadas e prontas para uso.
Para desfrutar de marcenaria, você precisa ter ferramentas afiadas. Invista em algumas boas pedras de amolar com pelo menos dois ou três grãos diferentes. Ao comprar cinzéis, escolha sua marca com cuidado.
Embora você precise de ferramentas básicas para trabalhar madeira, a ferramenta mais importante em uma oficina, especialmente para trabalhos manuais, é uma bancada robusta como a minha. Ele mantém a madeira para qualquer tarefa. Com um banco desses, você vai gostar do seu trabalho.
O Kit Básico de Ferramentas
Abaixo está uma lista de ferramentas essenciais para uma boa marcenaria. Essas ferramentas estão amplamente disponíveis em uma variedade de fontes, em seu home center local, lojas especializadas e catálogos.
• Seis formões de borda chanfrada, 1 ⁄ 8 “, 1 ⁄ 4 “, 3 ⁄ 8 “, 1 ⁄ 2 “, 3 ⁄ 4 ” e 1″. Oilstone de dois lados (não mostrado).
• Grosa de modelista Nicholson nº 50, grosa de corte bastardo Nicholson meia volta, lima de fresar .
• Polidor e raspador de cartão.
• Plano de alisamento nº 4 ( sola longa de 9 polegadas) , plano de junção nº 7 ( sola longa de 22 polegadas) , plano de bloco de ângulo baixo.
• 16 onças. martelo de garra, martelo de tachinha, conjuntos de pregos.
• Marreta de carpinteiro (16 onças) para entalhar, marreta torneada em torno menor para cortar rabos de andorinha e outros trabalhos leves.
• Serra de folheado, rolo de borda pequeno.
• Furador de arranhões.
• Bloco de lixar com face de cortiça, bloco de feltro.
• Chaves de fenda. Chaves de fenda Phillips nº 0, nº 1 e nº 2 mais pelo menos cinco chaves de fenda retas.
• Serra de cauda de andorinha de 10”. Eu gosto de uma serra arquivada com 15 a 16 tpi. Uma serra reta ou de pistola é boa. E se você preferir serras japonesas de cauda de andorinha, tudo bem também.
• Esquadro de armação de aço, esquadro de prova de 8”, esquadro de combinação de 12”, régua de extensão dobrável de 6”. Fita métrica (não mostrada).
• Calibre de marcação.
• Alicates, alicates de bico fino.
Uma caixa de ferramentas básica
Sua caixa de ferramentas não precisa ser grande ou sofisticada. Este pequeno tem me servido bem por 20 anos, tanto na minha bancada quanto nos empregos.
Tente não tornar sua caixa de ferramentas maior do que o necessário. Essa caixa de ferramentas funcionou bem nos primeiros 20 anos, mas se eu a fizesse novamente, tentaria torná-la um pouco menor. Faça o que fizer, ajuste a caixa de ferramentas ao seu kit de ferramentas.
Alguns detalhes de construção: As laterais, frente e verso da minha caixa de ferramentas são feitas de pinho branco oriental que eu encaixei. Sua caixa de ferramentas não precisa ser encaixada. As articulações dos dedos não são problema. Mitras funcionariam. Há muitas maneiras de construir uma caixa.
A parte superior e inferior da minha caixa de ferramentas são peças de madeira compensada de 1 ⁄ 2 “de espessura que são simplesmente coladas na parte superior e inferior da caixa com alguns pregos de acabamento também. Você pode colocar a parte superior e inferior em um encaixe ou ranhura se quiser torná-lo mais complexo.
O divisor horizontal de madeira compensada de 1 ⁄ 2 ” entre as gavetas e a seção aberta da minha caixa de ferramentas fica em uma ranhura na caixa e os porta-ferramentas são fixados na lateral e na parte de trás. Isso poderia ser simplificado. Você pode colocar blocos de cola na caixa e colar o divisor nos blocos de cola. O importante sobre o divisor é que ele não vai até os lados e a parte de trás da caixa de ferramentas. As ferramentas mais longas, como cinzéis e chaves de fenda, caem até o fundo da caixa de ferramentas. É também por isso que as gavetas não são a profundidade total da caixa.
Minhas gavetas são encaixadas na frente e atrás. O seu não precisa ser. Para economizar espaço, não coloquei os fundos de compensado de 1 ⁄ 4 “em uma ranhura nas gavetas. Em vez disso, cortei um encaixe no fundo da gaveta e coloquei o fundo nela.
Minha caixa de ferramentas fica em quatro pés pregados no estojo. Isso faz com que a caixa de ferramentas fique plana em superfícies irregulares. Você pode usar deslizadores de móveis ou omitir os pés.
É a sua caixa de ferramentas, então a escolha é sua.
Original em inglês: https://www.popularwoodworking.com/tools/your-first-toolkit/
Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um
Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um filósofo, filólogo,filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha. Escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo. Wikipédia
Nascimento: 15 de outubro de 1844, Röcken, Lützen, Alemanha
Falecimento: 25 de agosto de 1900, Weimar, Alemanha
Influência de: Arthur Schopenhauer, Immanuel Kant,
Irmãos: Elisabeth Förster-Nietzsche, Ludwig Joseph Nietzsche
Pais: Carl Ludwig Nietzsche, Franziska Oehler
Influenciou: Sigmund Freud, Martin Heidegger, Michel Foucault,
https://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Nietzsche