segunda-feira, 8 de junho de 2020

Fique por dentro: Faça uma plaina raspadora


Era uma vez quando eu era novo em marcenaria, alguém me mostrou como reduzir meu tempo de lixamento pela metade usando um raspador de mão. Eu pensei comigo mesmo: simplesmente não existe nada melhor do que isso. "
Mas sim. Alguns anos depois, fui apresentado a um raspador de armário - um molde
armação de metal que segura um raspador em um ponto em angulo fixo . Isso reduziu minhas tarefas de raspagem consideravelmente e pensei: "Realmente não pode ficar melhor do que isso. ”
Mas sim. Mais alguns anos se passaram, e alguém me deixe experimentar o velho Stanley
raspador, um suporte ajustável para um raspador. Uma plaina de raspagem , eu aprendi rapidamente,
é para um raspador de armário o que é uma Ferrari um astrovão. "Isso", pensei comigo mesma,
"É o mais próximo do céu que eu vou chegar."
E eu estava certo. As plainas raspadoras não são apenas uma das melhores ferramentas de suavização de todos os tempos inventados, infelizmente são tão raros quanto dentes de galinha. Os velho Stanleys são colecionaveis  e negociados  item, e eles são preços em conformidade.
As reproduções que estão começando parecer não são muito mais baratas.
Bem, se você não consegue encontrar ou não pode pagar você sempre pode fazer isso. Não muito
há muito tempo, era comum os marceneiros fazere,  suas proprias plainas - eles não são
ferramentas particularmente difíceis de fazer. E a plaina raspadora, ao que parece, é um dos mais simples. De fato, você pode fazer um a partir da sucata de um raspador ou uma desgastada plaina  de ferro.

A plaina  segura um raspador contra um suporte de madeira. Girando a  roda de ajuste, você pode alterar o ângulo do suporte para compensar o ângulo da rebarba na borda do raspador para obter o corte você quiser.












Construindo a plaina raspadora.
Eu fiz esta plaina raspadora para meu uso próprio com restos de madeiras de lei, sucata que eu tinha.






vide abaixo, repliquei a figura e os dizeres para ficarem nitidos.

A sola exige uma madeira extremamente dura para ser tão mais durável possível, então fiz isso de
Cocobolo. Mas qualquer madeira densa/de lei serve - bordo de pedra era o tradicional usado pelos fabricante de plainas de madeira.
 As outras peças são feitas de bordo encaracolado e cereja, mas qualquer madeira clara vai funcionar bem.
Antes de cortar as peças, ajuste o largura do plano, de modo que seja 1⁄8 "mais larga que o raspador entre os lados.  Eu coloco cavilhas na barra de ajuste perpendicularmente ao grão da madeira porque os parafusos não seguram bem no grão final, (topo).
Eu também reforcei as articulações entre as solas e os lados com espigas soltas porque Cocobolo é uma madeira oleosa e não formar uma ligação de cola especialmente forte.
Se eu tivesse feito as solas do bordo da rocha, os argumentos teriam sido desnecessários.
Ao colar os lados das solas, lembre-se que você deve colocar o suporte, pivô de suporte, porca de acoplamento e acoplamento articulação da porca na posição ao fazê-lo. a hastes de pivô são capturadas pelos lados; você não sera capaz de  inseri-los depois de montar o corpo plano.
Usando a plaina raspadora:
Coloque o avião em uma superfície plana. Insira o raspador entre o suporte e a tampa e deslize-a para baixo até tocar na superfície. Aperte os parafusos de aperto manual para travar no lugar - colo um pedaço de lixa grana 100 na parte de trás do suporte para manter o raspador se desloque em uso.
Solte a roda do ajustador traseiro. Faça uma  passagem sobre um pedaço de madeira, vire a roda dianteira até que a lâmina comece a morder.
Depois aperte a roda traseira e faça outra passagem sobre a madeira. A plaina raspadora deve estar apoiado sobre a sola. Se não for, ou você não está conseguindo o corte desejado, reajuste
a posição vertical da lâmina ou o ângulo do suporte. Isso leva um pouco de tempo até você pegar o jeito
a ferramenta e como ela corta. Dica: use um  martelo para bater na lâmina, fazendo pequenos ajustes na posição vertical.

Artigo original na PWW august 2000 # 116, aqui:


https://drive.google.com/file/d/1B6oGQiwdymp946fpSuNKkJMtWEElhApk/view


Obs.: como a figura acima ultrapassou os limites da pagina, repito a mesma aqui no final do artigo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário