Celebrações de ano novo
Na noite de 31 de dezembro e na manhã de 1º de janeiro, pessoas em muitos países de todo o mundo celebrarão o início de um novo ano. Como eles vão comemorar e como essa tradição começou?
Ano novo, celebrações antigas
Há milhares de anos que há celebrações para marcar o início de um novo ano. Às vezes, eram simplesmente uma oportunidade para as pessoas comerem, beberem e se divertirem, mas em alguns lugares as festividades eram ligadas à terra ou a eventos astronômicos. Por exemplo, no Egito, o início do ano coincidiu com a inundação do rio Nilo, e isso normalmente acontecia quando a estrela Sírius subia. Os persas e os fenícios começaram seu novo ano no equinócio da primavera (isso é por volta de 20 de março, quando o Sol brilha mais ou menos diretamente sobre o equador e a duração da noite e do dia são quase iguais).
A festa mais antiga
A cidade da Babilônia, na antiga Mesopotâmia, foi onde as primeiras celebrações do Ano Novo foram registradas há cerca de 4.000 anos. Os babilônios realizavam suas celebrações na primeira lua nova após o equinócio da primavera e chamavam esse festival de Akitu (que vem da palavra que os sumérios usavam para cevada). A cevada era cortada na Mesopotâmia na primavera e, durante o Akitu, havia um ritual diferente em cada um dos 11 dias de celebração. Estátuas de deuses eram carregadas pelas ruas da cidade e, dessa forma, os babilônios acreditavam que seu mundo havia sido limpo para se preparar para o novo ano e uma nova primavera.
Celebrações modernas
Em muitas cidades do mundo, fogos de artifício espetaculares acontecem assim que o relógio passa da meia-noite de 31 de dezembro. Nos últimos anos, Sydney, na Austrália, foi a anfitriã de uma das primeiras dessas celebrações, já que o Ano Novo chega antes da maioria das outras grandes cidades internacionais. A exibição ocorre no porto de Sydney, com a Opera House e a Harbour Bridge tornando-o um cenário deslumbrante. Fogos de artifício iluminam os céus em centenas de cidades com 12 ocorrências de meia-noite em todo o mundo.
Tradições que vivem
Existem várias tradições de ano novo estranhas e interessantes em todo o mundo. Na Escócia, a véspera de Ano Novo é chamada de Hogmanay e o "primeiro pé" continua sendo um costume popular entre as pessoas que visitam as casas de amigos e vizinhos logo após a meia-noite. A primeira pessoa que visitar sua casa deve trazer um presente, pois isso significará boa sorte. Na Espanha, é costume comer 12 uvas ao soar os sinos da meia-noite de 31 de dezembro. Uma uva é comida a cada som do sino e cada uva deve trazer boa sorte para cada mês do ano que vem. No Brasil, Equador, Bolívia, Venezuela e alguns outros países da América Central e do Sul, as pessoas usam roupas íntimas especiais de cores diferentes na virada. Supõe-se que o vermelho é bom para trazer amor no ano novo, enquanto o amarelo deveria trazer dinheiro.
Fora com o velho, dentro com o novo
O ano novo é um momento perfeito para fazer uma mudança para melhor. A tradição de fazer resoluções de Ano Novo é mais comum no hemisfério ocidental, mas também existe no hemisfério oriental. Essa tradição envolve uma pessoa que se compromete a mudar um hábito ou comportamento indesejado ou a estabelecer um objetivo pessoal. As resoluções típicas de Ano Novo podem ser parar de fumar, comer alimentos mais saudáveis, fazer mais exercícios, tornar-se mais organizado ou rir mais - mas, na verdade, uma resolução de Ano Novo pode ser quase qualquer coisa. No entanto, a pesquisa sugere que muitas resoluções de ano novo falham. Ser realista sobre os objetivos que você estabeleceu e não fazer muitas resoluções para o Ano Novo pode ajudá-lo a alcançar o sucesso.
FELIZ ANO NOVO A TODOS