sábado, 11 de dezembro de 2021

Artigo Wandel: raios , marcação

 

Raios de canto de marcação

Ao marcar um canto para cortá-lo, você pode usar uma bússola para marcar o arco ou pode usar qualquer objeto redondo que tenha em mãos.

A vantagem de usar qualquer objeto redondo antigo é que você não precisa ficar remexendo para descobrir onde deve estar o centro do arco. Uma vantagem mais significativa, porém, é que você pode visualizar como o arco ficará antes mesmo de marcá-lo no pedaço de madeira. Quando eu faço esse tipo de coisa com uma bússola, geralmente acabo marcando um arco de tamanho único, olho para ele e decido aumentar ou diminuir. Se eu traçar a borda de um objeto redondo, posso ver como vai ficar antes mesmo de marcá-lo.

Muitos objetos podem ser usados ​​para esse tipo de coisa - a base de qualquer lata, recipientes de plástico, canecas, CDs ou, neste caso, um prato de disco rígido antigo.


Marcando arcos de raio grande

O problema de marcar uma linha com apenas uma ligeira curva é que, se você quiser desenhá-la com uma engenhoca semelhante a uma bússola, o centro do arco circular termina tão longe que se torna estranho, se não impossível, de fazer. Mesmo se você tiver espaço suficiente, uma bússola de feixe de muitos metros de comprimento é desajeitada, e um lápis em um barbante é impreciso porque o barbante se estica com muita facilidade.

Para arcos levemente curvos, é mais fácil apenas forçar uma tira fina de madeira em um arco. Nesta foto, tenho uma tira fina dobrada em um arco quase circular. Um pequeno espaçador e uma braçadeira C em cada extremidade aplicam o momento de flexão às extremidades da tira. Com o momento fletor aplicado nas extremidades, o momento fletor é o mesmo ao longo do comprimento da tira, resultando em uma taxa de curvatura uniforme ao longo do comprimento. O arco resultante é muito próximo de circular.

Seria mais fácil apenas colocar um espaçador grande no meio em vez de dois pequenos perto da braçadeira, mas se você fizer isso, as extremidades do arco terminarão com menos curvatura do que o meio, então o arco é muito menos aproximação de um círculo.

Uma vantagem dessa técnica é que você pode simplesmente segurar a forma do arco em sua peça de trabalho e certificar-se de que ela se alinhe com tudo, e só então traçá-la com um lápis.


Outro método que
Phillip Grow me envia este método:


Crave um prego em cada extremidade do arco desejado. Em seguida, prenda duas tiras retas de madeira uma à outra em ângulo. Trace seu arco com um lápis posicionado na intersecção das tiras, deslizando as tiras e o lápis ao longo de ambas as unhas. Para definir o ângulo das duas peças de madeira, segure o lápis no ponto médio do arco desejado e prenda as tiras de madeira uma na outra de modo que ambas toquem o lápis e os pregos.

Uma propriedade interessante desse método é que o ângulo coberto pelo arco é exatamente igual a duas vezes a mudança no ângulo entre as duas tiras de madeira. Para fazer um arco que cobre 90 graus, por exemplo, o ângulo entre as faixas deve ser de 135 graus (180 - 90/2).

original em inglês:  https://woodgears.ca/shop-tricks/mark_arc.html




Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro. É autor de vários livros, entre os quais Por que Fazemos o que Fazemos?, em que analisa a vida profissional na contemporaneidade. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo no governo de Luiza Erundina. Wikipédia

Nascimento: 5 de março de 1954 (idade 67 anos), Londrina, Paraná

Alma mater: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ocupação: filósofo; escritor; professor de teologia

Formação: PUC-SP - Campus Monte Alegre (Perdizes), 

Pais: Antonio Cortella, Emília Gonçalves Cortella

Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mario_Sergio_Cortella

Nenhum comentário:

Postar um comentário