domingo, 19 de dezembro de 2021

Wood Central - Artigo: Estabelecendo uma cultura de segurança.

 


Estabelecendo uma cultura de segurança

por Steve Criscenzo

    Tenho lido muitos tópicos recentes sobre segurança, mas estou muito ocupado para responder. Finalmente tenho alguns minutos, então aqui vai. Desculpe se este sermão gosta e muito longo, mas eu vivo essas questões todos os dias.


    Primeiro, o aviso ... Eu sou um cara de segurança. Com 35 anos de experiência em engenharia, passei grande parte dos últimos dez anos gerenciando grandes programas de exploração de campo e muitas vezes sou designado para ser o oficial de segurança do local do projeto. Nos negócios, nosso foco na segurança é principalmente manter o bem-estar de nossos funcionários, mas também há implicações financeiras. Um único incidente que resulte em ferimentos leves ou perda de tempo pode encerrar um grande projeto por longos períodos ou, pior ainda, fazer com que você seja removido do projeto.


    Uma das lições que aprendi é que pensar e agir com segurança é uma habilidade aprendida. A diferença na atitude de segurança entre as pessoas que estiveram em vários projetos comigo em comparação com os recém-chegados é muito evidente. Não é uma questão de experiência - trata-se apenas de aceitar a cultura de segurança. Temos mais problemas com veteranos rabugentos que estão determinados em seus caminhos (“Tenho feito assim há 30 anos e nunca tive problemas!”) Do que com algumas pessoas menos experientes. Começamos todos os dias com um briefing de segurança e recompensamos ideias e sugestões. Depois de algum tempo, a maioria das pessoas adota e endossa a cultura de segurança. Aqueles que não duram não duram muito no projeto.


    Alguns pontos-chave da minha vida profissional que são transferidos para uma transformação segura.

Devemos aceitar o pressuposto de que todas as lesões são evitáveis. Se não, por que nos colocaríamos conscientemente em perigo.

Na indústria, avaliamos cada uma das atividades, identificamos as etapas necessárias, os perigos associados às ações e as formas de mitigar esses perigos. Eu faço isso com tanta frequência durante meu dia de trabalho que se tornou uma segunda natureza em minha loja. Raramente há uma ação que faço e não penso sobre esse processo.

Use a regra dos dois minutos - reserve dois minutos antes de uma atividade para avaliar a tarefa em questão, o ambiente de trabalho, os perigos e o EPI. Faça novamente se as coisas mudarem.

Confie no seu instinto. Muitas vezes sou chamado para ajudar na investigação de um incidente. Quase sem falha, quando entrevisto os envolvidos, eles dizem que não se sentiam à vontade com a tarefa antes do incidente, mas ainda assim optaram por prosseguir. Em caso de dúvida, pare e reavalie!

Avalie todos os “quase acidentes” como se houvesse ferimentos. Um quase acidente avaliado pode prevenir uma lesão grave no futuro. Uma captura severa ou um item desmontando de um mandril durante o giro são boas oportunidades para parar e avaliar, mesmo se não houver grandes consequências. O que pode ser feito para evitá-lo na próxima vez? “Acidentes acontecem” não é uma conclusão aceitável. Na indústria, fazemos uma análise de causa raiz. Pergunte a si mesmo por que pelo menos cinco vezes para chegar à causa raiz. A resposta pode te surpreender.

Use o EPI correto. Algumas das declarações que li neste fórum contra proteções faciais são as mesmas que ouço sobre EPI todos os dias no trabalho. Um capacete não foi projetado para evitar ferimentos causados ​​por uma queda de 100 libras de peso, mas essa não é uma razão para não usá-lo. Pode não haver EPI no mercado para nos proteger completamente de um bloco pesado que se desfaça em velocidade, mas existem equipamentos que irão minimizar lesões, dissipar energia e nos proteger de eventos menos graves. Rejeitar os protetores faciais porque dão uma falsa sensação de segurança ou porque não podem proteger do evento mais severo, ou são quentes ou estou fora da linha de fogo ou são volumosos ou ... é, na minha opinião , racionalização perigosa.

Eu absolutamente, 100% concordo com a discussão sobre a compreensão da “Linha de Fogo”. Deve fazer parte da avaliação de perigo mencionada acima. Aprendi com essa discussão e alterei meus métodos. Não creio, porém, que mitigue a necessidade de EPI adequado. Uma peça bruta que se solta de um mandril ou prato que se parte em velocidade pode ser facilmente desviada por uma ferramenta, um descanso de ferramenta ou outras obstruções e se deslocar em uma direção imprevista.

Finalmente, acho que é importante reconhecer e mitigar outros perigos associados a curvas. Na minha opinião, o pó de madeira pode ser tão mortal quanto um prato desmontado. Os efeitos da poeira são sutis e, portanto, facilmente esquecidos, mas podem ser cumulativos e devastadores. Também existem lesões potenciais nas mãos, gases, incêndios e uma série de outros, mas isso fica para outro dia.


Meus resultados pessoais - logo depois de começar a transformar, avaliei os riscos e o EPI. Decidi comprar um 3M Airstream com base em uma conversa com Bill Grumbine (ele estava usando um enquanto fazia demonstrações na área do fornecedor em um simpósio). Na minha opinião, o Airstream oferece proteção adequada para a cabeça, rosto e pulmões para as curvas que eu estava fazendo. Também custou mais do que meu primeiro torno. Embora fosse doloroso ter que gastar tanto dinheiro, tornei isso uma prioridade e não me arrependo nem por um momento.

    Outros podem fazer escolhas diferentes. O importante é que suas escolhas sejam baseadas em uma avaliação sólida e razoável do que você está fazendo, os perigos associados a isso e as limitações do EPI para mitigar o risco. Aprenda uma boa técnica, mas saiba que a técnica por si só não pode protegê-lo do inesperado. O EPI é essencial. Não existe uma única resposta certa, mas se todos nós adotarmos uma cultura de segurança, dermos bons exemplos e fizermos avaliações criteriosas de nossos processos, podemos fazer a diferença.

. . . Steve Criscenzo

Original em inglês:  http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=turning&file=articles_941.shtml




Henry Ford foi um empreendedor e engenheiro mecânico estadunidense, fundador da Ford Motor Company, autor dos livros Minha filosofia de indústria e Minha vida e minha obra, e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo. Wikipédia
Nascimento: 30 de julho de 1863, Springwells Township, Michigan
Falecimento: 7 de abril de 1947, Fair Lane, Home of Clara and Henry Ford, Dearborn, Michigan, EUA
Cônjuge: Clara Jane Bryant (de 1888 a 1947)
Formação: Detroit Business Institute-Downriver
Filhos: Edsel Bryant Ford
Netos: Henry Ford II, William Clay Ford, Sr., Josephine Clay Ford, Benson Ford
Saiba mais em:  https://www.ebiografia.com/henry_ford/


Nenhum comentário:

Postar um comentário