terça-feira, 1 de março de 2022

Quadro de dicas: Utilidade do Featheboard

 

Um featherboard é ótimo para controlar a alimentação na serra de mesa, na serra de fita ou na mesa da tupia, evitando recuos e mantendo uma peça de trabalho pressionada firmemente contra uma cerca, tanto para segurança quanto para precisão do corte. Mas há momentos em que um featherboard é melhor levantado da mesa, por exemplo quando rabbeting na mesa viu, um featherbord montado na mesa vai pressionar contra o corte livre, fazendo com que a peça ejete violentamente; levantar o featherbord evita isso. Um featherbord elevado também mantem os painéis altos e outras peças de trabalho perfeitamente verticais, o que ajuda na remoção de uma cerca alta, entre outras operações. Esse simples riser jig trabalha com seus slots de mesa da maquina. Faça a base do gabarito a partir de 3/4" - madeira compensada grossa, cervca de 3" e alguns centimetros a mais do que a largura do seu featherboard. Cole uma barra de montagem de madeira, cuja largura eleva sua prancha até a altura desejada. Instale o hardware de travamento do featherbord na base do gabarito e, em seguida, monte o featherboard na base de montagem com os parafuso do gancho e dos botões de gabaritos femininos.


DICAS DE MARCENARIA 

Um Guia do Usuário para Featherboards

Mãos extras tornam os cortes de máquina mais seguros, limpos e precisos

Sinopse: Como os pushsticks , os featherboards são uma ferramenta inestimável para manter as mãos e os dedos seguros ao usar a serra de mesa, roteador, plainas e outras máquinas de trabalhar madeira. Neste artigo, explicamos como fazer um featherboard e detalha configurações simples para usá-lo para rasgar madeira  estreitas, segurar a madeira contra uma cerca, segurar a madeira  contra uma mesa e apoiar pequenas peças ou  ou finas com segurança. 

Manter meus dedos presos às minhas mãos e em boas condições de funcionamento é uma alta prioridade na minha marcenaria. Featherboards me ajudam a fazer isso. Uma prancha de penas é simplesmente uma prancha com uma série de fendas cortadas em uma extremidade angulada, formando uma fileira de dedos flexíveis que se movem como as farpas de uma pena. Os dedos fornecem pressão constante para manter a peça de madeira  firmemente contra tampos de mesa e cercas, e o ângulo permite que a madeira passe em uma direção, mas resiste ao movimento na direção oposta. Eles fazem isso especialmente bem na mesa de serra e roteador.

Mas os featherboards também aumentam a qualidade dos cortes de roteador, serra de mesa e até mesmo shaper. Eles mantêm a pressão exatamente onde é necessário para manter a peça em movimento em uma linha reta e inabalável. Eles são especialmente úteis para controlar a peça de madeira fina com segurança, um problema particular ao alimentar o estoque manualmente.

Aqui o PDF com o artigo completo em  inglês que pode ser traduzido selecionado, copiando e colando o texto em um tradutor:

https://www.finewoodworking.com/membership/pdf/23670/011187070.pdf




Paulo Roberto Gaefke é natural da cidade de Diadema, SP, onde nasceu em 01 de Janeiro de 1961, blogueiro e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário