sexta-feira, 19 de junho de 2020

É bom saber: eletricidade é perigosa.

Energia Elétrica sem Riscos
As atividades diárias às vezes escondem perigos.

Para evitar acidentes, existem muitas situações de risco que merecem cuidados. Por falta de atenção ou desinformação, muitas pessoas têm sido vítimas de acidentes com eletricidade, algumas vezes fatais, pelo simples fato de tocarem ou se aproximarem demais dos fios elétricos.

Por isso, a Copel preparou este manual, que apresenta orientações importantes sobre o uso correto da energia elétrica e recomendações básicas para evitar acidentes. Pense antes na sua segurança e na dos outros. Fique vivo!

Este é o caminho que a energia elétrica faz da usina até a sua casa:




O que é choque elétrico?
É a passagem da corrente elétrica pelo corpo. No contato com os fios de luz, o corpo serve de caminho para a corrente elétrica em direção à terra. Os resultados são queimaduras, ferimentos e até mesmo a morte.

Veja com evitar acidentes:
Na rua

Em casa

No campo

Na construção civil

Mais dicas de Segurança
1. Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor).

2. Ao ligar aparelhos nas tomadas, verifique antes se o botão está desligado e se a voltagem (l27 ou 220 volts) é igual à indicada para o equipamento.

3. Ao desligar os aparelhos das tomadas, verifique antes se o botão ou chave estão desligados e depois puxe firme pelo plugue (e não pelo fio).

4. Coloque protetores nas tomadas ao alcance de crianças para evitar acidentes.

5. Cuidado para não esquecer o ferro elétrico ligado. Isto pode provocar acidentes graves e até incêndios, além de desperdiçar energia.

6. Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.

7. Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou nas emendas.

8. Mantenha os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos. Não encoste fios e plugues em superfícies quentes.

9. Tomadas ou interruptores com partes derretidas ou queimadas devem ser substituídos.

10. Evite sobrecarregar a mesma tomada com vários aparelhos usando "T" (benjamim) ou extensões improvisadas. Não use bocais de lâmpadas como tomadas.

11. Não faça consertos nas instalações elétricas internas se não entender bem do assunto.

(!) Atenção:
Não aproveite os desligamentos da Concessionaria  para mexer nas instalações internas ou em equipamentos elétricos. Eventuais reparos devem ser feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desligados das tomadas, mesmo durante a falta de energia. A luz pode voltar a qualquer momento. Não corra riscos desnecessários.

O que fazer no caso de alguém ser atingido por um choque elétrico?
Providencie socorro médico imediatamente. Em acidentes com eletricidade, é preciso ser rápido, pois os primeiros três minutos após o choque são vitais para o acidentado.

Não toque na vítima ou no fio elétrico sem saber se os fios estão ligados ou não.

Desligue a tomada ou a chave geral se for acidente nas instalações internas. Se for um problema na rede elétrica externa, chame a Concessionaria

Se não for possível desligar a chave geral, remova o fio ou a vítima com a ajuda de um material seco não condutor de energia, como madeira, cabo de vassoura, jornal dobrado, cano plástico, corda etc.

Ao carregar a vítima, tome muito cuidado para não complicar eventuais lesões, principalmente na coluna vertebral.

E se a vítima não estiver respirando?
Faça respiração boca a boca, procedendo da seguinte forma:

1. Deite a vítima de costas e incline levemente a cabeça dela

2.Remova dentaduras, pontes móveis ou outros corpos estranhos da boca do acidentado. Desenrole a língua para evitar uma possível asfixia,

3.Feche as narinas da vítima. Coloque sua boca bem firme sobre a boca da pessoa acidentada e sopre até o peito se encher.

4.Libere a boca e as narinas da vítima, deixando o ar sair livremente. Repita estas operações de 12 a 15 vezes por minuto, até a recuperação da respiração.

Massagem no coração

1.Coloque a vítima de costas sobre uma superfície plana e dura.

2.Coloque as mãos sobrepostas sobre o peito da vítima e faça pressão com força, mantendo os braços esticados e usando seu próprio peso para pressionar.

3.Repita a operação 60 vezes por minuto.

4.Se tiver de fazer respiração boca a boca e pressão no coração ao mesmo tempo, para cada duas respirações faça 15 pressões. Se o socorro for em dupla, faça uma respiração a cada cinco pressões.

Credito: Copel

Nenhum comentário:

Postar um comentário